DIY EVSE
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2479
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
DIY EVSE
Tomei a liberdade de criar este topico para partilharmos as nossas experiências na construção de EVSE's caseiros. Depois de entender o que é um EVSE torna-se obvio que não há nada que justifique um preço tão alto, e para provar isso consegue-se construir um com material de lojas "convencionais" a receber cada uma a sua margem por um valor bastante abaixo dos EVSE's mais baratos do mercado.
Os aventureiros que quiserem colocar aqui as suas construções serão referenciados nesta página. Sei que não serão muitos a tentar, mas sei que há por aqui pelo menos mais um user que deve contribuir para este tópico
Segue-se no próximo post alguns detalhes do meu EVSE caseiro.
Os aventureiros que quiserem colocar aqui as suas construções serão referenciados nesta página. Sei que não serão muitos a tentar, mas sei que há por aqui pelo menos mais um user que deve contribuir para este tópico
Segue-se no próximo post alguns detalhes do meu EVSE caseiro.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2479
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: DIY EVSE
O meu EVSE é um projeto em andamento e ainda não está finalizado. Estas são as razões por que escolhi este caminho (por ordem):
- Gosto do desafio
- Necessito uma solução customizada com 2 pontos de carga, um dentro da garagem onde o Leaf mal cabe de tão grande que é e outro ponto na rampa de acesso à mesma que é onde habitualmente fica.
- Carregar a 32A
- Fica mais barato
O EVSE tem por base o openEVSE - https://code.google.com/p/open-evse/. Depois de pesquisar online mandei vir o minimo possivel da loja do OpenEVSE e ao mesmo tempo que não me deixasse pendurado com uma segunda compra no mesmo site - escolhi o DIY starter Kit (http://openevse-store.myshopify.com/col ... tarter-kit)
mais o sensor de corrente (http://openevse-store.myshopify.com/pro ... ransformer). A encomenda passou pela alfandega onde pagou as respetivas taxas aduaneiras. Os relés mandei vir do EBAY e a ficha J1772 comprei-a por cá numa boa oportunidade que o RJSC ofereceu. O restante material foi comprado em várias lojas em Coimbra, sem nenhum desconto de "amigo".
Orçamento
Para já, eis a lista de material provisorio:
Falta:
- instalar o tubo de descarga de gás
- caixa externa para deixar a extensão J1772
- instalar o EVSE na garagem
- + um conjunto de tomadas trifásicas
- 1 Disjuntor de 40A
OpenEVSE
Montar o OpenEVSE é muito fácil, basta seguir estes guias:
- OpenEVSE site -> Wiki -> Product Information - Build Guides, ou
- https://code.google.com/p/open-evse/wik ... _Plus_spec + https://code.google.com/p/open-evse/wik ... SE_DIY_30A
- para o LCD - https://code.google.com/p/open-evse/wik ... Y_LCD_spec
Recomendo vivamente que coloquem suportes para os integrados para os poder tirar e por sem problemas. Eu coloquei apenas no uP principal.
Depois de tudo soldado, liguei o evse e fui navegando pelos menus e aprendendo que funções podem ser alteradas. Aqui a carregar a 80A...era bom
O EVSE faz um teste para saber em que modo se encontra, como temos uma fase e um neutro, ele assume erradamente o modo L1. Podemos alterar esse parâmetro no menu para modo L2. Quase todos os testes de segurança podem ser desativados.
Uma alterção que fiz em relação ao original foi em vez de ter um relé para a fase e outro para o neutro, usei os dois relés em paralelo apenas na fase para garantir melhor comportamento a 32A. Não quero arriscar e o ponto mais fraco do sistema parece sem duvida os relés e aqueles conetores que são mesmo pequenos!
Extensão J1772
A ficha J1772 de 32A da Dostar tem uns parafusos interessantes, os de fora, apesar de diferentes, são fáceis de encontrar. Os de dentro da ficha são triangulares, mas a chave de fendas busca-polos que se vende no Leroy da marca Stanley isolada tem o tamanho ideal para desaparafusar a ficha sem qualquer problema
O Circuito de proximidade é tão só um circuito com um interruptor e duas resistências que vêm incluidas na ficha. Esta configuração permite dar 2 leituras distintas de tensão dependendo se o botão está é não pressionado. Assim é possivel parar a carga antes de remover a ficha.
eis como ficou a extensão:
Nada de mennekes na outra ponta senão ia à falencia. A trifásica industrial de 32A é perfeitissiiiiima!! Fase - Neutro - Terra - Piloto. Parece que foi feita para isto. Só assim é possivel derivar o outro ponto de carregamento que necessito dentro da garagem sem ter que vender o carro para comprar as fichas.
