DIY EVSE

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

DIY EVSE

Mensagem por Apr » 28 jun 2014, 02:12

Tomei a liberdade de criar este topico para partilharmos as nossas experiências na construção de EVSE's caseiros. Depois de entender o que é um EVSE torna-se obvio que não há nada que justifique um preço tão alto, e para provar isso consegue-se construir um com material de lojas "convencionais" a receber cada uma a sua margem por um valor bastante abaixo dos EVSE's mais baratos do mercado.


Os aventureiros que quiserem colocar aqui as suas construções serão referenciados nesta página. Sei que não serão muitos a tentar, mas sei que há por aqui pelo menos mais um user que deve contribuir para este tópico ;)


Segue-se no próximo post alguns detalhes do meu EVSE caseiro.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por Apr » 28 jun 2014, 02:14

O meu EVSE é um projeto em andamento e ainda não está finalizado. Estas são as razões por que escolhi este caminho (por ordem):

- Gosto do desafio
- Necessito uma solução customizada com 2 pontos de carga, um dentro da garagem onde o Leaf mal cabe de tão grande que é e outro ponto na rampa de acesso à mesma que é onde habitualmente fica.
- Carregar a 32A
- Fica mais barato


O EVSE tem por base o openEVSE - https://code.google.com/p/open-evse/. Depois de pesquisar online mandei vir o minimo possivel da loja do OpenEVSE e ao mesmo tempo que não me deixasse pendurado com uma segunda compra no mesmo site - escolhi o DIY starter Kit (http://openevse-store.myshopify.com/col ... tarter-kit)
mais o sensor de corrente (http://openevse-store.myshopify.com/pro ... ransformer). A encomenda passou pela alfandega onde pagou as respetivas taxas aduaneiras. Os relés mandei vir do EBAY e a ficha J1772 comprei-a por cá numa boa oportunidade que o RJSC ofereceu. O restante material foi comprado em várias lojas em Coimbra, sem nenhum desconto de "amigo".


Orçamento

Para já, eis a lista de material provisorio:
Imagem
Falta:
- instalar o tubo de descarga de gás
- caixa externa para deixar a extensão J1772
- instalar o EVSE na garagem
- + um conjunto de tomadas trifásicas
- 1 Disjuntor de 40A

OpenEVSE

Montar o OpenEVSE é muito fácil, basta seguir estes guias:
- OpenEVSE site -> Wiki -> Product Information - Build Guides, ou
- https://code.google.com/p/open-evse/wik ... _Plus_spec + https://code.google.com/p/open-evse/wik ... SE_DIY_30A
- para o LCD - https://code.google.com/p/open-evse/wik ... Y_LCD_spec


Recomendo vivamente que coloquem suportes para os integrados para os poder tirar e por sem problemas. Eu coloquei apenas no uP principal.

Depois de tudo soldado, liguei o evse e fui navegando pelos menus e aprendendo que funções podem ser alteradas. Aqui a carregar a 80A...era bom :-)
Imagem

O EVSE faz um teste para saber em que modo se encontra, como temos uma fase e um neutro, ele assume erradamente o modo L1. Podemos alterar esse parâmetro no menu para modo L2. Quase todos os testes de segurança podem ser desativados.
Uma alterção que fiz em relação ao original foi em vez de ter um relé para a fase e outro para o neutro, usei os dois relés em paralelo apenas na fase para garantir melhor comportamento a 32A. Não quero arriscar e o ponto mais fraco do sistema parece sem duvida os relés e aqueles conetores que são mesmo pequenos!


Extensão J1772

A ficha J1772 de 32A da Dostar tem uns parafusos interessantes, os de fora, apesar de diferentes, são fáceis de encontrar. Os de dentro da ficha são triangulares, mas a chave de fendas busca-polos que se vende no Leroy da marca Stanley isolada tem o tamanho ideal para desaparafusar a ficha sem qualquer problema ;)

Imagem


O Circuito de proximidade é tão só um circuito com um interruptor e duas resistências que vêm incluidas na ficha. Esta configuração permite dar 2 leituras distintas de tensão dependendo se o botão está é não pressionado. Assim é possivel parar a carga antes de remover a ficha.
Imagem




eis como ficou a extensão:
Imagem
Imagem

Nada de mennekes na outra ponta senão ia à falencia. A trifásica industrial de 32A é perfeitissiiiiima!! Fase - Neutro - Terra - Piloto. Parece que foi feita para isto. Só assim é possivel derivar o outro ponto de carregamento que necessito dentro da garagem sem ter que vender o carro para comprar as fichas. :D



Caixa

A Caixa que comprei é bastante desfogada, dá para fazer as coisas à larga. Tive que abrir o furo para o LCD e para o botão:

Imagem

Depois disso foi juntar as peças todas:
Imagem

Aqui dá para ver a derivação da fase em 2 fichas para os relés, que estão em paralelo. A falta do tipico fusivel é para ser colmatado com um disjuntor de 40A

UPDATE - 26/Ago/2014

Alterei o EVSE todo, como contrui um segundo com o objetivo de o fazer portátil e o mais robusto possivel, removi os componentes secundários que não são precisos neste - fonte de alimentação embebida, ciruito GFCI e deteção de Relés.

