Aquecimento LI-On no LEAF ?!?!?

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
Responder
Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Aquecimento LI-On no LEAF ?!?!?

Mensagem por Essiemme » 16 nov 2015, 16:59

No manual de manutenção do LEAF 2011, que "escapou" prá NET, na página EVB-14, está isto:
Imagem

Ca'raio é isto ?

sm
:shock:
Última edição por Essiemme em 06 mar 2017, 14:33, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Aquecimento LI-On no LEAF ?!?!?

Mensagem por VETL » 16 nov 2015, 17:09

O pack dos países frios, tem um sistema de aquecimento do pack para as células não congelarem.
Acho que o do RJSC tem isso...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Aquecimento LI-On no LEAF ?!?!?

Mensagem por rnlcarlov » 17 nov 2015, 10:57

Se fosse através da circulação de ar, acho que isso já era suficiente para alguns "peritos" aproveitarem o sistema. Mesmo sem A/C, ar à Temp. ambiente a passar nas baterias ajuda sempre a refrescar quando não estão 40ºC tórridos no exterior :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Aquecimento LI-On no LEAF ?!?!?

Mensagem por RJSC » 17 nov 2015, 12:16

Os MK1 com "Winter Pack" tem isso, como o meu.
Tem aquecimento de bancos, de volante e de bateria.
O aquecimento de bateria liga aos 25°C negativos para não deixar o electrólito das células congelar.

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Aquecimento LI-On no LEAF ?!?!?

Mensagem por ICEM4N » 17 nov 2015, 13:34

Faz lembrar o anti congelante para os radiadores em Portugal.
Devemos ter milhares de carros em portugal em que a agua congele! Enfim
Deviamos ter era agua de radiador anti aquecimento!!!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Aquecimento LI-On no LEAF ?!?!?

Mensagem por alexmol » 17 nov 2015, 20:41

RJSC Escreveu: O aquecimento de bateria liga aos 25°C negativos para não deixar o electrólito das células congelar.
O problema não é bem o electrólito congelar, o que só acontece lá para os -40C, é o aumento da resistência interna da bateria que limita a corrente máxima que esta pode fornecer/receber.

De qualquer forma pensei que não as deixaria arrefecer tanto. Tens a certeza que só liga aos -25C ?

A informaçao no link seguinte fala noutros valores:
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?t=11326#
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Aquecimento LI-On no LEAF ?!?!?

Mensagem por RJSC » 17 nov 2015, 23:29

Fiquei com a ideia aproximada...
Os -4ºF que falam aí são -20ºC, perto dos -25ºC que falei de cabeça.

Responder

Voltar para “Engenharia”