Caixa
A Caixa que comprei é bastante desfogada, dá para fazer as coisas à larga. Tive que abrir o furo para o LCD e para o botão:
Depois disso foi juntar as peças todas:
Aqui dá para ver a derivação da fase em 2 fichas para os relés, que estão em paralelo. A falta do tipico fusivel é para ser colmatado com um disjuntor de 40A
UPDATE - 26/Ago/2014
Alterei o EVSE todo, como contrui um segundo com o objetivo de o fazer portátil e o mais robusto possivel, removi os componentes secundários que não são precisos neste - fonte de alimentação embebida, ciruito GFCI e deteção de Relés.
Entretanto duvidei dos relés, mesmo com 2 em paralelo achei que não seriam capazes de manter 30A durante 4horas no pior cenário, por isso mandei vir um Relé de 80A do ebay, e já que estava com a mão na massa um medidor de energia para kitar o evse.
Quando recebi o Relé, fiquei bastante impressionado com o tamanho e com os contactos, parece-me que vai funcionar sem problemas a 30A ( a 80A já duvido um bocado...)
tudo montado ficou assim:
Quando tirei a foto de cima não tinha o sensor de corrente instalado, mas foi uma questão de o colocar na fase, ligar a alimentação e voilá, já consigo ver os amperes e watts e voltagens:
Já carreguei no máximo que consegui e o carro debita 28A medidos no sensor de corrente. As tomadas CEE 32A monofasicas ficam demasiado quentes para o meu gosto, suspeito que seja o encaixe o fio que esteja a causar aquecimento desnecessário. É um encaixe rápido, acho que deviam ter aperto por parafuso, como é na ficha trifásica 32A.
- Gosto do desafio
- Necessito uma solução customizada com 2 pontos de carga, um dentro da garagem onde o Leaf mal cabe de tão grande que é e outro ponto na rampa de acesso à mesma que é onde habitualmente fica.
- Carregar a 32A
- Fica mais barato
O EVSE tem por base o openEVSE - https://code.google.com/p/open-evse/. Depois de pesquisar online mandei vir o minimo possivel da loja do OpenEVSE e ao mesmo tempo que não me deixasse pendurado com uma segunda compra no mesmo site - escolhi o DIY starter Kit (http://openevse-store.myshopify.com/col ... tarter-kit)
mais o sensor de corrente (http://openevse-store.myshopify.com/pro ... ransformer). A encomenda passou pela alfandega onde pagou as respetivas taxas aduaneiras. Os relés mandei vir do EBAY e a ficha J1772 comprei-a por cá numa boa oportunidade que o RJSC ofereceu. O restante material foi comprado em várias lojas em Coimbra, sem nenhum desconto de "amigo".
Orçamento
Para já, eis a lista de material provisorio:
Falta:
- instalar o tubo de descarga de gás
- caixa externa para deixar a extensão J1772
- instalar o EVSE na garagem
- + um conjunto de tomadas trifásicas
- 1 Disjuntor de 40A
OpenEVSE
Montar o OpenEVSE é muito fácil, basta seguir estes guias:
- OpenEVSE site -> Wiki -> Product Information - Build Guides, ou
- https://code.google.com/p/open-evse/wik ... _Plus_spec + https://code.google.com/p/open-evse/wik ... SE_DIY_30A
- para o LCD - https://code.google.com/p/open-evse/wik ... Y_LCD_spec
Recomendo vivamente que coloquem suportes para os integrados para os poder tirar e por sem problemas. Eu coloquei apenas no uP principal.
Depois de tudo soldado, liguei o evse e fui navegando pelos menus e aprendendo que funções podem ser alteradas. Aqui a carregar a 80A...era bom
O EVSE faz um teste para saber em que modo se encontra, como temos uma fase e um neutro, ele assume erradamente o modo L1. Podemos alterar esse parâmetro no menu para modo L2. Quase todos os testes de segurança podem ser desativados.
