DIY EVSE com o SimpleEVSE
- alexmol
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- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
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DIY EVSE com o SimpleEVSE
Estação/Cabo para carregamento de veículos eléctricos com tomada J1772
Características:
Para ligação a uma tomada 230VAC normal (tipo Schuko)
Compatível com Veículos Eléctricos ou Plug-In com tomada J1772 (Nissan Leaf, Renaul Fluence ZE e Kangoo ZE, Toyota Prius Plug-In, Mitsubishi i-Miev e Outlander PHEV, Oper Ampera, etc.)
Carregamento a 6, 10 ou 16A
Protecção diferencial
Inibição remota do carregamento (por exemplo para sistemas fotovoltaicos)
Para o coração da máquina optei pelo SimpleEVSE, vendido pela EV-Power.eu, que ficou em 90€
Este circuito inclui a geração do sinal PWM para o Control Pilot, com possibilidade de escolha da corrente máxima, detecção de EV a pedir carga e controlo do contactor principal.
O cabo com 5m e ficha J1772 já com o circuito de Proximity Pilot incorporado encomendei à evconnectors.com, ficando em 194€.
Para a caixa comprei um quadro eléctrico de exterior (à prova de chuva) de 6 módulos, na mesma compra adquiri também um interruptor diferencial 40A com sensibilidade 30mA e um contactor bipolar de 25A. Gastei mais 77€.
O resto do material necessário estimo que custará cerca de 40€.
O total despendido ficou então em cerca de 400€ o que representa uma poupança de 250€ face à opção de comprar já feito. Além disso este cabo/wallbox permite-me adicionar uma funcionalidade que os de compra não têm, interromper o carregamento por meio de um sinal externo.
Este sinal externo pode vir de um relógio, de um deslastrador, de um comando remoto, de um sistema fotovoltaico, etc.
Eis o esquema (clicar para ver em tamanho grande)
O esquema pode facilmente ser adaptado para 32A, basta substituir o disjuntor, diferencial e contactor por modelos de 40A e o cabo da ficha J1772 ser também para 32A. Não será difícil também adaptar o esquema para carga trifásica e ficha Menekkes.
Se não for necessária a inibição remota o conjunto K3+D2+R9+R10+C1 não é necessário.
O aspecto do interior da montagem (clicar para ver em tamanho grande)
A placa SimpleEVSE encontra-se colada a um borne que está a servir de suporte à mesma.
O relé K2 foi envolvido em manga termo-retráctil e colado à caixa.
O conjunto K3 e restantes componentes da inibição remota foram também envolvidos em manga termo-retráctil.
O aspecto final da montagem
Características:
Para ligação a uma tomada 230VAC normal (tipo Schuko)
Compatível com Veículos Eléctricos ou Plug-In com tomada J1772 (Nissan Leaf, Renaul Fluence ZE e Kangoo ZE, Toyota Prius Plug-In, Mitsubishi i-Miev e Outlander PHEV, Oper Ampera, etc.)
Carregamento a 6, 10 ou 16A
Protecção diferencial
Inibição remota do carregamento (por exemplo para sistemas fotovoltaicos)
Para o coração da máquina optei pelo SimpleEVSE, vendido pela EV-Power.eu, que ficou em 90€
Este circuito inclui a geração do sinal PWM para o Control Pilot, com possibilidade de escolha da corrente máxima, detecção de EV a pedir carga e controlo do contactor principal.
O cabo com 5m e ficha J1772 já com o circuito de Proximity Pilot incorporado encomendei à evconnectors.com, ficando em 194€.
Para a caixa comprei um quadro eléctrico de exterior (à prova de chuva) de 6 módulos, na mesma compra adquiri também um interruptor diferencial 40A com sensibilidade 30mA e um contactor bipolar de 25A. Gastei mais 77€.
O resto do material necessário estimo que custará cerca de 40€.
O total despendido ficou então em cerca de 400€ o que representa uma poupança de 250€ face à opção de comprar já feito. Além disso este cabo/wallbox permite-me adicionar uma funcionalidade que os de compra não têm, interromper o carregamento por meio de um sinal externo.
Este sinal externo pode vir de um relógio, de um deslastrador, de um comando remoto, de um sistema fotovoltaico, etc.
Eis o esquema (clicar para ver em tamanho grande)
O esquema pode facilmente ser adaptado para 32A, basta substituir o disjuntor, diferencial e contactor por modelos de 40A e o cabo da ficha J1772 ser também para 32A. Não será difícil também adaptar o esquema para carga trifásica e ficha Menekkes.
Se não for necessária a inibição remota o conjunto K3+D2+R9+R10+C1 não é necessário.
O aspecto do interior da montagem (clicar para ver em tamanho grande)
A placa SimpleEVSE encontra-se colada a um borne que está a servir de suporte à mesma.
O relé K2 foi envolvido em manga termo-retráctil e colado à caixa.
