Aerodinâmica do LEAF

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por sparrow » 25 jul 2016, 14:12

e na grelha frontal não há nada que se possa fazer para melhorar a aerodinâmica?

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por RNM » 26 jul 2016, 16:48

sparrow Escreveu:e na grelha frontal não há nada que se possa fazer para melhorar a aerodinâmica?
Tapar a grelha frontal, parcial ou completamente, é uma opção para melhorar a aero de praticamente qq carro.
No caso do Leaf, há quem já tenha testado e diz que funciona:
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... 81#p412748

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por sparrow » 26 jul 2016, 16:50

e estás a pensar em também fazer essa mod?

a conversa da aerodinâmica pôs-me a pensar... conduzir na autoestrada colado na traseira de um camião/autocarro... boa ou má ideia?

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por jfr2006 » 26 jul 2016, 17:05

sparrow Escreveu:
a conversa da aerodinâmica pôs-me a pensar... conduzir na autoestrada colado na traseira de um camião/autocarro... boa ou má ideia?
Boa em termos de aerodinâmica... Má em termos de segurança..qualquer obstáculo mais alto que passa bem por debaixo do camião e não passa por debaixo do carro constitui um risco de segurança e meio caminho andado para danos com custo elevado. Além disso, há o risco de apanhar com alguma pedra projectada pelo camião no vidro.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por pemifer » 26 jul 2016, 17:29

sparrow Escreveu:e estás a pensar em também fazer essa mod?

a conversa da aerodinâmica pôs-me a pensar... conduzir na autoestrada colado na traseira de um camião/autocarro... boa ou má ideia?
Já houve quem o fizesse aqui no forum.
Se não me engano foi numa viagem Lisboa Fátima mas não me lembro o suficiente para te dizer onde está.
Estou certo que a pessoa se acusará. ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por mjr » 26 jul 2016, 17:41

Na Wikipedia tem este artigo sobre isso:

https://en.wikipedia.org/wiki/Drafting_(aerodynamics)

Cito o seguinte parágrafo:
On the show MythBusters, drafting behind an 18-wheeler truck was tested and results showed that traveling 100 feet (30 m) behind the truck increased overall mpg efficiency by 11%.[10] Traveling 10 feet (3.0 m) behind the truck produced a 39% gain in efficiency.
30m é uma distância considerável, superior à distância de paragem típica a 90km/h (e considerando que o camião nunca parará instantaneamente), e alegadamente permite um ganho de 11% em eficiência. Parece-me demasiado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por RNM » 27 jul 2016, 13:32

sparrow Escreveu:e estás a pensar em também fazer essa mod?
Para já não.
Neste momento estou concentrado nas zonas das rodas.
a conversa da aerodinâmica pôs-me a pensar... conduzir na autoestrada colado na traseira de um camião/autocarro... boa ou má ideia?
Fiz Pombal Aveiras com essa técnica. Achei curioso ninguém ter comentado a média de consumo tão baixa àquela velocidade média.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... dia#p72178

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por RNM » 12 out 2016, 11:08

Finalmente algumas novidades (!!!)

O meu Leaf já tem uma autonomia maior 10% a 120 km/h, em relação à original.
Vem a calhar, visto que já só tenho 254 Gids, 90% das 281 Gids de uma bateria nova.

Modificações até à data:
- Tampões
- Pressão nos pneus extra 0.2 bar
- Suspensão mais curta 35 mm (vulgo "rebaixado")
- Kit de correcção de camber nas rodas da frente

Sumário, desde o primeiro post:
- Rebaixar o carro parece ter melhorado 1.2% o Cd
. - Valor não relevante dada a difícil repetibilidade de testes no mundo real
. - Área frontal do carro diminui 0.56%, visto que as rodas estão mais para dentro das cavas, 30 mm.
. - Total medido: 1.78% de diminuição do arrasto aero (Cd x A)

- Diminuição do atrito de rolamento via kit de correcção de camber (agradável surpresa!)
. - Comprei este kit com 2 intuitos, diminuir o desgaste dos pneus na parte exterior e diminuir a subviragem (vulgo "understeer")
. - Efectivamente, cumpriu os objectivos.
. - Diminuir o atrito de rolamento em 12% (!!!) foi um resultado inesperado.


Assim, aqui ficam os seguintes gráficos de consumos para vossa apreciação.

Quem tiver experiência prática de conduzir em plano a velocidade constante e tiver valores diferentes destes, partilhe sff.

[img]https://s20.postimg.cc/53em8rjm5/k_Wh_v ... 90-160.jpg[/img]

[img]https://s20.postimg.cc/vczork5jh/k_Wh_vs_speed.jpg[/img]
Última edição por RNM em 11 set 2017, 16:39, editado 2 vezes no total.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por Fil » 12 out 2016, 17:22

Essa redução de 12% é de facto muito inesperada. Só se as rodas tivessem fora do carro e passassem a estar por dentro, é que fazia sentido. A não ser que isso tenha reduzido em demasia o contacto com o solo, e subsequente segurança. Notaste alguma coisa em performance? Agora tens chuva para experimentar.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por Orlando » 12 out 2016, 18:33

12%%%%%%
Eh lá!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Engenharia”