Perda de barras de capacidade
- mjr
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Re: Perda de barras de capacidade
Ao contrário das baterias dos portáteis e de telemóveis, a bateria do Leaf tem um grande excesso de capacidade de potência. Isto significa que mesmo com a capacidade severamente degradada (50% ou mais), o pack deverá conseguir fornecer a potência máxima do carro numa gama alargada de SOC (pelo menos até 15%, que é quando aparece o joelho).
No meu caso, o carro é útil até cerca de 50% de capacidade restante, embora deixe de poder realizar algumas viagens que agora faço. Continuo a carregar a 80% todos os dias e no fim do dia tenho normalmente 30%-35% de SOC, sem carregamentos pelo meio. Tenho notado também uma desaceleração na velocidade de degradação medida por mim (não a indicada pelo carro).
Sugiro que quem perdeu uma barra descarregue o carro até à tartaruga e depois faça uma carga até 100% para medir a energia absorvida pela bateria. Só assim dará para perceber se a degradação é real, ou o resultado deste Verão quente que confunde a BMS.
Aqui está o gráfico mais recente dos gids numa carga a 80% do meu Leaf:
A degradação reportada pela BMS começou em Maio do ano passado (invenção da BMS pois a degradação começa logo no dia 1 da bateria). Com o calor a BMS sobreestima a degradaçãp. e depois no Inverno talvez subestime um pouco. Vemos que a partir de Outubro do ano passado a capacidade parece recuperar (mais uma invenção da BMS) e a partir de Março começa novamente a descer. Durante a onda de calor a degradação reportada pela BMS foi brutal, mas naturalmente é tudo pura invenção. Agora que o tempo arrefeceu, os gids voltaram a estabilizar, e até é possível que subam um pouco.
Neste momento tenho 198 gids, e normalmente a primeira barra desaparece perto dos 190 gids numa carga a 80%. Se não desaparecer até Setembro, só em 2014.
No meu caso, o carro é útil até cerca de 50% de capacidade restante, embora deixe de poder realizar algumas viagens que agora faço. Continuo a carregar a 80% todos os dias e no fim do dia tenho normalmente 30%-35% de SOC, sem carregamentos pelo meio. Tenho notado também uma desaceleração na velocidade de degradação medida por mim (não a indicada pelo carro).
Sugiro que quem perdeu uma barra descarregue o carro até à tartaruga e depois faça uma carga até 100% para medir a energia absorvida pela bateria. Só assim dará para perceber se a degradação é real, ou o resultado deste Verão quente que confunde a BMS.
Aqui está o gráfico mais recente dos gids numa carga a 80% do meu Leaf:
A degradação reportada pela BMS começou em Maio do ano passado (invenção da BMS pois a degradação começa logo no dia 1 da bateria). Com o calor a BMS sobreestima a degradaçãp. e depois no Inverno talvez subestime um pouco. Vemos que a partir de Outubro do ano passado a capacidade parece recuperar (mais uma invenção da BMS) e a partir de Março começa novamente a descer. Durante a onda de calor a degradação reportada pela BMS foi brutal, mas naturalmente é tudo pura invenção. Agora que o tempo arrefeceu, os gids voltaram a estabilizar, e até é possível que subam um pouco.
Neste momento tenho 198 gids, e normalmente a primeira barra desaparece perto dos 190 gids numa carga a 80%. Se não desaparecer até Setembro, só em 2014.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Perda de barras de capacidade
Aqui está Essieme:Essiemme Escreveu:...contudo, ainda no fim de semana passado, fomos todos ao alentejo.
Carro forradinho, com bagagem, fizemos quase 120 Kms, a subir MAS sem passar dos 70 / 80 Kms/h... chegamos lá com 15 Kms restantes
(ainda não analisei o desnível desde o Porto Alto até à zona de Sousel, mas sei que se sobe)
Seja como for, está na hora de começar a investigar a possibilidade de análise/substituição de módulos, se se justificar.
sm
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Re: Perda de barras de capacidade
Realmente o calor pode ter baralhado algum algoritmo.....veremos com o outono!
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Re: Perda de barras de capacidade
Desculpem a ignorância: O que é o "joelho""?mjr Escreveu:...pelo menos até 15%, que é quando aparece o joelho).
E já agora: O que são "gids"?mjr Escreveu:...Neste momento tenho 198 gids...
Obrigado
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Re: Perda de barras de capacidade
Conheço mais um caso de um Leaf nao inscrito no forum que perdeu uma barra no passado dia 10. O carro tem cerca de 20 000kms
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Re: Perda de barras de capacidade
Assim ja me acredito no calor!!!! 20k e perder barras já nao acho normal ... acho que o sistema electrico julga que o calor partiu as baterias a meio
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Re: Perda de barras de capacidade
O joelho é o ponto a partir do qual a tensão desce muito mais rapidamente com o abaixamento do estado de carga. Até cerca de 15-20% de SOC a tensão baixa de 4,1V por célula até 3,75V por célula. Entre os 15-20% de SOC e os 0% de SOC varia entre os 3,75V por célula e os 2,5 V por célula.VETL Escreveu:Desculpem a ignorância: O que é o "joelho""?mjr Escreveu:...pelo menos até 15%, que é quando aparece o joelho).
E já agora: O que são "gids"?mjr Escreveu:...Neste momento tenho 198 gids...
Obrigado
Um gid equivale a 80W.h de energia guardada na bateria, conforme reportado pela BMS. 198 gids são então 15,87 kW.h. O nome é uma homenagem ao Gary Giddings do fórum MyNissanLeaf que descobriu esse dado no barramento CAN-EV do Leaf.
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Re: Perda de barras de capacidade
O problema com o calor é que o Leaf utiliza um sensor de corrente que é muito sensível ao calor, provavelmente reportando menos corrente com temperaturas elevadas e mais corrente com temperaturas baixas. Supostamente a atualização que estão a fazer ao Leaf nos EUA corrige esse problema, por software
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Re: Perda de barras de capacidade
Obrigado mjr
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Re: Perda de barras de capacidade
E esse Sw já vem atualizado no novo Leaf!mjr Escreveu:O problema com o calor é que o Leaf utiliza um sensor de corrente que é muito sensível ao calor, provavelmente reportando menos corrente com temperaturas elevadas e mais corrente com temperaturas baixas. Supostamente a atualização que estão a fazer ao Leaf nos EUA corrige esse problema, por software
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