Possível forma de arrefecer a bateria

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victormcpinto
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por victormcpinto » 12 ago 2016, 20:13

Resultados de um ensaio

Situação às 12 horas
Garagem
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Leaf
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    Imagem

    Situação às 19 horas
    Garagem
    Imagem 29ºC

    Leaf
    Imagem
    Imagem Imagem

    Temperatura do habitáculo 27º C e da entrada de ar 25 ºC
    Imagem

    Isto são os factos, ah!, a tecnologia utilizada
    Imagem

    Podem copiar :D :D
    Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

    Gemini33
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    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Mensagem por Gemini33 » 12 ago 2016, 21:42

    Obrigado victormcpinto pela partilha.

    Assim à primeira vista parece uma boa solução.

    Não consegui foi perceber muito bem como funciona essa gerigonça que montaste...
    Se puderes especificar o teu modelo...

    Thanks

    Cumps

    victormcpinto
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    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Mensagem por victormcpinto » 12 ago 2016, 22:02

    Gemini33 Escreveu: Se puderes especificar o teu modelo...
    Uma pequena arca frigorífica fora de uso na garagem, um extrator de chaminé no seu interior e respectivo tubo extensível (que também repousa porque não chegou a ser utilizado), uma vedação tosca para que o ar entre para " alimentar" o extractor. Os painéis fotovoltaicos dão a sua ajuda no consumo.
    A temperatura exterior chegou aos 35 oC. Se a temperatura inicial da bateria fosse superior 30 e..., o resultado seria mais interessante. Fica para outro dia.
    Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

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    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Mensagem por BrunoAlves » 12 ago 2016, 22:07

    Estou em arriscar e fazer uma ligação destas ao AC amanhã. O problema é que se dizia que devia ser um tubo de AC e não desses de exaustor (que são metálicos) e esses parece que só existem com 1,2m, o que é curto :?
    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 52305.aspx
    (já encontrei tubos semelhantes noutros sites - ex: AKI - e são todos mais ou menos iguais
    Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Mensagem por BrunoAlves » 13 ago 2016, 19:00

    E está feito. Fiz uma geringonça com cartão e tubo de exaustão de máquinas de secar roupa. Tem fugas por todo o lado :mrgreen:

    Liguei o A/C nos 16º e na "posição" 3 mas durante apenas 1h, carro em Ready, sem estar a carregar. Aqui onde moro pode deixar-se o carro "a trabalhar" com a chave lá dentro ;) A ideia é só perceber se vale a pena insistir no "modelo" e melhorar o isolamento.
    Temperatura exterior 33º mas com uma brisa agradável.

    Inicio: 30,0 / 30,4 / 30,7
    Final: 29,6 / 30,8 / 30,2
    À custa de 7,4% SOC.

    Ter baixado qualquer coisa é bom, ser pouco é natural porque esteve muito pouco tempo, ter subido o segundo sensor é que foi esquisito :P O carro estava bem fresquinho quando o fui desligar. Ah, a entrada de ar no pack também :lol:

    Vou voltar a experimentar em carga durante a noite e durante mais horas.
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    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Mensagem por pemifer » 13 ago 2016, 19:23

    pemifer Escreveu:Pareceu-me estarem a falar de AC.
    Os AC portáteis não são muito caros, tenho ideia que custam cento e tal euros.
    Uma vez estive interessado em comprar, uma colega falou-me que tinha um que já não usava, acabei por comprar o dela por 50€.
    Já o tenho à 4 ou 5 anos, todos os verões o tenho ligado, é o que me safa deste calor.
    Pensava que em 2ª mão fossem mais baratos...
    https://olx.pt/ads/q-ar-condicionado-po ... ption%5D=1

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    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Mensagem por Orlando » 13 ago 2016, 22:04

    margarett Escreveu:E está feito. Fiz uma geringonça com cartão e tubo de exaustão de máquinas de secar roupa. Tem fugas por todo o lado :mrgreen:

    Liguei o A/C nos 16º e na "posição" 3 mas durante apenas 1h, carro em Ready, sem estar a carregar. Aqui onde moro pode deixar-se o carro "a trabalhar" com a chave lá dentro ;) A ideia é só perceber se vale a pena insistir no "modelo" e melhorar o isolamento.
    Temperatura exterior 33º mas com uma brisa agradável.

    Inicio: 30,0 / 30,4 / 30,7
    Final: 29,6 / 30,8 / 30,2
    À custa de 7,4% SOC.

    Ter baixado qualquer coisa é bom, ser pouco é natural porque esteve muito pouco tempo, ter subido o segundo sensor é que foi esquisito :P O carro estava bem fresquinho quando o fui desligar. Ah, a entrada de ar no pack também :lol:

    Vou voltar a experimentar em carga durante a noite e durante mais horas.
    Tb comecei assim, mas um AC portatil faz milagres.
    MP 5400w+AC10000w
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    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Mensagem por labutess » 09 abr 2017, 09:52

    Como o tempo está quente,venho ver se há mais ideias para arrefecer as baterias dos leafs :lol:
    Antes tínhamos o problemas nos dias quentes,hoje temos tb a utilização excecional do uso dos PCR,agora em maior quantidade, logo maior aquecimento das baterias.
    O que axam de meter gelo pela portinhola do fusivel da bateria?
    As estações de serviço têm, era só depejar o gelo pelo buraco :lol: :lol: :lol:

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    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Mensagem por mjr » 09 abr 2017, 11:05

    Mesmo quando tive a bateria a mais de 50C a cobertura superior da bateria não estava quente ao toque. Suponho que a perda de calor seja por outro sítio.

    Aquilo que noto é que em dias de chuva a bateria arrefece muito mais depressa, provavelmente por a cobertura inferior ficar molhada e arrefecer por evaporação (que é uma maneira muito eficaz de arrefecimento devido à muito elevada energia que é necessária para evaporar a água). Seria uma experiência interessante depois de várias CRs dar um esguicho de água com uma mangueira para baixo do carro.
    Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
    Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
    Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
    Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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    Re: Possível forma de arrefecer a bateria

    Mensagem por FullElectric » 09 abr 2017, 11:26

    Um jerricã de água na mala, uma pequena bomba de 12v, uns aspersores de rega por baixo do carro e ir dando umas seringadelas de meia em meia hora

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