Entretanto duvidei dos relés, mesmo com 2 em paralelo achei que não seriam capazes de manter 30A durante 4horas no pior cenário, por isso mandei vir um Relé de 80A do ebay, e já que estava com a mão na massa um medidor de energia para kitar o evse.

Quando recebi o Relé, fiquei bastante impressionado com o tamanho e com os contactos, parece-me que vai funcionar sem problemas a 30A ( a 80A já duvido um bocado...)

tudo montado ficou assim:
Imagem

Quando tirei a foto de cima não tinha o sensor de corrente instalado, mas foi uma questão de o colocar na fase, ligar a alimentação e voilá, já consigo ver os amperes e watts e voltagens:

Imagem

Já carreguei no máximo que consegui e o carro debita 28A medidos no sensor de corrente. As tomadas CEE 32A monofasicas ficam demasiado quentes para o meu gosto, suspeito que seja o encaixe o fio que esteja a causar aquecimento desnecessário. É um encaixe rápido, acho que deviam ter aperto por parafuso, como é na ficha trifásica 32A.
Última edição por Apr em 26 ago 2014, 23:28, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DIY EVSE

Mensagem por VETL » 28 jun 2014, 02:23

Obrigado pela partilha Apr.
Ficamos gratos. ;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIY EVSE

Mensagem por RJSC » 28 jun 2014, 06:25

Ui! Que perigo!
Se alguém liga a CEE trifásica numa tomada trifásica rebenta-te com o carro!
Ficam 400V no piloto... E entre fase e neutro...

Eu pensei nisso mas teria que ser uma ficha que não encaixasse em tomadas de energia.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por Apr » 28 jun 2014, 09:49

RJSC Escreveu:Ui! Que perigo!
Se alguém liga a CEE trifásica numa tomada trifásica rebenta-te com o carro!
Ficam 400V no piloto... E entre fase e neutro...

Eu pensei nisso mas teria que ser uma ficha que não encaixasse em tomadas de energia.
:lol: calma... primeiro são fichas raras que não estão disponíveis de qualquer maneira, depois não tenho nem vou ter trifásico, nem fichas dessas cá em casa, nem o EVSE é portátil. Não estou a ver onde possa haver qualquer tipo de perigo. Essa possibilidade existe, é certo, mas a probabilidade de acontecer na minha situação tende para zero. E por fim, se por acaso passar a ver/ter perto fichas dessas sempre se desfaz em 2 minutos e se muda de tomada para outra.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIY EVSE

Mensagem por Filipe » 29 jun 2014, 01:54

Tinha pensado montar um para fornecer apenas 6 Amp. Mas como estou reformado e posso controlar as minhas cargas lentamente, descobri que injectando o A/C
na entrada do interruptor enquanto carrego com o chicote da avó ( 10 Amp. ) a corrente de carga da bateria anda lá perto ( ás vezes até menos ), demora é quase
o dobro do tempo, e tem a vantagem de me ir arrefecendo a bateria á média de 1º C por hora 8-) , mais coisa menos coisa.
O A/C é retirado da saída junto á janela do pendura, com as outras saídas todas fechadas e colocado nos 16º com o máximo de ventilação. :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIY EVSE

Mensagem por Malm » 29 jun 2014, 10:29

Tenho a impressão que somos os únicos no mundo com esta prática de arrefecer artificalmente o pack.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por Apr » 29 jun 2014, 23:13

Com um EVSE a carregar a 6A e a bombar frio praticamente não carregava....

acho que não fazia sentido, fica mais barato comprar um AC portátil daqueles antigos não inverter (e mais eficiente) que ninguém quer e mete-lo a fazer frio, e carregar com o EVSE original a 16A. E quando parar o carregamento não tem que necessariamente parar o A/C.

Para mim, carga é ao máximo que se conseguir, ando traumatizado com as cargas que faço limitadas a 10A há meses por causa do EVSE da Nissan e da falta de manutenção dos postos da mobi.e.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por Apr » 23 jul 2014, 23:25

Alguns add-ons encomendados para colocar no meu EVSE:

Rele de 80A:
http://www.ebay.com/itm/12VDC-80A-DPDT- ... OU:US:1120
Imagem


Contador de energia com CT:
http://www.ebay.com/itm/AC-100A-Digital ... OC:US:1120
Imagem

Um evse de casa sem medidor de energia é como um jardim sem flores... :)
Última edição por Apr em 23 jul 2014, 23:56, editado 1 vez no total.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIY EVSE

Mensagem por RJSC » 23 jul 2014, 23:39

Link do relé?

Também vou ter que fazer alguns para 32A provavelmente...

Não te esqueças do tubo de descarga de gás e de uma bobina entre os varístores e o tubo de escarga de gás...
Os varístores atuam rápido mas não conseguem desviar toda a energia de uma descarga atmosférica sem rebentarem.
A bobina assegura que numa elevação rápida de tensão esta será maior antes da bobina e do ado do tubo de descarga que nos varístores, ionizando o gás e começando a descarga para a terra.

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”