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Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 08 jun 2017, 16:22
por sparrow
Então RNM? isto anda parado?

eu ainda não me pus a fazer alterações ao meu... há vontade mas não há jeito nem €€€s!

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 26 ago 2017, 17:44
por RNM
Tesla claimed that the aerowheels could increase the highway range by as much as 5%:

“Aerodynamic 19” wheels are designed to reduce wind resistance. Disc-like in shape, they channel air along the sides of the vehicle and can add up to 5% range during highway driving.”

https://electrek.co/2017/08/22/tesla-mo ... gineering/

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 30 out 2017, 15:36
por jfr2006
No seguimento desta mod do RNM, encontrei este vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=O8lrjyxHQ8w&t=76s

Será assim tanto? O que poderá estar mal no teste (além do facto que deviam ter começado os 2 testes sempre dos 100%) ?

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 31 out 2017, 09:55
por Orlando
Mais de 20%.....ena, ena!

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 31 out 2017, 10:09
por pancello
jfr2006 Escreveu:No seguimento desta mod do RNM, encontrei este vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=O8lrjyxHQ8w&t=76s

Será assim tanto? O que poderá estar mal no teste (além do facto que deviam ter começado os 2 testes sempre dos 100%) ?
Esse vídeo tem erros metodológicos inadmissíveis... Então eu se for a subir a serra da estrela de tutu enquanto danço samba e como húngaros, e depois a descer já vier pacatamente, posso concluir que dançar samba de tutu e comer húngaros enquanto se conduz significa um decréscimo da autonomia?

Mesmo fazendo o mesmo trajecto (e não uma ida-e-volta), mesmo saindo a 100%, os resultados seriam meramente indicativos...

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 31 out 2017, 10:15
por jfr2006
pancello Escreveu:
Mesmo fazendo o mesmo trajecto (e não uma ida-e-volta), mesmo saindo a 100%, os resultados seriam meramente indicativos...
O trajecto foi o mesmo, pelo que eu percebi do vídeo: foi ida e volta sem tampões e ida e volta com tampões ;)

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 31 out 2017, 12:56
por BECOOL
jfr2006 Escreveu:
pancello Escreveu:
Mesmo fazendo o mesmo trajecto (e não uma ida-e-volta), mesmo saindo a 100%, os resultados seriam meramente indicativos...
O trajecto foi o mesmo, pelo que eu percebi do vídeo: foi ida e volta sem tampões e ida e volta com tampões ;)
Exacto, isso mesmo.

Resumo

26 milhas (13 milhas de ida e 13 milhas de volta) com tampões aerodinâmicos usaram 35 % da bateria.

26 milhas (13 milhas de ida e 13 milhas de volta) sem tampões aerodinâmicos usaram 44 % da bateria.

As 26 milhas (42 km) foram feitas em auto-estrada a uma velocidade média de 65 milhas por hora (105 km/h).

Eles estimam que o Leaf de 24 kWh naquelas condições faria 57 milhas (92 km) sem tampões aerodinâmicos e 74 milhas (119 km) com tampões aerodinâmicos. Uma diferença de 17 milhas (25 km).


Claro que para ter uma margem de erro menor a experiência deveria ter sido feita mais vezes para calcular uma média dos resultados, para além de começar os testes sempre a 100 %.

Acho que dificilmente a melhoria de eficiência real será de 21 %, mas mesmo que só seja metade disso, os tampões aerodinâmicos valem a pena. Mais eficiência, mais autonomia, menos ciclos de carga/descarga necessários, logo menor degradação da bateria.

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 31 out 2017, 13:02
por Erbium
A minha única dúvida é se não será perigoso a nível de travões, fica completamente tapado a passagem de ar que arrefece os mesmos!

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 31 out 2017, 13:08
por pancello
jfr2006 Escreveu:
pancello Escreveu:
Mesmo fazendo o mesmo trajecto (e não uma ida-e-volta), mesmo saindo a 100%, os resultados seriam meramente indicativos...
O trajecto foi o mesmo, pelo que eu percebi do vídeo: foi ida e volta sem tampões e ida e volta com tampões ;)
Ok, não tinha percebido essa parte. Em todo o caso como alguém já disse, uma amostra vale pouco. Talvez seja indicativo, contudo

Re: Aerodinâmica do LEAF

Enviado: 31 out 2017, 14:12
por LuisG
Já tinha visto algures, que o Visia com tapões tinha melhor alcance do que o Acenta com JLL que por sua vez também consegue melhor do que o Tekna com JLL 17`
O autor refere que no dia a dia notou uma melhoria na capacidade restante. Pode ser apenas mera percepção. É facto que é mais aerodinamico, não sei se será 20% mas perfeitamente plausivel que atinga melhor autonomia.

A grande questão, que já aqui se colocou é qual o impacto pela ausência de arrefecimento nos travões?

Será relevante nestes modelos com regeneração?