Parece que fui mal interpretado...
Mixplico:
Um carro tem de vencer 2 forças para se deslocar, resistência aerodinâmica e atrito de rolamento.
A importância destes valores sobre o total das forças depende da velocidade:
A diminuição de 12% de atrito de rolamento quase corresponde a um aumento de autonomia em igual % a baixa velocidade.
Ex: a 40 km/h, o atrito de rolamento corresponde a ~72% das perdas. Melhorar isto em 12% dá cerca de 8.5% de aumento de autonomia (72% de 12%)
Efectivamente, já tinha reparado que andava a fazer médias de ~12 em cidade em vez dos meus típicos 13 mas não liguei, dada a constante variabilidade do tráfego.
A 120 km/h, o atrito de rolamento corresponde a ~22% das perdas. Melhorar isto em 12% dá cerca de 2.6% de aumento de autonomia (22% de 12%). Isto somado com o ganho de ~1.78 % na aero (88% de 1.78% = 1.57%) dá os 4% adicionais que ganhei sobre os testes anteriores.
Tampões = 6% a 120 km/h
Rebaixar + kit camber = 4% a 120 km/h
Total: 10% a 120 km/h, em relação ao original
Performance, tal como escrevi acima, diminuiu a subviragem. Por outras palavras, aumentou a aderência do eixo dianteiro.
Segurança é uma espada de 2 gumes. Por um lado, aumentar a aderência é sempre bom, aumenta a segurança.
Por outro lado, o meu Leaf já quase não foge de frente, foge às 4 ou de traseira. Por ser muitíssimo mais fácil segurar um carro a fugir de frente do que qualquer uma das 2 situações anteriores, os construtores auto optam por afinar a suspensão para este efeito, tirando aderência ao eixo da frente e/ou aumentando aderência no eixo traseiro.
Exemplo extremo disto é o Smart ForTwo, com pneus finos e camber neutro à frente, e pneus largos e camber negativo atrás.