O meu EVSE é um projeto em andamento e ainda não está finalizado. Estas são as razões por que escolhi este caminho (por ordem):
- Gosto do desafio
- Necessito uma solução customizada com 2 pontos de carga, um dentro da garagem onde o Leaf mal cabe de tão grande que é e outro ponto na rampa de acesso à mesma que é onde habitualmente fica.
- Carregar a 32A
- Fica mais barato
O EVSE tem por base o openEVSE -
https://code.google.com/p/open-evse/. Depois de pesquisar online mandei vir o minimo possivel da loja do OpenEVSE e ao mesmo tempo que não me deixasse pendurado com uma segunda compra no mesmo site - escolhi o DIY starter Kit (
http://openevse-store.myshopify.com/col ... tarter-kit)
mais o sensor de corrente (
http://openevse-store.myshopify.com/pro ... ransformer). A encomenda passou pela alfandega onde pagou as respetivas taxas aduaneiras. Os relés mandei vir do EBAY e a ficha J1772 comprei-a por cá numa boa oportunidade que o RJSC ofereceu. O restante material foi comprado em várias lojas em Coimbra, sem nenhum desconto de "amigo".
Orçamento
Para já, eis a lista de material provisorio:

Falta:
- instalar o tubo de descarga de gás
- caixa externa para deixar a extensão J1772
- instalar o EVSE na garagem
- + um conjunto de tomadas trifásicas
- 1 Disjuntor de 40A
OpenEVSE
Montar o OpenEVSE é muito fácil, basta seguir estes guias:
- OpenEVSE site -> Wiki -> Product Information - Build Guides, ou
-
https://code.google.com/p/open-evse/wik ... _Plus_spec +
https://code.google.com/p/open-evse/wik ... SE_DIY_30A
- para o LCD -
https://code.google.com/p/open-evse/wik ... Y_LCD_spec
Recomendo vivamente que coloquem suportes para os integrados para os poder tirar e por sem problemas. Eu coloquei apenas no uP principal.
Depois de tudo soldado, liguei o evse e fui navegando pelos menus e aprendendo que funções podem ser alteradas. Aqui a carregar a 80A...era bom
O EVSE faz um teste para saber em que modo se encontra, como temos uma fase e um neutro, ele assume erradamente o modo L1. Podemos alterar esse parâmetro no menu para modo L2. Quase todos os testes de segurança podem ser desativados.
Uma alterção que fiz em relação ao original foi em vez de ter um relé para a fase e outro para o neutro, usei os dois relés em paralelo apenas na fase para garantir melhor comportamento a 32A. Não quero arriscar e o ponto mais fraco do sistema parece sem duvida os relés e aqueles conetores que são mesmo pequenos!
Extensão J1772
A ficha J1772 de 32A da Dostar tem uns parafusos interessantes, os de fora, apesar de diferentes, são fáceis de encontrar. Os de dentro da ficha são triangulares, mas a chave de fendas busca-polos que se vende no Leroy da marca Stanley isolada tem o tamanho ideal para desaparafusar a ficha sem qualquer problema
O Circuito de proximidade é tão só um circuito com um interruptor e duas resistências que vêm incluidas na ficha. Esta configuração permite dar 2 leituras distintas de tensão dependendo se o botão está é não pressionado. Assim é possivel parar a carga antes de remover a ficha.
eis como ficou a extensão:
Nada de mennekes na outra ponta senão ia à falencia. A trifásica industrial de 32A é perfeitissiiiiima!! Fase - Neutro - Terra - Piloto. Parece que foi feita para isto. Só assim é possivel derivar o outro ponto de carregamento que necessito dentro da garagem sem ter que vender o carro para comprar as fichas.
Caixa
A Caixa que comprei é bastante desfogada, dá para fazer as coisas à larga. Tive que abrir o furo para o LCD e para o botão:
Depois disso foi juntar as peças todas:
Aqui dá para ver a derivação da fase em 2 fichas para os relés, que estão em paralelo. A falta do tipico fusivel é para ser colmatado com um disjuntor de 40A
UPDATE - 26/Ago/2014
Alterei o EVSE todo, como contrui um segundo com o objetivo de o fazer portátil e o mais robusto possivel, removi os componentes secundários que não são precisos neste - fonte de alimentação embebida, ciruito GFCI e deteção de Relés.
Entretanto duvidei dos relés, mesmo com 2 em paralelo achei que não seriam capazes de manter 30A durante 4horas no pior cenário, por isso mandei vir um Relé de 80A do ebay, e já que estava com a mão na massa um medidor de energia para kitar o evse.
Quando recebi o Relé, fiquei bastante impressionado com o tamanho e com os contactos, parece-me que vai funcionar sem problemas a 30A ( a 80A já duvido um bocado...)
tudo montado ficou assim:
Quando tirei a foto de cima não tinha o sensor de corrente instalado, mas foi uma questão de o colocar na fase, ligar a alimentação e voilá, já consigo ver os amperes e watts e voltagens:
Já carreguei no máximo que consegui e o carro debita 28A medidos no sensor de corrente. As tomadas CEE 32A monofasicas ficam demasiado quentes para o meu gosto, suspeito que seja o encaixe o fio que esteja a causar aquecimento desnecessário. É um encaixe rápido, acho que deviam ter aperto por parafuso, como é na ficha trifásica 32A.