Perda de barras de capacidade

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OCasal
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Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por OCasal » 10 jul 2013, 14:20

O meu Leaf está a fazer 2 anos. Carrego sempre a 100% e gasto pelo menos uma bateria por dia, descarregando quase sempre até bateria fraca!

Carregamentos rápidos em média 2 vezes por mês...

victormcpinto
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Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por victormcpinto » 10 jul 2013, 14:28

OCasal Escreveu:O meu Leaf está a fazer 2 anos. Carrego sempre a 100% e gasto pelo menos uma bateria por dia, descarregando quase sempre até bateria fraca!

Carregamentos rápidos em média 2 vezes por mês...
Ocasal, todos caminhamos para essa situação.
Importante é EXIGIR da marca um serviço pós-venda equivalente ao serviço de venda. Pretendo com isto dizer que, a Caetano Power do Porto, em termos de serviço de vendas, estará ao nível dos melhores. Pessoas bem formadas, simpáticas, atenciosas, cordiais, competentes no relacionamento com o cliente. Tecnicamente, encontrarei neste fórum mais rapidez, competência e proximidade para as minhas dúvidas e ansiedades do que na própria marca. Mas é verdade que terá de ser no Concessionário que os nossos problema "físicos" terão de ser tratados. Até se pode perceber que não estarão interessados em alimentar este nosso entusiasmo na exploração de questões de autonomia mas, teremos de os fazer compreender que se trata de um ponto fundamental neste tipo de viaturas e o esclarecimento cabal, exige-se.
Viva o envelhecimento natural mas, saudável.
Diagnóstico, garantia, preços, prazos de execução terão de entrar, rapidamente, nas rotinas da marca. A falta de resposta célere a estas questões, não ajudará a aumentar as vendas, pelo contrário, e a culpa não está no Leaf.
Já beneficiei do serviço de garantia mas interrogo-me, muitas vezes, acerca da insuficiente capacidade de resposta para situações que possam surgir.
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Orlando
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Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por Orlando » 10 jul 2013, 15:36

OCasal Escreveu:O meu Leaf está a fazer 2 anos. Carrego sempre a 100% e gasto pelo menos uma bateria por dia, descarregando quase sempre até bateria fraca!

Carregamentos rápidos em média 2 vezes por mês...
Estás a usá-lo exatamente para aquilo que foi feito!
E qto a velocidades? Arranques rápidos?
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Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por ICEM4N » 11 jul 2013, 15:11

Ocasal, perdeste a barra mas notas tambem perda de autonomia ou podera ser um aspecto meramente de software?
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mjr
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Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por mjr » 11 jul 2013, 17:56

É preciso ter em atenção que a perda de capacidade é gradual. Não se passa de 100% para 85% de repente quando se perde a primeira barra de capacidade. Um dia estava a 85,1% e no seguinte a 84,9%, o que faz desaparecer a primeira barra. Isto torna mais difícil a perceção da perda de autonomia. Há no entanto um factor que torna a perda de autonomia mais notável: A energia disponível a partir do aviso de bateria fraca é de 4kW.h. Isto acontece quer a bateria tenha 100% de capacidade ou 50% de capacidade. Ora isto significa que a energia disponível desde os 100% de SOC até ao aviso de bateria fraca decresça muito mais rapidamente do que a quantidade de energia total. Um exemplo:

-Com o carro novo a energia disponível de 100% (22,5kW.h) até ao aviso de bateria fraca (4kW.h) é de 18,5kW.h
-Quando se perde a primeira barra de capacidade a energia em 100% é de 19kW.h. Ora a diferença para o aviso de bateria fraca é de 15kW.h.

Assim, para uma perda de 15% de capacidade total com o desaparecimento da primeira barra, a perda até ao aviso de bateria fraca é de 15/18,5 = 19%.

Conforme se vai perdendo mais capacidade este efeito vai aumentando.

Outro efeito é que o aviso de bateria fraca começa a aparecer em estados de carga cada vez maiores. Se com o carro novo o aviso de bateria fraca aparece quando de fica sem barras de carga, conforme a bateria se vai degradando esse aviso irá aparecer com 1 barra, 2 barras, 3 barras, etc. Quem achar que deve evitar ao máximo entrar na reserva perde muita autonomia, pois o carro consegue fazer facilmente 20 a 30km após o aviso de bateria fraca, seja qual for o estado de degradação da bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por Essiemme » 11 jul 2013, 22:41

Pois é, camaradas.

Parece uma operação concertada.

Contem com mais um...

sm
:(
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Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por Essiemme » 11 jul 2013, 22:42

...contudo, ainda no fim de semana passado, fomos todos ao alentejo.

Carro forradinho, com bagagem, fizemos quase 120 Kms, a subir MAS sem passar dos 70 / 80 Kms/h... chegamos lá com 15 Kms restantes
(ainda não analisei o desnível desde o Porto Alto até à zona de Sousel, mas sei que se sobe)

Seja como for, está na hora de começar a investigar a possibilidade de análise/substituição de módulos, se se justificar.

sm
:geek:
Última edição por Essiemme em 11 jul 2013, 22:46, editado 1 vez no total.
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Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por Orlando » 11 jul 2013, 22:46

Essiemme Escreveu:...contudo, ainda no fim de semana passado, fomos todos ao alentejo.

Carro forradinho, com bagagem, fizemos quase 120 Kms, a subir MAS sem passar dos 70 / 80 Kms/h...
(ainda não analisei o desnível desde o Porto Alto até à zona de Sousel, mas sei que se sobe)

Seja como for, está na hora de começar a investigar a possibilidade de análise/substituição de módulos, se se justificar.

sm
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E qts kms tem o teu?
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Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por Essiemme » 11 jul 2013, 22:46

Está com pouco mais do que 55.700 KMs.

sm
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Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por Essiemme » 11 jul 2013, 22:56

Convem realçar aqui que a malta curiosa que por aqui passa, antes de começar a desdenhar, deve saber que isto é um comportamento esperado.

Faz parte do ciclo de vida do veículo e será certamente ultrapassado, à medida, com substituição dos módulos.

Uma coisa é certa, não sei quanto custa uma bateria novinha em folha, mas já teremos poupado em combustível o suficiente para uma.
...só por isto, já compensa. Alem disto, continuamos a usar a viatura todos os dias sem interrupções, nunca ficamos a pé, e vamos certamente continuar a poupar.

sm
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