O conjunto K3 e restantes componentes da inibição remota foram também envolvidos em manga termo-retráctil.
O aspecto final da montagem
- alexmol
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Re: DIY EVSE com o SimpleEVSE
Fez agora 1 mês de funcionamento, com cargas diárias, sem problemas!
No carregamento a 16A é preciso testar primeiro se a ficha Schuko e tomada onde está ligada não aquecem demasiado.
(O ideal é usar uma ficha CEE monofásica 16A (azul) em vez da Schuko)
No carregamento a 16A é preciso testar primeiro se a ficha Schuko e tomada onde está ligada não aquecem demasiado.
(O ideal é usar uma ficha CEE monofásica 16A (azul) em vez da Schuko)
- Apr
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Re: DIY EVSE com o SimpleEVSE
Esta muito porreiro, a inibição está bem pensada, parabens pelo projeto!
- Filipe
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Re: DIY EVSE com o SimpleEVSE
Obrigado pelo belo trabalho apresentado, pena tenho que não fosse há 5 anos quando a Efacec me montou um na garagem quase cinco vezes mais caro.
Assim sendo, recomendo a todos os foristas interessados em ter uma estação própria em casa, a utilizarem esta, pois por comparação parece-me não ser
inferior, antes pelo contrário até mais fiável.
Assim sendo, recomendo a todos os foristas interessados em ter uma estação própria em casa, a utilizarem esta, pois por comparação parece-me não ser
inferior, antes pelo contrário até mais fiável.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
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- mjr
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Re: DIY EVSE com o SimpleEVSE
Eu tenho o simple EVSE dentro de uma ficha J1772 há quase 1 ano e não tive problema nenhum com ele. É usado todos os dias, muitas vezes fica ligado 12 horas por dia a carregar a 6A.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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-
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Re: DIY EVSE com o SimpleEVSE
Para a semana tenho este
https://evconnectors.com/portable-ev-ch ... estic-Plug
É caro mas...já está pago
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É caro mas...já está pago
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- pnunes
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Re: DIY EVSE com o SimpleEVSE
hummm!! a efacec já vendeu evse a 2000€???Filipe Escreveu:Obrigado pelo belo trabalho apresentado, pena tenho que não fosse há 5 anos quando a Efacec me montou um na garagem quase cinco vezes mais caro.
Assim sendo, recomendo a todos os foristas interessados em ter uma estação própria em casa, a utilizarem esta, pois por comparação parece-me não ser
inferior, antes pelo contrário até mais fiável.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
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Re: DIY EVSE com o SimpleEVSE
Acho que o calcanhar de aquiles deste EVSE é ser o SimpleEVSE. Ficava muuuito melhor o openEVSE. Eis a minha argumentação:
- não ha problemas de espaço fisico
- optando por componentes normais podes assumir que nunca vais precisar de comprar mais nenhum. O que avaria sao os componentes que podem ser substituido individualmente.
- é um arduino e tem possibilidades infinitas - as vezes pode ser um inconveniente
- evitava o inibidor que apesar de ter sido feito de forma muito inteligente, podia ser programado diretamente no microprocessador
Esse SimpleEVSE está mesmo a pedir para ser posto num EVSE portatil, bem pequeno. Mas com um relé a sério!
- não ha problemas de espaço fisico
- optando por componentes normais podes assumir que nunca vais precisar de comprar mais nenhum. O que avaria sao os componentes que podem ser substituido individualmente.
- é um arduino e tem possibilidades infinitas - as vezes pode ser um inconveniente
- evitava o inibidor que apesar de ter sido feito de forma muito inteligente, podia ser programado diretamente no microprocessador
Esse SimpleEVSE está mesmo a pedir para ser posto num EVSE portatil, bem pequeno. Mas com um relé a sério!
- Filipe
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Re: DIY EVSE com o SimpleEVSE
( quase cinco vezes mais caro )pnunes Escreveu:hummm!! a efacec já vendeu evse a 2000€???Filipe Escreveu:Obrigado pelo belo trabalho apresentado, pena tenho que não fosse há 5 anos quando a Efacec me montou um na garagem quase cinco vezes mais caro.
Assim sendo, recomendo a todos os foristas interessados em ter uma estação própria em casa, a utilizarem esta, pois por comparação parece-me não ser
inferior, antes pelo contrário até mais fiável.
Vou ver se encontro a factura respectiva de mil setecentos e qualquer coisa, já lá vão quase 5 anitos.
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- Filipe
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Re: DIY EVSE com o SimpleEVSE
rdias Escreveu:Eu gostava é que alguém fizesse um tipo Elpa charger ( 22 kW ) portátil com menekes fêmea e com todos osadaptadores possíveis para Portugal a um preço justo para ambas as partes... Isso sim serviria para qualquer VE e para sempre....
Palpita-me que estás a mandar uma indirecta para o alexmol.
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