Glide automático, um hack por dia

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
Responder
cgecastro
Proprietário Leaf
Mensagens: 191
Registado: 12 dez 2015, 14:39
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
Localização: Horta

Glide automático, um hack por dia

Mensagem por cgecastro » 17 mar 2016, 14:59

Objectivo:
Enganar a centralina do leaf para permitir glide sem ter o pé no acelerador e outras doideiras
Porquê? Porque sim!

O acelerador do leaf, é apenas um par de potenciómetros para dar a posição do pedal à centralina nos ICE isto seria chamado de fly by wire
Pensei se não seria possível colocar um par de resistências/potenciómetros para que se simulasse a posição do acelerador quando não existe fluxo de energia, o glide.
Isto aliado um interruptor que ligasse e desligasse as resistências para reverter ao funcionamento normal. A adição de um potenciómetro extra permitiria regular a quantidade de regeneração.

Inicialmente pensei em algo mais complicado... Fazer um cruise control parameterizável, em que se poderia fazer coisas engraçadas como:
Limitar a potencia de aceleração
Fazer glide quando atinge a velocidade, só começar a regenerar quando se atingisse um delta de velocidade acima do setpoint
Usar sensores para adaptar a velocidade ao transito.

Mas vamos começar pelo mais simples.
Nada disto está feito, está só na fase de conceito e ando a pensar nas possíveis implicações em termos de segurança

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Glide automático, um hack por dia

Mensagem por labutess » 17 mar 2016, 19:26

No travão tb controlas a regeneração ,tens 2 válvulas no pedal,talvez seja mais fácil aplicar o potenciómetro.
Ou ainda outra ideia
Na "alavanca de mudanças "se conseguires meter um modo eco ++ tb seria fixe

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Glide automático, um hack por dia

Mensagem por VETL » 17 mar 2016, 19:32

Acho que seria mais fácil arranjar um "modo B" via canbus com o LeafSpy para os mk1.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

cgecastro
Proprietário Leaf
Mensagens: 191
Registado: 12 dez 2015, 14:39
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
Localização: Horta

Re: Glide automático, um hack por dia

Mensagem por cgecastro » 17 mar 2016, 19:38

Para breve glide, o resto logo se vê mas tinha de aprender CAN e não está nos planos de momento.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Glide automático, um hack por dia

Mensagem por Filipe » 17 mar 2016, 20:33

cgecastro Escreveu:Para breve glide, o resto logo se vê mas tinha de aprender CAN e não está nos planos de momento.
Estou gostando do atrevimento. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Glide automático, um hack por dia

Mensagem por alexmol » 22 mar 2016, 23:46

A primeira dificuldade vai surgir com os potenciometros, que têm de estar absolutamente sincronizados, pois a centralina vai ler duas tensões que têm de respeitar curvas pré determinadas.

A ideia de usar um interruptor que coloque resistências em série/ paralelo para simular um ponto de aceleração quando se larga o pedal agrada-me, no Fluence toda a regeneração é controlada pelo acelerador pelo que fazer glide sem consumo é difícil.

A segunda dificuldade vai ser a velocidades muito baixas, onde o creep artificial é activado.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

ecoman
Mensagens: 1
Registado: 04 nov 2016, 13:52
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Glide automático, um hack por dia

Mensagem por ecoman » 05 nov 2016, 00:04

Alguma evolução nestes temas?

Responder

Voltar para “Engenharia”