Página 1 de 2

Carregar a 32A

Enviado: 14 nov 2014, 17:09
por Orlando
Viva Pessoal,
serve o presente tópico para darem informações sobre este tipo de carregamento.
Será que aquece muito? No LS aparece com carga lenta o Qc?
Se é de 32a....então cargamos 50% em 30 minutos?
Quem utiliza?

Re: Carregar a 32A

Enviado: 14 nov 2014, 17:18
por VETL
Se a 16A carrega 3,3Kw por hora, a 32A deve carregar 6,6Kw ou pouco mais.
Como é que carrega 50% em meia hora?

:?: :?: :?:

Re: Carregar a 32A

Enviado: 14 nov 2014, 17:20
por Orlando
Esquece, estava a pensar ns 65ah da baterias.....mas é 32a a 230v....foi a luz do burro que passou por aqui!!!

Re: Carregar a 32A

Enviado: 14 nov 2014, 17:30
por Apr
No LS QC são cargas no conetor ChaDeMo e cargas lentas na ficha J1772

o carregador de 6,6kW debita exatamente 6,6kW da tomada e o LS reporta 6.0kW de carga por isso:

em 30 minutos carrega 3Kwh
em 1 hora carrega 6kWh
em 2 horas carrega 12kWh
em 3 horas carrega 18kWh ou talvez um pouco menos

Mais lá para o final da carga a potencia de carregamento começa a baixar, quando tiver vagar e terminar o meu EVSE "interminável" deixo um gráfico de carregamento do Leaf Spy para ter ideia de quanto tempo demora até ao fim.

Re: Carregar a 32A

Enviado: 14 nov 2014, 19:05
por mrr
Eu uso e pela experiência que tenho de carregar a 30A não se nota grande diferença na temperatura, agora na velocidade de carregamento isso sim, é bem mais rápido :D .
È considerado uma carga Lenta.
Carrega a volta de 40-50km (depende do pé do condutor) por hora.

Posso dizer que já me deu e dá muito jeito o carregador de 6,6kw.
Há dias em que carrego até aos 80% durante o jantar e depois deixo-o arrefecer o pack até a hora de saída (manha do dia seguinte), fica bem fresquinho com estes dias frios...

Re: Carregar a 32A

Enviado: 14 nov 2014, 19:13
por Orlando
mrr Escreveu:Eu uso e pela experiência que tenho de carregar a 30A não se nota grande diferença na temperatura, agora na velocidade de carregamento isso sim, é bem mais rápido :D .
È considerado uma carga Lenta.
Carrega a volta de 40-50km (depende do pé do condutor) por hora.

Posso dizer que já me deu e dá muito jeito o carregador de 6,6kw.
Há dias em que carrego até aos 80% durante o jantar e depois deixo-o arrefecer o pack até a hora de saída (manha do dia seguinte), fica bem fresquinho com estes dias frios...
Carregas em casa? Que aparelho usas?
Notas um aumento nos ah qdo carregas a 32a...já que qdo se faz o mesmo num PCR, os ah tb aumentam!?

Re: Carregar a 32A

Enviado: 14 nov 2014, 19:17
por VETL
Orlando Escreveu:...já que qdo se faz o mesmo num PCR, os ah tb aumentam!?
Não é verdade.
Ou melhor, pode não ser verdade.
Embora isso possa ocorrer na maioria das vezes, penso que depende de quanto enganado anda o carro no seu cálculo da capacidade.
Por exemplo, eu perdi a 12.ª barra precisamente no final de um carregamento rápido, (nessa altura ele fez um recálculo para baixo)...

Re: Carregar a 32A

Enviado: 14 nov 2014, 19:35
por Orlando
VETL Escreveu:
Orlando Escreveu:...já que qdo se faz o mesmo num PCR, os ah tb aumentam!?
Não é verdade.
Ou melhor, pode não ser verdade.
Embora isso possa ocorrer na maioria das vezes, penso que depende de quanto enganado anda o carro no seu cálculo da capacidade.
Por exemplo, eu perdi a 12.ª barra precisamente no final de um carregamento rápido, (nessa altura ele fez um recálculo para baixo)...
Eu ganhei 0,25 num PCR.....

Por causa dessa tal wallbox, o da EDP deve dar para isso tb...pena serem 750+iva....

Re: Carregar a 32A

Enviado: 15 nov 2014, 01:22
por Apr
Para por as potencias que as celulas estão sujeitas durante uma carga em perspectiva eis um gráfico de um carregamento meu num posto de carregamento rápido e duas linhas toscas de hipoteticos carregamentos a 3,3kW e a 6,6kW. Linhas azuis.

Imagem

Mesmo a 6,6kW a linha está cá bem no fundo.

Re: Carregar a 32A

Enviado: 17 nov 2014, 00:28
por Apr
E agora dados reais de um carregamento feito hoje antes de almoço.


Imagem


SOC: dos 49,5% aos 97,3% (alterei a escala para ampliar a variação da temperatura)
Temp: dos 12,6º aos 16,7º
duração: 1:57 (não deixei carregar até terminar)

è aos ~93,7% de SOC que a potencia começa a diminuir para a fase final de carregamento.


Nota: Estes valores de % são o SOC real do carro (que aparece no Leaf Spy) e não o que aparece no dashboard do carro.