DIY EVSE

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DIY EVSE

Mensagem por LuisG » 13 set 2017, 12:55

...e agora com reconhecimento facial é um must! :lol:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIY EVSE

Mensagem por RJSC » 13 set 2017, 14:01

cacoila Escreveu: Já agora, com aquelas fichas a ligar à Mennekes ou ao EVSE corres o risco de te levarem o EVSE enquanto carrega, ou tem mais alguma protecção que não estou a ver?
Se utilizares o evse num sítio que não confies podes passar os 2 fios na argola de um aloquete. Depois só levam alguma coisa se cortarem o cabo.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DIY EVSE

Mensagem por cacoila » 13 set 2017, 16:00

Apr Escreveu:Olha que estás enganado, quando havia mobi-e em Coimbra carregava o carro nos postos a 16A fixo e em casa a 28A com regulação automática sem fazer rigorosamente nada, só ligar a ficha. E é flexivel, podes ou não guardar a seleção de amperes entre sessões de caga ou ligar o EVSE com uma determinada parametrização dependendo das condições do WiFi, casa/trabalho/fora de casa. Tudo isto para não ter que andar sempre a alterar os amperres.

Não há soluções perfeitas, contar piscar de LEDS (simpleEVSE) ou navegar nos menus de um LCD (OpenEVSE) são operações bem mais entediantes do que sacar do telemóvel em grande estilo, ligar ao EVSE, passar a mão pelo cabelo com ar confiante e enquanto deixas o carro totalmente submisso às ordens do teu dedo, lanças um sorriso em camera lenta para evidenciar o dente de ouro...ui! elas ficam caidinhas... 8-)
A minha ideia inicial era ter um botão de 3 posições para 3 potencias de carga, ou um botão de pressão para alternar entre as potencias pré definidas com algum tipo de feedback (leds ou algo assim). Eu percebo que o colaborativo seja extremamente parameterizavel, mas para mim que não tenho Wifi na garagem ele não a ia reconhecer (digo eu) como "Casa", logo "perdia" parte da sua automação, enfim, pode ser uma hipótese mas não me parece a mais prática nos cenários em que eu o vou usar.
RJSC Escreveu:Se utilizares o evse num sítio que não confies podes passar os 2 fios na argola de um aloquete. Depois só levam alguma coisa se cortarem o cabo.
Bem lembrado... Começo a gostar mesmo muito dessa solução.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DIY EVSE

Mensagem por Fil » 13 set 2017, 17:48

cacoila Escreveu:
Apr Escreveu:Olha que estás enganado, quando havia mobi-e em Coimbra carregava o carro nos postos a 16A fixo e em casa a 28A com regulação automática sem fazer rigorosamente nada, só ligar a ficha. E é flexivel, podes ou não guardar a seleção de amperes entre sessões de caga ou ligar o EVSE com uma determinada parametrização dependendo das condições do WiFi, casa/trabalho/fora de casa. Tudo isto para não ter que andar sempre a alterar os amperres.

Não há soluções perfeitas, contar piscar de LEDS (simpleEVSE) ou navegar nos menus de um LCD (OpenEVSE) são operações bem mais entediantes do que sacar do telemóvel em grande estilo, ligar ao EVSE, passar a mão pelo cabelo com ar confiante e enquanto deixas o carro totalmente submisso às ordens do teu dedo, lanças um sorriso em camera lenta para evidenciar o dente de ouro...ui! elas ficam caidinhas... 8-)
A minha ideia inicial era ter um botão de 3 posições para 3 potencias de carga, ou um botão de pressão para alternar entre as potencias pré definidas com algum tipo de feedback (leds ou algo assim). Eu percebo que o colaborativo seja extremamente parameterizavel, mas para mim que não tenho Wifi na garagem ele não a ia reconhecer (digo eu) como "Casa", logo "perdia" parte da sua automação, enfim, pode ser uma hipótese mas não me parece a mais prática nos cenários em que eu o vou usar.
RJSC Escreveu:Se utilizares o evse num sítio que não confies podes passar os 2 fios na argola de um aloquete. Depois só levam alguma coisa se cortarem o cabo.
Bem lembrado... Começo a gostar mesmo muito dessa solução.
Se a rede eléctrica da garagem é a mesma da casa, só não tem wifi se não quiser gastar 50€ numa powerline.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DIY EVSE

Mensagem por cacoila » 13 set 2017, 18:16

Mas não é... É do condomínio, e é uma cave onde não chega qualquer sinal wifi de qualquer vizinho.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIY EVSE

Mensagem por RJSC » 13 set 2017, 18:21

cacoila Escreveu:Mas não é... É do condomínio, e é uma cave onde não chega qualquer sinal wifi de qualquer vizinho.
Também há a solução de meter lá um NodeMCU / Wemos que custa uns 4€ a emitir um sinal wifi próprio apenas para sinalizar o EVSE. :roll:

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por Apr » 14 set 2017, 14:15

Por acaso o EVSE colaborativo também tem botão e LED RGB e roda ciclicamente entre 3 potencias pré-definidas, 10-16-32. Vou fazer esses valores configuráveis da pagina WEB, assim quem só tiver carregador até 16A pode configurar 6-10-16 ou outra combinação qualquer. 3 valores é suficiente ou acham que 4 ou 5 era melhor? Quantas mais opções houver mais chato é de usar e mais dificil é de interagir com o LED.

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: DIY EVSE

Mensagem por oops » 14 set 2017, 17:36

10 16 24 32
Ter um patamar entre os 16 e os 32 para mim era interessante. Senão é um salto muito grande.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DIY EVSE

Mensagem por Apr » 14 set 2017, 22:13

Ok oops, obrigado pelo feedback, posso tentar engendrar um esquema simples para rodar enrte 4 niveis predefinidos ( e configuráveis ) a cada toque de botão.

epa agora veio-se-me à memória que tinha arranjado um método simples que permitia configurar os amperes 2 a 2 com um botão e um led, vou tentar repescar isso. RJSC, lembras-te?

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”