Possível forma de arrefecer a bateria

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3475
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por RJSC » 07 abr 2014, 22:19

Penso que no manual do utilizador diz como abrir essa tampa. Se estiver no manual do utilizador é porque não há problema.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mjr » 07 abr 2014, 22:22

Além de que não há maneira de eles saberem que foi aberto. Não há qualquer tipo de lacre ou semelhante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 07 abr 2014, 22:24

Nice, Vou abrir e tentar arranjar algo para fazer a ligação entre o "tubo" e o "buraco".

Só não meto o carro todo dentro da câmara frigorífico porque não passa na porta por 5cm :lol:
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por prgc » 07 abr 2014, 22:25

hum.... se calhar isso tem solução...
é tirar os espelhos! :lol:
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando » 07 abr 2014, 23:43

Queremos é resultados!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Malm » 08 abr 2014, 07:34

rdias Escreveu:Mas de uma arca frigorifica o ar frio vai ter muita humidade ao contrario do ar condicionado. cuidado com isso.
O arrefecimento vai ser feito pelo lado de fora, pelo que não deve haver qualquer problema em utilizar ar húmido.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por VETL » 08 abr 2014, 10:19

Malm Escreveu:
rdias Escreveu:Mas de uma arca frigorifica o ar frio vai ter muita humidade ao contrario do ar condicionado. cuidado com isso.
O arrefecimento vai ser feito pelo lado de fora, pelo que não deve haver qualquer problema em utilizar ar húmido.
Bem, hoje estou definitivamente num dia melhor. Já consigo concordar com o Malm... :P :P
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Malm » 08 abr 2014, 11:33

VETL Escreveu:
Malm Escreveu:
rdias Escreveu:Mas de uma arca frigorifica o ar frio vai ter muita humidade ao contrario do ar condicionado. cuidado com isso.
O arrefecimento vai ser feito pelo lado de fora, pelo que não deve haver qualquer problema em utilizar ar húmido.
Bem, hoje estou definitivamente num dia melhor. Já consigo concordar com o Malm... :P :P
Tu não estás definitivamente num dia melhor, eu ontem é que estive mal. Tu estiveste sempre bem, eu é que achava que o carro do Orlando era de janeiro de 2013. 8% num ano e 3 meses não era motivo de festa, mas já percebi que tem um histórico anterior, e assim as coisas já me parecem normais, se bem que ultimamente nós temos visto carros de 2012 em melhor estado. Quanto à parte das células, num i-MiEV eu ficaria preocupado em ver essa diferença a SoC superior a 30%, mas já percebi que isso não se aplica ao Leaf. Mais valia ter faltado a eletricidade ontem, que eu cheguei ao fim do dia com a sensação de ter levado um "show de bola" da tua parte, que não fosse ter visto outro lá para as bandas do estádio da luz e tinha-me deitado deprimido.
Última edição por Malm em 08 abr 2014, 12:38, editado 2 vezes no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por VETL » 08 abr 2014, 12:05

:lol: :lol:
Não é esse o intuito. Interessa é que vamos aprendendo qualquer coisa.
;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 08 abr 2014, 12:27

É verdade que o ar tem um grau de humidade a volta dos 60-80% a sair da câmara frigorífico, mas mesmo que não tivesse tanto penso que vai sempre aparecer alguma condensação por onde esse ar passar, já que vai existir uma diferença de temperatura entre o ar e o Pack. Pelo que vi não vai ser nenhum problema já que mal abri a tampa metálica vi que tinha alguma areia em cima do Pack isto quer dizer que ela deve entrar em dias de chuva, se ela foi lá parar o ar frio mesmo com muita humidade não vai afectar em nada.

Já tenho a forma de encaixar o tubo +/- acabada, foi feita em cartão, claro que não é algo durável mas acho que vai servir para testar. A pior parte vai ser o ventilador, não tenho nenhum a 220v e com o tamanho indicado, "engenhocar" um pouco :lol:
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”