Uma alterção que fiz em relação ao original foi em vez de ter um relé para a fase e outro para o neutro, usei os dois relés em paralelo apenas na fase para garantir melhor comportamento a 32A. Não quero arriscar e o ponto mais fraco do sistema parece sem duvida os relés e aqueles conetores que são mesmo pequenos!
Extensão J1772
A ficha J1772 de 32A da Dostar tem uns parafusos interessantes, os de fora, apesar de diferentes, são fáceis de encontrar. Os de dentro da ficha são triangulares, mas a chave de fendas busca-polos que se vende no Leroy da marca Stanley isolada tem o tamanho ideal para desaparafusar a ficha sem qualquer problema
O Circuito de proximidade é tão só um circuito com um interruptor e duas resistências que vêm incluidas na ficha. Esta configuração permite dar 2 leituras distintas de tensão dependendo se o botão está é não pressionado. Assim é possivel parar a carga antes de remover a ficha.
eis como ficou a extensão:
Nada de mennekes na outra ponta senão ia à falencia. A trifásica industrial de 32A é perfeitissiiiiima!! Fase - Neutro - Terra - Piloto. Parece que foi feita para isto. Só assim é possivel derivar o outro ponto de carregamento que necessito dentro da garagem sem ter que vender o carro para comprar as fichas.
Caixa
A Caixa que comprei é bastante desfogada, dá para fazer as coisas à larga. Tive que abrir o furo para o LCD e para o botão:
Depois disso foi juntar as peças todas:
Aqui dá para ver a derivação da fase em 2 fichas para os relés, que estão em paralelo. A falta do tipico fusivel é para ser colmatado com um disjuntor de 40A
UPDATE - 26/Ago/2014
Alterei o EVSE todo, como contrui um segundo com o objetivo de o fazer portátil e o mais robusto possivel, removi os componentes secundários que não são precisos neste - fonte de alimentação embebida, ciruito GFCI e deteção de Relés.
Entretanto duvidei dos relés, mesmo com 2 em paralelo achei que não seriam capazes de manter 30A durante 4horas no pior cenário, por isso mandei vir um Relé de 80A do ebay, e já que estava com a mão na massa um medidor de energia para kitar o evse.
Quando recebi o Relé, fiquei bastante impressionado com o tamanho e com os contactos, parece-me que vai funcionar sem problemas a 30A ( a 80A já duvido um bocado...)
tudo montado ficou assim:
Quando tirei a foto de cima não tinha o sensor de corrente instalado, mas foi uma questão de o colocar na fase, ligar a alimentação e voilá, já consigo ver os amperes e watts e voltagens:
Já carreguei no máximo que consegui e o carro debita 28A medidos no sensor de corrente. As tomadas CEE 32A monofasicas ficam demasiado quentes para o meu gosto, suspeito que seja o encaixe o fio que esteja a causar aquecimento desnecessário. É um encaixe rápido, acho que deviam ter aperto por parafuso, como é na ficha trifásica 32A.
Última edição por Apr em 26 ago 2014, 23:28, editado 2 vezes no total.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: DIY EVSE
Obrigado pela partilha Apr.
Ficamos gratos.
Ficamos gratos.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: DIY EVSE
Ui! Que perigo!
Se alguém liga a CEE trifásica numa tomada trifásica rebenta-te com o carro!
Ficam 400V no piloto... E entre fase e neutro...
Eu pensei nisso mas teria que ser uma ficha que não encaixasse em tomadas de energia.
Se alguém liga a CEE trifásica numa tomada trifásica rebenta-te com o carro!
Ficam 400V no piloto... E entre fase e neutro...
Eu pensei nisso mas teria que ser uma ficha que não encaixasse em tomadas de energia.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2479
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: DIY EVSE
calma... primeiro são fichas raras que não estão disponíveis de qualquer maneira, depois não tenho nem vou ter trifásico, nem fichas dessas cá em casa, nem o EVSE é portátil. Não estou a ver onde possa haver qualquer tipo de perigo. Essa possibilidade existe, é certo, mas a probabilidade de acontecer na minha situação tende para zero. E por fim, se por acaso passar a ver/ter perto fichas dessas sempre se desfaz em 2 minutos e se muda de tomada para outra.RJSC Escreveu:Ui! Que perigo!
