Troca de Bateria

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Troca de Bateria

Mensagem por RJSC » 29 abr 2014, 16:57

A Nissan guardou-se bem...
Na semana passada enviei um e-mail para o serviço de atendimento VE a perguntar se era possível passar a alugar uma bateria só nos anos finais da vida do carro, ou então comprar uma nova.
Não me disseram nada sequer sobre alugar uma segunda bateria. A resposta foi:
informamos que a vida util estimada da bateria é de 10 anos. Ao fim de 5 anos esta manterá 80% da sua capacidade de carga e ao fim de 10 anos, 70% desta.
Continuam a iludir os clientes ao dizer que terá 70% ao fim de 10 anos, mas para garantir, são 70% em 5 anos...
Tudo bem que a garantia é apresentada como pelo menos 9 barras em 5 anos, mas não dar resposta sobre se é possível a compra de uma bateria nova fora de garantia nem mesmo se é possível um aluguer apenas para os últimos anos do carro deixa qualquer um desconfiado.

Já num outro post, citei a Nissan America que diz nunca ter sequer pensado que alguém iria querer trocar de bateria sem trocar de carro.
A política da Nissan neste momento está no "deita fora e compra outro".
Dá muito pior imagem que alguém não poder comprar outra bateria para continuar a utilizar o carro na sua rotina diária, que ultrapassar os 100.000km e já não ter garantia.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Troca de Bateria

Mensagem por OCasal » 29 abr 2014, 17:07

Ainda faz os perto de 100km diária sem carga, no pé da minha mulher e fazendo mais de 70% do percurso em auto-estrada em que o limite é 100km/h...

Não construi diário...

Penso que a Nissan não se quer comprometer com os valores para a substituição do pack, até porque os valores de hoje não serão os de amanhã!

Estou quase a completar a garantia e provavelmente não vou baixar das 9 barras, se calhar nem das 10, se se comprovar que a velocidade de degradação diminui ao longo tempo... Uma coisa é certa, deixando de fazer as revisões obrigatórias, deixa de haver custos de manutenção! é só meter pneus, pastilhas de longe a longe e água no limpa vidros!

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Troca de Bateria

Mensagem por Malm » 29 abr 2014, 17:12

:lol: :lol: :lol: Ainda te respondem isso, 80% ao fim de 5 anos? :lol: :lol: :lol: E 70% ao fim de 10 anos? :lol: :lol: :lol: . Só não percebo é se são aselhas, mentirosos ou simplesmente teimosos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Troca de Bateria

Mensagem por marcopns » 29 abr 2014, 17:50

OCasal Escreveu:Ainda faz os perto de 100km diária sem carga, no pé da minha mulher e fazendo mais de 70% do percurso em auto-estrada em que o limite é 100km/h...

Não construi diário...

Penso que a Nissan não se quer comprometer com os valores para a substituição do pack, até porque os valores de hoje não serão os de amanhã!

Estou quase a completar a garantia e provavelmente não vou baixar das 9 barras, se calhar nem das 10, se se comprovar que a velocidade de degradação diminui ao longo tempo... Uma coisa é certa, deixando de fazer as revisões obrigatórias, deixa de haver custos de manutenção! é só meter pneus, pastilhas de longe a longe e água no limpa vidros!
Vejo pessoas com as barras todas que têm muitas dificuldades em fazer tantos kms... começo a achar que as estimativas de degradação não são de confiar.

Na mota eu sempre usei o método que o mjr já falou noutro tópico. Ando até ficar sem carga e depois contabilizo a energia que entra. Para calcular a degradação basta fazer uma descarga profunda e comparar.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Troca de Bateria

Mensagem por RJSC » 29 abr 2014, 18:07

marcopns Escreveu:
OCasal Escreveu:Ainda faz os perto de 100km diária sem carga, no pé da minha mulher e fazendo mais de 70% do percurso em auto-estrada em que o limite é 100km/h...
Vejo pessoas com as barras todas que têm muitas dificuldades em fazer tantos kms... começo a achar que as estimativas de degradação não são de confiar.
Tudo depende da condução que se faz e do percurso.
O malm continua a ir aos sítios do costume com a degradação que tem.
Eu também acho que não andam muitas pessoas por aí um diesel com 12 anos (1500 cm3) a fazer 3,8L/100 Km (valor por excesso) ou 1200 km com um depósito cheio (45L), em que todos os dias faço uns um quarto do caminho na A25 com velocidades entre 100km/h e 120km/h.
No caso do meu CI o trânsito que se apanha e o já saber o tempo que os semáforos levam a mudar no percurso diário contam muito. Tenho troços de estrada reta em que se vejo o sinal a ficar vermelho ao fundo já sei a velocidade que tenho que manter para passar a verde quando lá chegar.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Troca de Bateria

Mensagem por Filipe » 29 abr 2014, 19:05

RJSC Escreveu:A Nissan guardou-se bem...
Na semana passada enviei um e-mail para o serviço de atendimento VE a perguntar se era possível passar a alugar uma bateria só nos anos finais da vida do carro, ou então comprar uma nova.
Não me disseram nada sequer sobre alugar uma segunda bateria. A resposta foi:
informamos que a vida util estimada da bateria é de 10 anos. Ao fim de 5 anos esta manterá 80% da sua capacidade de carga e ao fim de 10 anos, 70% desta.
Continuam a iludir os clientes ao dizer que terá 70% ao fim de 10 anos, mas para garantir, são 70% em 5 anos...
Tudo bem que a garantia é apresentada como pelo menos 9 barras em 5 anos, mas não dar resposta sobre se é possível a compra de uma bateria nova fora de garantia nem mesmo se é possível um aluguer apenas para os últimos anos do carro deixa qualquer um desconfiado.

