Cabo Mennekes
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 259
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Cabo Mennekes
Estive a pesquisar sobre os cabos para carregamentos, porque após terem assumido que me iriam fornecer outro cabo (além do EVSE 10A), ainda não sei qual será, se irá ser o EVSE 16A ou o Mennekes. Se fosse o EVSE 16A, e eu quisesse comprar o cabo mennekes seria mais barato para mim
Acham que este mennekes está a bom preço?
http://www.ebay.co.uk/itm/Electric-car- ... 35c51bd222
Acham que este mennekes está a bom preço?
http://www.ebay.co.uk/itm/Electric-car- ... 35c51bd222
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Cabo Mennekes
O preço está OK, penso andar por volta dos 300€.
No entanto penso que eles irão fornecer o cabo Mennekes. Os EVSE de 16A só foram entregues quando a rede carregamento tinha tomadas CEE. A partir do momento em que a maior parte dos postos são de nível 3 (Mennekes) já não há essa necessidade. Além de que a Nissan nunca gostou muito de fornecer EVSE de 16A devido aos riscos que comporta em instalações antigas / mal dimensionadas.
No entanto penso que eles irão fornecer o cabo Mennekes. Os EVSE de 16A só foram entregues quando a rede carregamento tinha tomadas CEE. A partir do momento em que a maior parte dos postos são de nível 3 (Mennekes) já não há essa necessidade. Além de que a Nissan nunca gostou muito de fornecer EVSE de 16A devido aos riscos que comporta em instalações antigas / mal dimensionadas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Cabo Mennekes
No FDS estive em Cascais e esacionei num lugar de EV, mas quando ía para ligar reparei que as 2 fichas já eram mennekes e não tenho cabo... depois retirei o carro e fui para um estacionamento a pagar (mas não tanto como um cabo mennekes mesmo que fosse lá todos os FDS durante os proximos 10 anos
Mas procurei no ebay e apareceram alguns, este foi o mais barato que vi:
http://www.ebay.co.uk/itm/Electric-Vehi ... 27d1cfd1d9
[IMG]http://i.ebayimg.com/t/Electric-Vehicle ... ~60_12.JPG[/IMG]
Não sei se é mennekes, pois não diz, mas pela foto parece ser...
Mas procurei no ebay e apareceram alguns, este foi o mais barato que vi:
http://www.ebay.co.uk/itm/Electric-Vehi ... 27d1cfd1d9
[IMG]http://i.ebayimg.com/t/Electric-Vehicle ... ~60_12.JPG[/IMG]
Não sei se é mennekes, pois não diz, mas pela foto parece ser...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Cabo Mennekes
Por essa ordem de ideias também não se podiam vender fichas triplas, porque permitem drenar 3.6kW ou mais...mjr Escreveu:Além de que a Nissan nunca gostou muito de fornecer EVSE de 16A devido aos riscos que comporta em instalações antigas / mal dimensionadas.
Uma tomada em mau estado até já a vi derreter com um motor de 1200W...
Numa em bom estado já tive 4kW (17.3 A) em aquecedores durante 4 horas com os pinos menos que mornos...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Cabo Mennekes
Num mundo cheio de FUD acerca de coisas novas, alguns incêndios em instalações elétricas poderiam atrasar muito a penetração da mobilidade elétrica. Como disse, no El Corte Inglês, se a tomada não tivesse um disjuntor térmico poderia facilmente derreter ou pior...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Cabo Mennekes
Não tenho a certeza, mas penso que HomeChargers a 1000€ atrasam mais as coisas...
No El Corte Inglês devem ter nivelado o disjuntor por baixo (10A) para não mandar algum de 16A que estava a montante no quadro e que alimenta mais alguma coisa.
Os disjuntores de curva C (que se usam em todas as instalações para proteger as tomadas schucko) suportam indefinidamente corrente entre 1.13 a 1.45 vezes a nominal sem atuar. No caso dos de 16A, nenhum atua antes dos 18A e só é garantido que atuem a partir dos 23A. Logo, as tomadas têm que suportar essas correntes...
No El Corte Inglês devem ter nivelado o disjuntor por baixo (10A) para não mandar algum de 16A que estava a montante no quadro e que alimenta mais alguma coisa.
Os disjuntores de curva C (que se usam em todas as instalações para proteger as tomadas schucko) suportam indefinidamente corrente entre 1.13 a 1.45 vezes a nominal sem atuar. No caso dos de 16A, nenhum atua antes dos 18A e só é garantido que atuem a partir dos 23A. Logo, as tomadas têm que suportar essas correntes...
Re: Cabo Mennekes
Mike o custo para nós do cabo mennekes é 0€! É só a despesa de ir ao stand levantar, pelo menos foi o processo que me apercebi ser adotado pela Nissan para os proprietários dos primeiros Leaf que só tinham levado o CEE!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Cabo Mennekes
O problema no El Corte Inglês é que a tomada aquece demais. O meu adaptador ficou uma vez com o plástico à volta dos pinos meio derretido nessa tomada. É que a área de contacto das fichas Schuko é muito reduzida e basta alguma oxidação ou carga que provoque a perda de contacto de um dos lados (como estar a segurar um EVSE, por exemplo...) que a tomada deixa de estar apta a suportar 16A indefinidamente. Na casa dos meus sogros até com um simples aquecedor que nem 10A gasta foi suficiente para danificar uma tomada...RJSC Escreveu:Não tenho a certeza, mas penso que HomeChargers a 1000€ atrasam mais as coisas...
No El Corte Inglês devem ter nivelado o disjuntor por baixo (10A) para não mandar algum de 16A que estava a montante no quadro e que alimenta mais alguma coisa.
Já as tomadas CEE têm uma área de contacto generosa e estão preparadas para suportar cargas mecânicas relativamente elevadas.
O problema é que "carro elétrico provoca incêndio" é notícia, e "carro a gasolina explodiu" não.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Cabo Mennekes
E não temos que deixar o cabo antigo? é que penso que o cabo com EVSE tem mais valor que o novo mennekes, como pensava que queriam fazer troca nunca me preocupei em ir buscar o novo...OCasal Escreveu:Mike o custo para nós do cabo mennekes é 0€! É só a despesa de ir ao stand levantar, pelo menos foi o processo que me apercebi ser adotado pela Nissan para os proprietários dos primeiros Leaf que só tinham levado o CEE!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Cabo Mennekes
O cabo é entregue sem qualquer troca ou contrapartida.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt