
Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?
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Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?
Boas,
Gostava de saber se já alguém levou o carro à Nissan para fazer o teste "Cell Voltage Loss Inspection" (CVLI). Se sim, resultados prácticos?
Segundo o Manual de serviço de 2011, edição de Abril, diz:
Cell voltage loss judgment value = Average cell voltage - (maximum cell voltage - average cell voltage) x 1.5
EVB 2011, edição de Abril;
http://imgur.com/i7Y1vLY
De acordo com o manual, a Nissan tem que substituir o modulo que contem a célula defeituosa.
Gostava de saber se já alguém levou o carro à Nissan para fazer o teste "Cell Voltage Loss Inspection" (CVLI). Se sim, resultados prácticos?
Segundo o Manual de serviço de 2011, edição de Abril, diz:
Cell voltage loss judgment value = Average cell voltage - (maximum cell voltage - average cell voltage) x 1.5
EVB 2011, edição de Abril;
http://imgur.com/i7Y1vLY
De acordo com o manual, a Nissan tem que substituir o modulo que contem a célula defeituosa.
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?
O meu mk1 está na Nissan à um mês precisamente para isso.
Para já está a ser um filme, mas vamos aguardando pela decisão final.
Para já está a ser um filme, mas vamos aguardando pela decisão final.
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?
Há um mês???
É um teste que não demora nada a fazer! Será que eles estão a tentar balancear a célula fraca?
Eu tenho um desbalanceio/célula fraca que ultrapassa LARGAMENTE o critério acima, tanto que me impede de usar um pack quase novo, em cerca de 15%...
As baterias são como as correntes, são tão boas quanto o seu elo mais fraco.

É um teste que não demora nada a fazer! Será que eles estão a tentar balancear a célula fraca?
Eu tenho um desbalanceio/célula fraca que ultrapassa LARGAMENTE o critério acima, tanto que me impede de usar um pack quase novo, em cerca de 15%...
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?
O teste é simples e não demora nada, é ligar o cabo do aparelho de diagnóstico ao carro e correr o programa. Eu até tive o cuidado de lá chegar com as células abaixo dos 3,7V para facilitar o procedimento.
Contudo os diagnósticos aos VE têm sempre que ser feitos on-line centralmente, as análises dos dados e relatórios também são sempre centralmente e daí transmitidos ao concessionário que por sua vez os transmite ao cliente.
Quando o cliente não concorda e contesta faz pelo circuito inverso. E andamos nisto à um mês.
No concessionário são 5 estrelas, cederam-me uma viatura de cortesia e não podem fazer mais, estão pendentes das decisões centrais.
Agora já falo diretamente com a Nissan Europa e esta comigo mas mesmo assim ainda não há fumo branco.
Penso que estará para breve pois da última vez agarrei no documento técnico da Nissan que define o procedimento Cell Voltage Loss Inspection, sublinhei o que interessava, e enviei para lá para eles se pronunciarem sobre o mesmo.
Estou a aguardar essa resposta.
A bateria do meu carro tem 3 Bad Cells, que correspondem a 3 módulos a substituir
Contudo os diagnósticos aos VE têm sempre que ser feitos on-line centralmente, as análises dos dados e relatórios também são sempre centralmente e daí transmitidos ao concessionário que por sua vez os transmite ao cliente.
Quando o cliente não concorda e contesta faz pelo circuito inverso. E andamos nisto à um mês.
No concessionário são 5 estrelas, cederam-me uma viatura de cortesia e não podem fazer mais, estão pendentes das decisões centrais.
Agora já falo diretamente com a Nissan Europa e esta comigo mas mesmo assim ainda não há fumo branco.
Penso que estará para breve pois da última vez agarrei no documento técnico da Nissan que define o procedimento Cell Voltage Loss Inspection, sublinhei o que interessava, e enviei para lá para eles se pronunciarem sobre o mesmo.
Estou a aguardar essa resposta.
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- VETL
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?
Trata-se de um carro de que ano e com que pack?RNM Escreveu:...Eu tenho um desbalanceio/célula fraca que ultrapassa LARGAMENTE o critério acima, tanto que me impede de usar um pack quase novo, em cerca de 15%...
As baterias são como as correntes, são tão boas quanto o seu elo mais fraco.
Tem quantos km?
Não partilhas uns screenshot's?
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?
15% é brutal , basicamente quando uma célula estiver a chegar aos 3V as outras ainda estão pelos 3,7V. É assim?
A 100% como está o pack?
Era interessante um SC 100%, outro com a tensão média do pack a 3,7V e outro na tartaruga.
Eu já tive cerca de 10% de perda de capacidade e na altura não trocaram. Entretanto consegui equilibrar o pack, pois era apenas um problema do algoritmo de balanceamento do pack que não tem em conta não linearidades na curva SOC/tensão.
A 100% como está o pack?
Era interessante um SC 100%, outro com a tensão média do pack a 3,7V e outro na tartaruga.
Eu já tive cerca de 10% de perda de capacidade e na altura não trocaram. Entretanto consegui equilibrar o pack, pois era apenas um problema do algoritmo de balanceamento do pack que não tem em conta não linearidades na curva SOC/tensão.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?
FullElectric,
A "viatura de cortesia" é um electrico?
VETL,
2014, 24 kWh
Mjr,
A diferença não é 700 mV mas não falhaste por muito, é quase 600.

A "100%"

Perto do valor de referência dos 3,712 mV:

Teoria minha:
Não tenho uma célula degradada, tenho "apenas" um desbalanceamento grave

Esta teoria é muito "gira" mas o LBC não está a dar conta do recado e não tenho acesso à célula para a carregar o bocado que falta. Já vou em quase 2 meses de cargas a 100%, shunts a vermelho em 95 células quase constantemente e não acontece nada de jeito.
(Não tenho acesso sem violar a garantia, está tudo selado dentro do Pack... E melhor, eles cá não têm autorização para abrir os packs, terá de ir para o Japão para carregar 2~3 Ah
)
A "viatura de cortesia" é um electrico?
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Mjr,
A diferença não é 700 mV mas não falhaste por muito, é quase 600.

A "100%"

Perto do valor de referência dos 3,712 mV:

Teoria minha:
Não tenho uma célula degradada, tenho "apenas" um desbalanceamento grave

Esta teoria é muito "gira" mas o LBC não está a dar conta do recado e não tenho acesso à célula para a carregar o bocado que falta. Já vou em quase 2 meses de cargas a 100%, shunts a vermelho em 95 células quase constantemente e não acontece nada de jeito.
(Não tenho acesso sem violar a garantia, está tudo selado dentro do Pack... E melhor, eles cá não têm autorização para abrir os packs, terá de ir para o Japão para carregar 2~3 Ah

Última edição por RNM em 05 mai 2016, 16:57, editado 1 vez no total.
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?
Acho que deves ter razão na tua teoria.
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?
Em resumo:
Tenho um carro com menos de 2 anos e 10500 km, e só consigo usar 75% da bateria (10% de degradação + 15% de desbalanceamento)
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?
Pois, demora mesmo muito tempo a equilibrar. Não consegues por a carregar a 6A durante a noite toda durante vários dias?
Tendo em conta a indicação de 8,4% de SOC quando a bateria estava descarregada, a perda de capacidade não andará antes por aí (7-8%)?
Tendo em conta a indicação de 8,4% de SOC quando a bateria estava descarregada, a perda de capacidade não andará antes por aí (7-8%)?
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