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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 12 ago 2016, 20:13
por victormcpinto
Resultados de um ensaio
Situação às 12 horas
Garagem
Leaf
Situação às 19 horas
Garagem
29ºC
Leaf
Temperatura do habitáculo 27º C e da entrada de ar 25 ºC
Isto são os factos, ah!, a tecnologia utilizada
Podem copiar
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 12 ago 2016, 21:42
por Gemini33
Obrigado victormcpinto pela partilha.
Assim à primeira vista parece uma boa solução.
Não consegui foi perceber muito bem como funciona essa gerigonça que montaste...
Se puderes especificar o teu modelo...
Thanks
Cumps
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 12 ago 2016, 22:02
por victormcpinto
Gemini33 Escreveu:
Se puderes especificar o teu modelo...
Uma pequena arca frigorífica fora de uso na garagem, um extrator de chaminé no seu interior e respectivo tubo extensível (que também repousa porque não chegou a ser utilizado), uma vedação tosca para que o ar entre para " alimentar" o extractor. Os painéis fotovoltaicos dão a sua ajuda no consumo.
A temperatura exterior chegou aos 35 oC. Se a temperatura inicial da bateria fosse superior 30 e..., o resultado seria mais interessante. Fica para outro dia.
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 12 ago 2016, 22:07
por BrunoAlves
Estou em arriscar e fazer uma ligação destas ao AC amanhã. O problema é que se dizia que devia ser um tubo de AC e não desses de exaustor (que são metálicos) e esses parece que só existem com 1,2m, o que é curto
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 52305.aspx
(já encontrei tubos semelhantes noutros sites - ex: AKI - e são todos mais ou menos iguais
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 13 ago 2016, 19:00
por BrunoAlves
E está feito. Fiz uma geringonça com cartão e tubo de exaustão de máquinas de secar roupa. Tem fugas por todo o lado
Liguei o A/C nos 16º e na "posição" 3 mas durante apenas 1h, carro em Ready, sem estar a carregar. Aqui onde moro pode deixar-se o carro "a trabalhar" com a chave lá dentro
A ideia é só perceber se vale a pena insistir no "modelo" e melhorar o isolamento.
Temperatura exterior 33º mas com uma brisa agradável.
Inicio: 30,0 / 30,4 / 30,7
Final: 29,6 / 30,8 / 30,2
À custa de 7,4% SOC.
Ter baixado qualquer coisa é bom, ser pouco é natural porque esteve muito pouco tempo, ter subido o segundo sensor é que foi esquisito
O carro estava bem fresquinho quando o fui desligar. Ah, a entrada de ar no pack também
Vou voltar a experimentar em carga durante a noite e durante mais horas.
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 13 ago 2016, 19:23
por pemifer
pemifer Escreveu:Pareceu-me estarem a falar de AC.
Os AC portáteis não são muito caros, tenho ideia que custam cento e tal euros.
Uma vez estive interessado em comprar, uma colega falou-me que tinha um que já não usava, acabei por comprar o dela por 50€.
Já o tenho à 4 ou 5 anos, todos os verões o tenho ligado, é o que me safa deste calor.
Pensava que em 2ª mão fossem mais baratos...
https://olx.pt/ads/q-ar-condicionado-po ... ption%5D=1
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 13 ago 2016, 22:04
por Orlando
margarett Escreveu:E está feito. Fiz uma geringonça com cartão e tubo de exaustão de máquinas de secar roupa. Tem fugas por todo o lado
Liguei o A/C nos 16º e na "posição" 3 mas durante apenas 1h, carro em Ready, sem estar a carregar. Aqui onde moro pode deixar-se o carro "a trabalhar" com a chave lá dentro
A ideia é só perceber se vale a pena insistir no "modelo" e melhorar o isolamento.
Temperatura exterior 33º mas com uma brisa agradável.
Inicio: 30,0 / 30,4 / 30,7
Final: 29,6 / 30,8 / 30,2
À custa de 7,4% SOC.
Ter baixado qualquer coisa é bom, ser pouco é natural porque esteve muito pouco tempo, ter subido o segundo sensor é que foi esquisito
O carro estava bem fresquinho quando o fui desligar. Ah, a entrada de ar no pack também
Vou voltar a experimentar em carga durante a noite e durante mais horas.
Tb comecei assim, mas um AC portatil faz milagres.
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 09 abr 2017, 09:52
por labutess
Como o tempo está quente,venho ver se há mais ideias para arrefecer as baterias dos leafs
Antes tínhamos o problemas nos dias quentes,hoje temos tb a utilização excecional do uso dos PCR,agora em maior quantidade, logo maior aquecimento das baterias.
O que axam de meter gelo pela portinhola do fusivel da bateria?
As estações de serviço têm, era só depejar o gelo pelo buraco
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 09 abr 2017, 11:05
por mjr
Mesmo quando tive a bateria a mais de 50C a cobertura superior da bateria não estava quente ao toque. Suponho que a perda de calor seja por outro sítio.
Aquilo que noto é que em dias de chuva a bateria arrefece muito mais depressa, provavelmente por a cobertura inferior ficar molhada e arrefecer por evaporação (que é uma maneira muito eficaz de arrefecimento devido à muito elevada energia que é necessária para evaporar a água). Seria uma experiência interessante depois de várias CRs dar um esguicho de água com uma mangueira para baixo do carro.
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 09 abr 2017, 11:26
por FullElectric
Um jerricã de água na mala, uma pequena bomba de 12v, uns aspersores de rega por baixo do carro e ir dando umas seringadelas de meia em meia hora