Se alguém liga a CEE trifásica numa tomada trifásica rebenta-te com o carro!
Ficam 400V no piloto... E entre fase e neutro...
Eu pensei nisso mas teria que ser uma ficha que não encaixasse em tomadas de energia.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3043
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: DIY EVSE
Tinha pensado montar um para fornecer apenas 6 Amp. Mas como estou reformado e posso controlar as minhas cargas lentamente, descobri que injectando o A/C
na entrada do interruptor enquanto carrego com o chicote da avó ( 10 Amp. ) a corrente de carga da bateria anda lá perto ( ás vezes até menos ), demora é quase
o dobro do tempo, e tem a vantagem de me ir arrefecendo a bateria á média de 1º C por hora , mais coisa menos coisa.
O A/C é retirado da saída junto á janela do pendura, com as outras saídas todas fechadas e colocado nos 16º com o máximo de ventilação.
na entrada do interruptor enquanto carrego com o chicote da avó ( 10 Amp. ) a corrente de carga da bateria anda lá perto ( ás vezes até menos ), demora é quase
o dobro do tempo, e tem a vantagem de me ir arrefecendo a bateria á média de 1º C por hora , mais coisa menos coisa.
O A/C é retirado da saída junto á janela do pendura, com as outras saídas todas fechadas e colocado nos 16º com o máximo de ventilação.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: DIY EVSE
Tenho a impressão que somos os únicos no mundo com esta prática de arrefecer artificalmente o pack.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2479
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: DIY EVSE
Com um EVSE a carregar a 6A e a bombar frio praticamente não carregava....
acho que não fazia sentido, fica mais barato comprar um AC portátil daqueles antigos não inverter (e mais eficiente) que ninguém quer e mete-lo a fazer frio, e carregar com o EVSE original a 16A. E quando parar o carregamento não tem que necessariamente parar o A/C.
Para mim, carga é ao máximo que se conseguir, ando traumatizado com as cargas que faço limitadas a 10A há meses por causa do EVSE da Nissan e da falta de manutenção dos postos da mobi.e.
acho que não fazia sentido, fica mais barato comprar um AC portátil daqueles antigos não inverter (e mais eficiente) que ninguém quer e mete-lo a fazer frio, e carregar com o EVSE original a 16A. E quando parar o carregamento não tem que necessariamente parar o A/C.
Para mim, carga é ao máximo que se conseguir, ando traumatizado com as cargas que faço limitadas a 10A há meses por causa do EVSE da Nissan e da falta de manutenção dos postos da mobi.e.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2479
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: DIY EVSE
Alguns add-ons encomendados para colocar no meu EVSE:
Rele de 80A:
http://www.ebay.com/itm/12VDC-80A-DPDT- ... OU:US:1120
Contador de energia com CT:
http://www.ebay.com/itm/AC-100A-Digital ... OC:US:1120
Um evse de casa sem medidor de energia é como um jardim sem flores...
Rele de 80A:
http://www.ebay.com/itm/12VDC-80A-DPDT- ... OU:US:1120
Contador de energia com CT:
http://www.ebay.com/itm/AC-100A-Digital ... OC:US:1120
Um evse de casa sem medidor de energia é como um jardim sem flores...
Última edição por Apr em 23 jul 2014, 23:56, editado 1 vez no total.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: DIY EVSE
Link do relé?
Também vou ter que fazer alguns para 32A provavelmente...
Não te esqueças do tubo de descarga de gás e de uma bobina entre os varístores e o tubo de escarga de gás...
Os varístores atuam rápido mas não conseguem desviar toda a energia de uma descarga atmosférica sem rebentarem.
A bobina assegura que numa elevação rápida de tensão esta será maior antes da bobina e do ado do tubo de descarga que nos varístores, ionizando o gás e começando a descarga para a terra.
Também vou ter que fazer alguns para 32A provavelmente...
Não te esqueças do tubo de descarga de gás e de uma bobina entre os varístores e o tubo de escarga de gás...
Os varístores atuam rápido mas não conseguem desviar toda a energia de uma descarga atmosférica sem rebentarem.
A bobina assegura que numa elevação rápida de tensão esta será maior antes da bobina e do ado do tubo de descarga que nos varístores, ionizando o gás e começando a descarga para a terra.