Possível forma de arrefecer a bateria

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por RJSC » 24 mar 2014, 23:12

Utilizando um tubo destes (vendem-se para ar condicionado portátil e máquinas de secar roupa) com um triângulo de cartão e uns imans numa das pontas
Imagem
é possível deixar a saída do tubo "colada" no buraco existente junto ao banco traseiro que serve para desligar a bateria em caso de acidente ou intervenções no carro.
Imagem
Colocando a outra ponta numa saída de ar condicionado (por exemplo as dos pés) deverá ser possível direcionar o ar frio de forma a que passe por cima da chapa do pack da seguinte forma:
Imagem
O ar então sairá pela parte de trás nas 3 aberturas existentes na traseira no fundo do leaf por onde normalmente corre ar vindo do compartimento do motor, e pela frente para o compartimento do motor seguindo os tubos que transportam o líquido de refrigeração do carregador e o cabo de alta tensão que segue para o controlador do motor (a laranja).
Imagem

Fica a sugestão para quem quiser testar, pois não faço ideia do que o ar frio a correr por forca da chapa do pack será capaz de arrefecer as células.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Malm » 24 mar 2014, 23:31

Parece-me que dará algum resultado, sobretudo em dias com temperaturas superiores a 30º C e em que o carro fica ao Sol. Um dia destes experimento essa técnica no meu.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por RJSC » 24 mar 2014, 23:48

Malm Escreveu:Parece-me que dará algum resultado, sobretudo em dias com temperaturas superiores a 30º C e em que o carro fica ao Sol. Um dia destes experimento essa técnica no meu.
Mas será que o imiev tem estas folgas entre a chapa do habitáculo e da bateria para o ar passar?
E o interruptor de corte e respetivo buraco estão ao centro da bateria como no Leaf?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mjr » 24 mar 2014, 23:52

Interessante. Que terá algum efeito não duvido. Ligando o A/C com os vidros todos fechados e a tampa do compartimento do fusível de emergência aberta, o caminho mais fácil para o ar sair é por aí. Do mesmo modo que os tubos de aquecimento aquecem o pack, também o ar ao passar por aí o deverá arrefecer. Na altura em que fiz essas experiências não tinha o Leaf Spy, mas que o compartimento da bateria ficava mais frio não tenho dúvidas. No Verão vou experimentar novamente :)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por RJSC » 24 mar 2014, 23:55

Sim, mas com um tubo com pontas bem feitas e um íman os passageiros evitam de passar muito frio.
Como 3m desse tubo encolhem para 20cm fica algo muito compacto para ter arrumado no carro e usar quando se tiver que carregar ao sol. Uso um desses tubos também com iman na ponta para coalr num ventilador de casa de banho para fazer a exaustão dos fumos do ferro de soldar no meu laboratório caseiro.

Como a curiosidade mata algum dia ainda vou comprar outro tubo e fazer a ponta com imans para experimentar num próximo encontro.
Bom seria testar durante uma carga rápida com o A/C no máximo e o tubo.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por VETL » 25 mar 2014, 00:12

Grande ideia mjr...
Quando tivermos um local gratuito para carregar e as baterias quentes, podemos ligar o AC com o carro todo fechado e deixar aquela portinhola aberta. :lol: 8-)
O ar só pode saír por ali. ;)
Se bem que, se estiver sol, perde-se muito frio com o aquecimento natural do habitáculo... :shock:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por RJSC » 25 mar 2014, 00:12

VETL Escreveu: Se bem que, se estiver sol, perde-se muito frio com o aquecimento natural do habitáculo... :shock:
Daí o tubo com os imans na ponta que eu sugiro...
Queres testar um dia no teu? ;)

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando » 25 mar 2014, 00:17

Vá, quem quer ser o primeiro!?!?! :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por VETL » 25 mar 2014, 00:20

RJSC Escreveu:
VETL Escreveu: Se bem que, se estiver sol, perde-se muito frio com o aquecimento natural do habitáculo... :shock:
Daí o tubo com os imans na ponta que eu sugiro...
Queres testar um dia no teu? ;)
Claro que sim...
Mal não faz.
Falta-me é tempo pá.

Quer dizer: :? Nem sei se é possível apanhar a canalização do AC nalgum lado :?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Malm » 25 mar 2014, 00:28

RJSC Escreveu:
Malm Escreveu:Parece-me que dará algum resultado, sobretudo em dias com temperaturas superiores a 30º C e em que o carro fica ao Sol. Um dia destes experimento essa técnica no meu.
Mas será que o imiev tem estas folgas entre a chapa do habitáculo e da bateria para o ar passar?
E o interruptor de corte e respetivo buraco estão ao centro da bateria como no Leaf?
Tem sim senhor, também lá passa a tubagem da refrigeração do carregador. Quanto ao buraco, até acho que tenho por onde escolher.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”