Algumas dúvidas

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Nerusonu
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Algumas dúvidas

Mensagem por Nerusonu » 23 mar 2018, 01:35

Ora como disse na minha apresentação assim que me seja financeiramente possível tenciono abandonar os ICE e virar-me para os eléctricos, logo com isso em mente já ando a sondar algumas questões no que toca a carregamento caseiro, isto porque como os conterrâneos daqui poderão confirmar não há PCN/PCR nas imediações.

A minha garagem foi em tempos um armazém onde o avô da esposa tinha uma máquina de embalar(para caixas de frutas) e uma balança, uma delas(provavelmente a máquina de embalar) usava uma tomada trifásica(vermelha) com 4 furos/ligações e que na tapa diz:
16-6h/380-415
3P+ IP44


Ligeiramente ao lado tenho um quadro com dijuntores onde se pode ligar/desligar as tomadas, luz, etc e tem um grande branco(daqueles que dispara quando ha problemas com a electricidade lol) que tem o valor 30 numa janela... Isto faz algum sentido para vocês ou será melhor arranjar umas fotos?

Quando comprar um eléctrico terei alguma vantagem em ligar a essa tomada ou a uma normal?

FullElectric
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Re: Algumas dúvidas

Mensagem por FullElectric » 23 mar 2018, 02:04

Espetáculo. Assim à primeira vista tens aí 30A trifásico, 20,7kVA
Não podes é usar essa tomada, se é de 4 pinos não tem neutro e todos os VE necessitam neutro.

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Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Nerusonu » 23 mar 2018, 02:41

FullElectric Escreveu:Espetáculo. Assim à primeira vista tens aí 30A trifásico, 20,7kVA
Não podes é usar essa tomada, se é de 4 pinos não tem neutro e todos os VE necessitam neutro.
Então seria necessário trocar aquela ficha por outra com neutro e poderia lá carregar o carro?
Teria também de ter algum adaptador para tornar aquela ficha CE(ou melhor a de 5 pinos) por algo aceite pelo carro, certo?

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Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Nerusonu » 24 mar 2018, 18:22

A ver se umas imagens ajudam:

https://imgur.com/gallery/wGuFT

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Re: Algumas dúvidas

Mensagem por BrunoAlves » 24 mar 2018, 18:53

Sim e sim. Precisas de trocar aquela ficha por uma de 5 pinos, mas é preciso que lá chegue o neutro... senão terás de passar outro fio, o que pode ser complicado.
E sim, precisas depois de um adaptador para uma schuko fêmea.

Mas não há nenhuma tomada normal por aí? Que estranho...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Nerusonu » 24 mar 2018, 19:02

BrunoAlves Escreveu:Sim e sim. Precisas de trocar aquela ficha por uma de 5 pinos, mas é preciso que lá chegue o neutro... senão terás de passar outro fio, o que pode ser complicado.
E sim, precisas depois de um adaptador para uma schuko fêmea.

Mas não há nenhuma tomada normal por aí? Que estranho...
Há sim, há duas. Pensei foi que naquela fosse mais rápido por exemplo. Há uma logo ao lado da trifásica e outra a meio do armazém, atrás de onde actualmente tenho a carrinha estacionada. A trifásica e a outra normal(schuko para começar a habituar-me aos nomes não é?) estão logo à entrada do armazém.

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Re: Algumas dúvidas

Mensagem por BrunoAlves » 24 mar 2018, 20:45

Então usa a schuko ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Nerusonu » 25 mar 2018, 00:42

BrunoAlves Escreveu:Então usa a schuko ;)
Mas nessa só dá para carregar de forma muito lenta, certo?

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Re: Algumas dúvidas

Mensagem por BrunoAlves » 25 mar 2018, 07:33

Sim, a 10A. Mas na outra ias carregar à mesma velocidade, se usasses o evse que vem com o carro, só irias fazer um adaptador de cee para schuko e quem determina a velocidade de carregamento é o evse ;)

Só se fores comprar um evse ou wallbox é que poderás carregar mais depressa. Mas para começar, a schuko dá :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Algumas dúvidas

Mensagem por Nerusonu » 25 mar 2018, 11:38

BrunoAlves Escreveu:Sim, a 10A. Mas na outra ias carregar à mesma velocidade, se usasses o evse que vem com o carro, só irias fazer um adaptador de cee para schuko e quem determina a velocidade de carregamento é o evse ;)

Só se fores comprar um evse ou wallbox é que poderás carregar mais depressa. Mas para começar, a schuko dá :)
Pois, estava a esquecer-me disso... Então para ter um carregamento mais rápido só se usasse um desses evse a 16A(ou mais se houver). E nesse caso continuava a não adiantar a trifásica, ou seja comprando um evse mais "potente"(ou wallbox) teria alguma vantagem em usar a CEE?


Peço desculpa se estou a chatear, mas estou mesmo muito "verde" nisto.

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