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Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 12 out 2016, 18:59
por mjr
Se bem percebi os 12% são com os tampões nas jantes, certo?

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 12 out 2016, 19:55
por danielbranco
Pode ser que a tesla venda aquelas jantes do model 3, bem lindas.

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 13 out 2016, 00:38
por RNM
Parece que fui mal interpretado...

Mixplico:
Um carro tem de vencer 2 forças para se deslocar, resistência aerodinâmica e atrito de rolamento.

A importância destes valores sobre o total das forças depende da velocidade:
Imagem

A diminuição de 12% de atrito de rolamento quase corresponde a um aumento de autonomia em igual % a baixa velocidade.
Ex: a 40 km/h, o atrito de rolamento corresponde a ~72% das perdas. Melhorar isto em 12% dá cerca de 8.5% de aumento de autonomia (72% de 12%)
Efectivamente, já tinha reparado que andava a fazer médias de ~12 em cidade em vez dos meus típicos 13 mas não liguei, dada a constante variabilidade do tráfego.

A 120 km/h, o atrito de rolamento corresponde a ~22% das perdas. Melhorar isto em 12% dá cerca de 2.6% de aumento de autonomia (22% de 12%). Isto somado com o ganho de ~1.78 % na aero (88% de 1.78% = 1.57%) dá os 4% adicionais que ganhei sobre os testes anteriores.


Tampões = 6% a 120 km/h
Rebaixar + kit camber = 4% a 120 km/h
Total: 10% a 120 km/h, em relação ao original


Performance, tal como escrevi acima, diminuiu a subviragem. Por outras palavras, aumentou a aderência do eixo dianteiro.

Segurança é uma espada de 2 gumes. Por um lado, aumentar a aderência é sempre bom, aumenta a segurança.
Por outro lado, o meu Leaf já quase não foge de frente, foge às 4 ou de traseira. Por ser muitíssimo mais fácil segurar um carro a fugir de frente do que qualquer uma das 2 situações anteriores, os construtores auto optam por afinar a suspensão para este efeito, tirando aderência ao eixo da frente e/ou aumentando aderência no eixo traseiro.
Exemplo extremo disto é o Smart ForTwo, com pneus finos e camber neutro à frente, e pneus largos e camber negativo atrás.

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 15 out 2016, 13:52
por danielbranco
Muito bom :)

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 15 out 2016, 14:35
por mjr
Em AE a maior contribuição são então os tampões. Ao rebaixar notas problemas extra em lombas ou rampas de garagem?

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 16 out 2016, 01:53
por RNM
Os tampões são a modificação com maior impacto em AE, correcto, porque são a modificação com maior impacto na aerodinâmica do carro.

Lombas e rampas de garagem não podem ser "atacadas" com muita velocidade, tem de ser com um pouco mais de calma. A fingir que gostamos de estimar o carro! :D
Mas como foram só 30 mm, também não é preciso andar tão devagar nessas zonas como os "tunings"

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 16 out 2016, 19:19
por Alx99
Não existem pneus de baixo atrito?

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 17 out 2016, 00:23
por sparrow
Não percebi como alteraste o camber... Isso não é só ajustar no alinhamento? Quanto tem de origem e quanto tem agora?

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 17 out 2016, 11:57
por RNM
Alx99 Escreveu:Não existem pneus de baixo atrito?
Neste momento, tenho os Michelin Energy Saver montados (de origem, 2014), com ~27200 km. São C/A, Rolamento e aderência.

Quando precisar de trocar de pneus, deverei ir para os Michelin Energy Saver+, 205/55 R16 94H XL S1, Referência: 3528701036953.
São A/A, e os Energy Saver costumam durar MUITOS km.
sparrow Escreveu:Não percebi como alteraste o camber... Isso não é só ajustar no alinhamento? Quanto tem de origem e quanto tem agora?
Assim:
Imagem
[img]https://www.fusion1.cz/images/catalog-f ... t-16mm.jpg[/img]

Camber frente
Origem: -0.25º
Agora: -1.5º

Para um ajuste tão pequeno, não precisava dos parafusos, tem folga suficiente naquela zona do amortecedor

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 17 out 2016, 12:28
por sparrow
isso não diminui a resistência de rolamento à conta da diminuição da superfície de contacto do pneu?

não vai levar os pneus a gastarem mais por dentro e aumentar a distância de travagem?