Já num outro post, citei a Nissan America que diz nunca ter sequer pensado que alguém iria querer trocar de bateria sem trocar de carro.
A política da Nissan neste momento está no "deita fora e compra outro".
Dá muito pior imagem que alguém não poder comprar outra bateria para continuar a utilizar o carro na sua rotina diária, que ultrapassar os 100.000km e já não ter garantia.
Isto não acontece com o Tesla, pois nas cargas rápidas trocam a bateria. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Troca de Bateria

Mensagem por Malm » 29 abr 2014, 19:13

marcopns Escreveu:
OCasal Escreveu:Ainda faz os perto de 100km diária sem carga, no pé da minha mulher e fazendo mais de 70% do percurso em auto-estrada em que o limite é 100km/h...

Não construi diário...

Penso que a Nissan não se quer comprometer com os valores para a substituição do pack, até porque os valores de hoje não serão os de amanhã!

Estou quase a completar a garantia e provavelmente não vou baixar das 9 barras, se calhar nem das 10, se se comprovar que a velocidade de degradação diminui ao longo tempo... Uma coisa é certa, deixando de fazer as revisões obrigatórias, deixa de haver custos de manutenção! é só meter pneus, pastilhas de longe a longe e água no limpa vidros!
Vejo pessoas com as barras todas que têm muitas dificuldades em fazer tantos kms... começo a achar que as estimativas de degradação não são de confiar.

Na mota eu sempre usei o método que o mjr já falou noutro tópico. Ando até ficar sem carga e depois contabilizo a energia que entra. Para calcular a degradação basta fazer uma descarga profunda e comparar.
Também já dei mais valor à capacidade restante reportada pelo carro. Mas essa da descarga profunda também tem que se lhe diga. No Leaf, após uma carga completa a partir de SoC muito baixo, ele carrega até determinado valor (91% por exemplo), e passado meia hora já é capaz de carregar mais 1 kWh. Isso dificulta a determinação do valor que ele consegue carregar realmente.

No meu i-MiEV também se passou o seguinte: Em fevereiro dos 0 aos 100% eu gastava qualquer coisa como 15,6 kWh da rede. De um dia para o outro, começou a carregar, no máximo, dos 0 aos 100%, 14,66 kWh. Sei que um novo carrega 18,4 kWh, que conheço um que carregou isso dos 0 aos 100% acabadinho de comprar. Isso quer dizer que a degradação terá passado de 15% em 28 fevereiro para 20% em 1 de março. Ora isto não é real. Obviamente que em 1 de março o valor teria de continuar a ser próximo dos 15%. Assim, tenho um i-MiEV que considera 20% de degradação, e que em vez de parar a 4% de SoC como os vários i-MiEV de todo o mundo que conheço, para com 0,0% e ainda com energia correspondentes a 2% de SoC. Mais uma vez, volto a repetir, em 1 de março, quando ele fez o recalculo da degradação, teria sido mais lógico ter considerado 15% de degradação (parava a 3/4% como é de esperar num i-MiEV novo). Como está agora, vou ter de esperar 1 ano, pelo menos, para ele parar num SoC idêntico aos dos outros.

Por estas e por outras, também esse método tem muito que se lhe diga.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Troca de Bateria

Mensagem por OCasal » 29 abr 2014, 22:57

A propósito de carregar onde me costumam ver, claro que tenho local de carga lá, nos dias em que a quilometragem feita passa dos 100km ou quando não se cumprem os limites de velocidade e o Leaf não sai da faixa da esquerda, deixando quase todos os CI para trás, principalmente nas subidas!

Para quem precisar tomada CEE 16A disponíveis em Lousada.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Troca de Bateria

Mensagem por Filipe » 30 abr 2014, 10:32

rdias Escreveu:Ontem falei alguns segundos com o dono do nissan leaf táxi lisboa, porque estavamos os dois muito mal parados e carros a buzinar atras... mas ele continua super contente e satisfeito.... ( já expliquei que este taxi faz poucos kms por dia devido a outras actividades do dono ). E de janeiro de 2011 e não deu para confirmar kms e barras... tenho de o apanhar com mais tempo....

Eu só posso aconselhar o Ocasal a quando acabar a garantia ir a sua Nissan e dizer que quer uma bateria nova... eles que descubram o preço... só mesmo para se saber... nessa altura eles tem de saber o preço...
Malm Escreveu::lol: :lol: :lol: Ainda te respondem isso, 80% ao fim de 5 anos? :lol: :lol: :lol: E 70% ao fim de 10 anos? :lol: :lol: :lol: . Só não percebo é se são aselhas, mentirosos ou simplesmente teimosos.


Isto merecia pelo menos em Portugal ou num pais quente uma acçao em tribunal... enganar literalmente os clientes...

Prefiro politica da Tesla :

Pack de 60 kwh - 8 anos ou 200.000 km´s

Pack de 85 kwh - 8 anos sem limite de km´s

garantia total de funcionamento mesmo com má utilização dos proprietários... capacidade minima , não garantimos, mas garantimos que o pack funcionará sempre....

politica de verdade....

Filipe ? Como é essa de a Tesla mudar a bateria nas cargas rápidas ?
É um dos processos possíveis de carregar o Tesla. 8-) ( está num video á pouco mostrado no Nosso Forum, 90 seg, dá para carregar 2 Teslas enquanto um Audi atesta de POLUINTES. :mrgreen: )
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Troca de Bateria

Mensagem por Filipe » 30 abr 2014, 10:37

rdias Escreveu:E a troca de bateria ... Não é um carregamento rápido .... :D
Seja lá o que for, estão sempre desenrascados :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”