Página 27 de 29

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Enviado: 12 ago 2016, 20:13
por victormcpinto
Resultados de um ensaio

Situação às 12 horas
Garagem
Imagem
Leaf
Imagem
Imagem
    Imagem

    Situação às 19 horas
    Garagem
    Imagem 29ºC

    Leaf
    Imagem
    Imagem Imagem

    Temperatura do habitáculo 27º C e da entrada de ar 25 ºC
    Imagem

    Isto são os factos, ah!, a tecnologia utilizada
    Imagem

    Podem copiar :D :D

    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Enviado: 12 ago 2016, 21:42
    por Gemini33
    Obrigado victormcpinto pela partilha.

    Assim à primeira vista parece uma boa solução.

    Não consegui foi perceber muito bem como funciona essa gerigonça que montaste...
    Se puderes especificar o teu modelo...

    Thanks

    Cumps

    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Enviado: 12 ago 2016, 22:02
    por victormcpinto
    Gemini33 Escreveu: Se puderes especificar o teu modelo...
    Uma pequena arca frigorífica fora de uso na garagem, um extrator de chaminé no seu interior e respectivo tubo extensível (que também repousa porque não chegou a ser utilizado), uma vedação tosca para que o ar entre para " alimentar" o extractor. Os painéis fotovoltaicos dão a sua ajuda no consumo.
    A temperatura exterior chegou aos 35 oC. Se a temperatura inicial da bateria fosse superior 30 e..., o resultado seria mais interessante. Fica para outro dia.

    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Enviado: 12 ago 2016, 22:07
    por BrunoAlves
    Estou em arriscar e fazer uma ligação destas ao AC amanhã. O problema é que se dizia que devia ser um tubo de AC e não desses de exaustor (que são metálicos) e esses parece que só existem com 1,2m, o que é curto :?
    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 52305.aspx
    (já encontrei tubos semelhantes noutros sites - ex: AKI - e são todos mais ou menos iguais

    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Enviado: 13 ago 2016, 19:00
    por BrunoAlves
    E está feito. Fiz uma geringonça com cartão e tubo de exaustão de máquinas de secar roupa. Tem fugas por todo o lado :mrgreen:

    Liguei o A/C nos 16º e na "posição" 3 mas durante apenas 1h, carro em Ready, sem estar a carregar. Aqui onde moro pode deixar-se o carro "a trabalhar" com a chave lá dentro ;) A ideia é só perceber se vale a pena insistir no "modelo" e melhorar o isolamento.
    Temperatura exterior 33º mas com uma brisa agradável.

    Inicio: 30,0 / 30,4 / 30,7
    Final: 29,6 / 30,8 / 30,2
    À custa de 7,4% SOC.

    Ter baixado qualquer coisa é bom, ser pouco é natural porque esteve muito pouco tempo, ter subido o segundo sensor é que foi esquisito :P O carro estava bem fresquinho quando o fui desligar. Ah, a entrada de ar no pack também :lol:

    Vou voltar a experimentar em carga durante a noite e durante mais horas.

    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Enviado: 13 ago 2016, 19:23
    por pemifer
    pemifer Escreveu:Pareceu-me estarem a falar de AC.
    Os AC portáteis não são muito caros, tenho ideia que custam cento e tal euros.
    Uma vez estive interessado em comprar, uma colega falou-me que tinha um que já não usava, acabei por comprar o dela por 50€.
    Já o tenho à 4 ou 5 anos, todos os verões o tenho ligado, é o que me safa deste calor.
    Pensava que em 2ª mão fossem mais baratos...
    https://olx.pt/ads/q-ar-condicionado-po ... ption%5D=1

    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Enviado: 13 ago 2016, 22:04
    por Orlando
    margarett Escreveu:E está feito. Fiz uma geringonça com cartão e tubo de exaustão de máquinas de secar roupa. Tem fugas por todo o lado :mrgreen:

    Liguei o A/C nos 16º e na "posição" 3 mas durante apenas 1h, carro em Ready, sem estar a carregar. Aqui onde moro pode deixar-se o carro "a trabalhar" com a chave lá dentro ;) A ideia é só perceber se vale a pena insistir no "modelo" e melhorar o isolamento.
    Temperatura exterior 33º mas com uma brisa agradável.

    Inicio: 30,0 / 30,4 / 30,7
    Final: 29,6 / 30,8 / 30,2
    À custa de 7,4% SOC.

    Ter baixado qualquer coisa é bom, ser pouco é natural porque esteve muito pouco tempo, ter subido o segundo sensor é que foi esquisito :P O carro estava bem fresquinho quando o fui desligar. Ah, a entrada de ar no pack também :lol:

    Vou voltar a experimentar em carga durante a noite e durante mais horas.
    Tb comecei assim, mas um AC portatil faz milagres.

    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Enviado: 09 abr 2017, 09:52
    por labutess
    Como o tempo está quente,venho ver se há mais ideias para arrefecer as baterias dos leafs :lol:
    Antes tínhamos o problemas nos dias quentes,hoje temos tb a utilização excecional do uso dos PCR,agora em maior quantidade, logo maior aquecimento das baterias.
    O que axam de meter gelo pela portinhola do fusivel da bateria?
    As estações de serviço têm, era só depejar o gelo pelo buraco :lol: :lol: :lol:

    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Enviado: 09 abr 2017, 11:05
    por mjr
    Mesmo quando tive a bateria a mais de 50C a cobertura superior da bateria não estava quente ao toque. Suponho que a perda de calor seja por outro sítio.

    Aquilo que noto é que em dias de chuva a bateria arrefece muito mais depressa, provavelmente por a cobertura inferior ficar molhada e arrefecer por evaporação (que é uma maneira muito eficaz de arrefecimento devido à muito elevada energia que é necessária para evaporar a água). Seria uma experiência interessante depois de várias CRs dar um esguicho de água com uma mangueira para baixo do carro.

    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Enviado: 09 abr 2017, 11:26
    por FullElectric
    Um jerricã de água na mala, uma pequena bomba de 12v, uns aspersores de rega por baixo do carro e ir dando umas seringadelas de meia em meia hora