DIY EVSE

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DIY EVSE

Mensagem por Erbium » 09 jan 2017, 09:33

Apr Escreveu:O simple evse so gera a parte positiva do sinal do piloto. A maior parte dos carros nao se chateia mas p/ex o tesla nao gosta. A fazer de raiz eu evitava esse, nunca se sabe quando nao começam a aparecer mais carros incompativeis.
O 1.1 acho que já dá para tesla.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DIY EVSE

Mensagem por cacoila » 08 set 2017, 17:10

Boas,

Desenterrando aqui este tópico e visto que estou a pensar adquirir ou fazer um EVSE regulável até 16A queria alguns esclarecimentos dos experts.

Para começar (sei que não é o tópico mais correcto mas deve ser rápida e óbvia a resposta) o que me aconselham, comprar um já feito ou fazê-lo eu com base num Simple EVSE WB - wallbox ou algo desse género? Parece-me que a diferença de valor entre uma hipotese e outra vai sempre fazer pender a resposta para o fazer eu próprio, mas digam-me aqueles que já passaram pela mesma dúvida.

Depois, no caso de optar por fazê-lo eu mesmo, estou então a pensar optar pelo Simple EVSE WB - wallbox e precisava então de confirmação de que não me estou a esquecer de nada.

Basicamente estou a pensar meter o Simple EVSE WB, um diferencial de 30mA, um contactor e um botão (já agora qual o tipo de botão que devo usar?) dentro de uma pequena caixa, talvez uma pequena caixa de quadro eléctrico estanque, algo tipo isto:

Quadro
Imagem

Contactor
Imagem

Diferencial
Imagem

Além disso terei, obviamente, de comprar o cabo com a ficha J1772 e o cabo com a respectiva ficha eléctrica, penso colocar com a CEE azul ou mesmo Schuko, que acham? Estou a esquecer-me de alguma coisa?

Quanto a sitios onde comprar isto, para vir Simple EVSE WB e cabo do mesmo sitio só encontro o http://evracing.cz/products ainda não falei com eles para obter preços com portes e estou a partir do principio que tem stock, assim espero, mas conhecem outras alternativas?

O resto das coisas acho que encontro bem por cá em lojas de electricidade.

A nível de ligações, pelo que percebo é tudo bastante simples pelo que não devo precisar de ajuda de profissionais, apenas algumas dicas, nomeadamente na ligação do botão de regulação mas não me parece complicado.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por Apr » 10 set 2017, 01:04

Depende muito do tempo e dedicação que queres dar ao assunto, neste momento ainda é preciso colocar as vantagens/desvantagens na balança e ponderar uma decisão. Os EVSE's comerciais são caros mas são seguros (excepto aquele ridículo que se mete na ficha J1772). Fazer um baixa muito o preço, mas leva bastante tempo e é preciso alguma dedicação e cuidado para fazer um trabalho bem feito.

Em relação à vertente DIY não conheço o simpleEVSE, parece-me pelos preços que será de evitar o mais básico de todos. Só conheço o OpenEVSE, é porreiro e é bastante flexivel.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: DIY EVSE

Mensagem por alexmol » 10 set 2017, 13:09

O meu EVSE (feito há 2 anos e meio) utiliza o simpleEVSE dos mais antigos e nunca me deu problemas (com o Fluence ZE).

O maior problema foram os portes de envio, na altura mandei vir da EVpower ou qualquer coisa assim do género.

Talvez se fosse fazer outro, agora, utilizaria o OpenEVSE.

Alguma info aqui: http://www.qsl.net/ct1gvn/evse.htm
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por Apr » 10 set 2017, 16:22

Enquanto o RJSC está a acabar o HW do EVSE colaborativo mandei vir alguns OpenEVSE para os poder também dotar de controlo automático. Ainda estou à espera dos componentes todos mas quem estiver interessado numa versão minima e low cost do OpenEVSE apite:

[img]https://lh3.googleusercontent.com/azxc1 ... 8-h1011-no[/img]

O que vai ficar de fora: a fonte de alimentação, o HW que suporta o teste das fases (cá em Portugal não se usa bi-fase como nos EUA), o segundo circuito do relé.
O controlo é feito com uma placa extra com LCD botão e LED que não está incluido na placa principal, e não é necessário para os meus objetivos, mas se houver interesse pode-se tentar saber o preço dos componentes.

Ou seja na prática é um OpenEVSE fixo já com proteção diferencial que depois vai levar por cima a minha parte "colaborativa".

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por pnunes » 10 set 2017, 21:30

Apr Escreveu:Depende muito do tempo e dedicação que queres dar ao assunto, neste momento ainda é preciso colocar as vantagens/desvantagens na balança e ponderar uma decisão. Os EVSE's comerciais são caros mas são seguros (excepto aquele ridículo que se mete na ficha J1772).
Eu diria mais, esse que fica incorporado na ficha é provavelmente a pior aberração já alguma vez feita, além de não oferecer qualquer tipo de segurança.
"Um bom aparelho para enganar o parolo"
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DIY EVSE

Mensagem por cacoila » 12 set 2017, 14:21

alexmol Escreveu:O meu EVSE (feito há 2 anos e meio) utiliza o simpleEVSE dos mais antigos e nunca me deu problemas (com o Fluence ZE).

O maior problema foram os portes de envio, na altura mandei vir da EVpower ou qualquer coisa assim do género.

Talvez se fosse fazer outro, agora, utilizaria o OpenEVSE.

Alguma info aqui: http://www.qsl.net/ct1gvn/evse.htm
Já tinha visto o teu por aqui e daí também considerar uma boa opção a versão 1.1 do SimpleEVSE, está a bom preço e parece-me fiável. Nesta versão já nem precisa de fonte de alimentação "externa" portanto parece-me simples de fazer todas as ligações necessárias. Eu nem quero nada de extraordinário, é mesmo só selecção de amperagem que me faz falta. A ideia é montar tudo numa caixa o mais pequeno possível para andar sempre dentro do carro em vez do original da Nissan que só carrega a 10A. Para esta utilização acham que se justificaria o OpenEVSE, pelo que já consegui ver parece-me mais caro e mais complexo de montar para quem não quer aventuras com soldaduras etc. o SimpleEVSE é só ligar tudo nos terminais de encaixe e está feito, só o botão para regulação é que acho que tem de levar uma resistência algures mas é coisa mínima.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DIY EVSE

Mensagem por Erbium » 12 set 2017, 14:28

cacoila Escreveu:só o botão para regulação é que acho que tem de levar uma resistência algures mas é coisa mínima.
A resistência só é preciso para definir o valor de carregamento por omissão, sem resistência fica nos 32A...

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DIY EVSE

Mensagem por cacoila » 12 set 2017, 14:36

Ok, mas se quiser ter um botão com 3 posições (ex: 6 - 10 - 16A) acho que tenho de ter uma resistência algures, certo?

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DIY EVSE

Mensagem por Erbium » 12 set 2017, 14:55

cacoila Escreveu:Ok, mas se quiser ter um botão com 3 posições (ex: 6 - 10 - 16A) acho que tenho de ter uma resistência algures, certo?
Sim, podes ter um botão que alterna entre resistências ou um botão que pelo tempo que permanece pressionado define o valor máximo de potência de carga.

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”