Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2
Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2
Já pesquisei aqui no forum mas não encontrei nada de suficientemente esclarecedor, por isso pergunto aos veteranos nas matérias do Leaf.
Basicamente pretendo saber qual o intervalo de temperaturas ideal (no sentido de não existirem danos) para as células dos Leaf MK2.
Pretendo saber porque a minha Vectrix foi convertida para Litio com este tipo de células, e ontem (3/5) a temperatura máxima ultrapassou os 30º.
Apesar de ter deixado a mota à sombra o dia todo, e de manhã ter saído com ela da garagem com temperaturas na baterias entre os 18º e 19º, ao fim da tarde ao chegar à mota para ir para casa a temperatura das mesmas era já de 27º a 28º!
Quando cheguei a casa, 11km depois, já marcava 30º a 31º!
O que me vale é a garagem é fresca...
Não sei até que ponto as temperaturas de ontem podem ou não ser prejudiciais para estas células.
Basicamente pretendo saber qual o intervalo de temperaturas ideal (no sentido de não existirem danos) para as células dos Leaf MK2.
Pretendo saber porque a minha Vectrix foi convertida para Litio com este tipo de células, e ontem (3/5) a temperatura máxima ultrapassou os 30º.
Apesar de ter deixado a mota à sombra o dia todo, e de manhã ter saído com ela da garagem com temperaturas na baterias entre os 18º e 19º, ao fim da tarde ao chegar à mota para ir para casa a temperatura das mesmas era já de 27º a 28º!
Quando cheguei a casa, 11km depois, já marcava 30º a 31º!
O que me vale é a garagem é fresca...
Não sei até que ponto as temperaturas de ontem podem ou não ser prejudiciais para estas células.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2
Basicamente quanto mais alta a temperatura mais rápida é a degradação. Não há um número mágico, mas é aceite que acima dos 30C a velocidade de degradação começa a ser demasiada. Para temperaturas baixas o único problema é a carga, que pode depositar lítio puro nos elétrodos. A BMS do Leaf protege contra isso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2
Ou seja, evitar temperaturas acima dos 30C. Vai ser difícil com mais dias como os de ontem.mjr Escreveu:Basicamente quanto mais alta a temperatura mais rápida é a degradação. Não há um número mágico, mas é aceite que acima dos 30C a velocidade de degradação começa a ser demasiada. Para temperaturas baixas o único problema é a carga, que pode depositar lítio puro nos elétrodos. A BMS do Leaf protege contra isso.
Tem por ar. Basicamente tens umas ventoinhas que puxam ar do exterior para dentro da caixa da bateria. Mas só trabalham com a mota ligada na ignição (e desengatada neste caso) ou à tomada.MRider Escreveu:A vectrix não tem sistema de arrefecimento para a nimh. Não se pode adaptar?
Tiveram que ser removidas por questões de espaço, no entanto a entrada de ar mantém-se, mas só com a mota em andamento é que ocorre circulação de ar para a bateria.
Mas se o ar cá fora já está mais quente que a bateria...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6366
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2
Isto preocupa-me de facto. Há dias que mesmo à sombra até custa estar parado, nesses dias vamos "encostar" o carro? Provavelmente não e será como tiver de ser...Brunus Escreveu:Mas se o ar cá fora já está mais quente que a bateria...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2
Nesses dias devem:margarett Escreveu:Isto preocupa-me de facto. Há dias que mesmo à sombra até custa estar parado, nesses dias vamos "encostar" o carro? Provavelmente não e será como tiver de ser...Brunus Escreveu:Mas se o ar cá fora já está mais quente que a bateria...
- estacionar à sombra
- caso não haha sombra, num lugar que esteve à sombra pelo menos durante a manhã
- Não deixar o carro carregado a 100% com essas temperaturas, nem descarregar abaixo dos 20%
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2
Cheio de sorte, ontem cheguei a casa com as baterias a 41.5º C
- pnunes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 902
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2
É a vida. Quantos CI vemos encostados nas estradas por terem sobreaquecido por razões várias?? Muitos!!!.. Muitas juntas de colaca quimadas, muitos motores pifados...
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2
Brunus, vê a info do slide 18. Não é especifico sobre as baterias do MK2 mas é uma boa representação gráfica sobre o aumento de degração das baterias de litio com a temperatura.
http://www.allenergyhq.com.au/wp-conten ... ung-PP.pdf
http://www.allenergyhq.com.au/wp-conten ... ung-PP.pdf
Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2
Fixe! Obrigado.RNM Escreveu:Brunus, vê a info do slide 18. Não é especifico sobre as baterias do MK2 mas é uma boa representação gráfica sobre o aumento de degração das baterias de litio com a temperatura.
http://www.allenergyhq.com.au/wp-conten ... ung-PP.pdf