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Re: Opiniões sobre o creep

Enviado: 08 fev 2019, 10:58
por Apr
mjr Escreveu:
08 fev 2019, 08:07
E avisa para colocar em P?
Sim, avisa e apita.Mas também apita quando paramos em P e abrimos a porta antes de o desligar. O apito só desliga se fechar a porta. Com o tempo acabei por ignorar esses apitos todos.

Re: Opiniões sobre o creep

Enviado: 08 fev 2019, 17:24
por pemifer
Apr Escreveu:
07 fev 2019, 20:51
A primeira vez que tive que lidar com o creep foi no leaf e nao gostei nada. Não gosto de parar nos semaforos e ter que ficar sempre a carregar no travão. P ou N nem sempre dá jeito.
Não levem a mal, mas eu não consigo compreender isto, como faziam quando tinham carro de caixa manual?

Re: Opiniões sobre o creep

Enviado: 08 fev 2019, 17:32
por BrunoAlves
Desengatava. E se fosse plano o carro ficava quieto. Senão puxava o travão de mão.
Depois com start/stop o carro passou a desligar-se.

Re: Opiniões sobre o creep

Enviado: 08 fev 2019, 17:58
por Apr
exato! :-)

Na caixa manual também não ficas com o pé na embraiagem se o semáforo demorar 1 minuto a ficar verde.

Re: Opiniões sobre o creep

Enviado: 08 fev 2019, 18:00
por pemifer
Ok, parece que estamos a chegar a algum lado...
Então desengatar equivale a meter em N, certo?

Re: Opiniões sobre o creep

Enviado: 08 fev 2019, 18:17
por BrunoAlves
Não... No fumarolas tens de desengatar porque o motor não pode parar e arrancar ligado às rodas. Na minha opinião não tem nada a ver com segurança, é uma exigência do funcionamento do motor.
Por isso é que tens de desengatar.

O eléctrico não é assim. Podes parar, o motor manter o carro parado sem mais nada. Mais, activamente parado e não só se a coisa for plano. Se o sistema de travagem for inteligente, o carro decide quando é que mete os travões mecânicos (ex: se estiver a descair) e quando arrancares eles abrem e o carro arranca. Só com um pedal.

Re: Opiniões sobre o creep

Enviado: 08 fev 2019, 19:17
por pemifer
Sim, já começo a perceber.
Vocês querem que o elétrico funcione de maneira própria porque não é preciso por em N.
Mas com certeza compreendem que inicialmente o elétrico teria de parecer o mais possível com um fumarento, certo?
Até a Tesla tem uma opção para desligar o "creep" e o bloqueio das rodas numa paragem em subida só é acionado se, depois de parado, o pedal de travão for pressionado com mais força (tipo 2ª travagem).
Ou seja, vocês estão muito à frente...
Mas como já disseram, no novo Leaf já funciona mais ou menos assim com o e-pedal (condução só com um pedal).
Já começam a aparecer características que com os fumarentos não era possível.
Eu já estou a ficar velho, para mim é muito simples, engatado (D ou R) anda, desengatado (N ou P) não anda, como sempre foi.

Re: Opiniões sobre o creep

Enviado: 09 fev 2019, 12:31
por migle
BrunoAlves Escreveu:
08 fev 2019, 17:32
Desengatava. E se fosse plano o carro ficava quieto.
Ah, mas a mim ensinaram-me na lição de condução que isso não se pode fazer. O carro tem de estar travado.
Na realidade não faço ideia se é obrigatório...

Mas se vier alguém e bater vais parar ao meio do cruzamento...

Então, reforço, ausência de creep e poder libertar os pés nos semáforos são coisas diferentes. Por exemplo, o Hyundai tem a feature certa para os semáforos (auto-hold) e tem creep (a artificialidade de que um condutor de VE purista não gosta).

Re: Opiniões sobre o creep

Enviado: 15 fev 2019, 14:37
por civic
Muito sinceramente acho que o creep serve mesmo por questões de segurança, lembro-me de ler em tempos um Tesla que voou pela vitrina do stand precisamente por causa disso, estavam a mostrar as cenas todas do carro até que alguém entrou nele e carregou no acelerador e ele saiu disparado, tem toda a lógica o carro estando pronto a andar existir alguma coisa que o contrarie, não ficar apenas à espera da condição de carregar no acelerador, tal como num caixa manual se estiver pronto a andar temos que segurar a embraiagem, isto é a minha opinião, claro. ;)

Re: Opiniões sobre o creep

Enviado: 15 fev 2019, 15:54
por BrunoAlves
Sim e não. Aceito (não concordo mas OK) a justificação de o carro não andar se se carregar no acelerador.
Aliás, o Tesla tem opção de o desligar.
A comparação com o fumarolas não. No fumarolas tens de carregar na embraiagem ou desengatar porque não é possível manter o motor a trabalhar, ligado às rodas e com o carro imobilizado. Não tem nada a ver com segurança, é uma exigência do funcionamento do motor, da qual o eléctrico não padece ;)