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Pior deixar a bateria cheia ou vazia?

Enviado: 06 abr 2015, 08:46
por alexmol
Assumindo as mesmas condições de temperatura e carga, num cenário de utilização diária de 40% de SOC, qual das seguintes estratégias é mais saudável para a bateria:

1. Carregar entre 40 e 80%
2. Carregar entre 10 e 50%

Pergunta lateral: se o bms garante que nenhuma célula vai abaixo da tensão mínima qual é o problema de levar regularmente (mas não manter por mais que algumas horas) o soc a 10% ?

Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?

Enviado: 06 abr 2015, 08:51
por VETL
Não sei qual a razão, mas tenho ideia que as baterias li, quer sejam de carros, telemóveis, portáteis, etc, são armazenadas a cerca de 50% SOC entre a fábrica e o utilizador final.
Se a minha percepção for real, deve querer dizer alguma coisa...

Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?

Enviado: 06 abr 2015, 10:34
por Apr
10% é um valor muito baixo, no caso do leaf, acho que ronda já no campo de bateria muito fraca. Descarregando tanto potencia o desbalanceamento entre células que depois pode ser dificil de equalizar.

Para alem disso é um cenário com folga zero, mas já é um argumento não tão tecnico.

Eu dou preferencia ao cenário do copo meio cheio.

Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?

Enviado: 06 abr 2015, 11:10
por mjr
Para uma utilização regular, carregando todos os dias, 10-50% é melhor que 40-80%. Em qualquer dos casos convém carregar a 100% umas duas vezes por mês para manter o pack equilibrado. Eu preferia 20-60% pois permite alguma reserva de capacidade para os imprevistos.

A razão pela qual se guarda a 50% de SOC as baterias é para evitar que com a auto-descarga ao longo dos meses alguma célula possa chegar a uma tensão perigosa (menos de 2V). a 50% permite estar com segurança muito mais tempo do que a 10%, por exemplo.

Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?

Enviado: 06 abr 2015, 11:34
por alexmol
Apr Escreveu:Descarregando tanto potencia o desbalanceamento entre células que depois pode ser dificil de equalizar.
Existe alguma evidência técnica que um ciclo 10-50% provoque maior desbalanceamento de células que um ciclo 40-80% ?

Corrijam-me se estiver errado mas penso que o Leaf só efectua o balanceamento de células numa carga a 100%.

Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?

Enviado: 06 abr 2015, 11:39
por alexmol
mjr Escreveu:Para uma utilização regular, carregando todos os dias, 10-50% é melhor que 40-80%. Em qualquer dos casos convém carregar a 100% umas duas vezes por mês para manter o pack equilibrado.
Estou incliando a concordar com o mjr, do ponto de vista técnico parece-me certo.

Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?

Enviado: 07 abr 2015, 00:07
por Apr
alexmol Escreveu:
Apr Escreveu:Descarregando tanto potencia o desbalanceamento entre células que depois pode ser dificil de equalizar.
Existe alguma evidência técnica que um ciclo 10-50% provoque maior desbalanceamento de células que um ciclo 40-80% ?

Corrijam-me se estiver errado mas penso que o Leaf só efectua o balanceamento de células numa carga a 100%.

Tenho apenas os dados do LeafSpy do meu carro. São 8 meses de dados recolhidos sempre que posso. compilei esta tabela para ver o que referi:

Código: Selecionar todos

+-------------------+---------------+-------------+
|        SOC        | AVG(CPmVDiff) |   Samples   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   10% <SOC< 15%   |      128.9167 |     456     |
+-------------------+---------------+-------------+
|   15% <SOC< 20%   |       39.1316 |     3229    |
+-------------------+---------------+-------------+
|   20% <SOC< 25%   |       24.0031 |     4236    |
+-------------------+---------------+-------------+
|   25% <SOC< 30%   |       25.7253 |     6639    |
+-------------------+---------------+-------------+
|   30% <SOC< 35%   |       24.3798 |     10493   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   35% <SOC< 40%   |       21.3997 |     11087   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   40% <SOC< 45%   |       17.9136 |     11678   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   45% <SOC< 50%   |       16.6583 |     13818   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   50% <SOC< 55%   |       15.4062 |     18473   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   55% <SOC< 60%   |       14.7734 |     21234   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   60% <SOC< 65%   |       14.3432 |     23939   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   65% <SOC< 70%   |       13.9981 |     21333   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   70% <SOC< 75%   |       13.7670 |     21139   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   75% <SOC< 80%   |       13.9607 |     22929   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   80% <SOC< 85%   |       18.6079 |     17379   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   85% <SOC< 90%   |       17.5139 |     13856   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   90% <SOC< 95%   |       15.6850 |     11319   |
+-------------------+---------------+-------------+
|   95% <SOC< 98%   |       18.2539 |     20022   |
+-------------------+---------------+-------------+
SOC - State of Charge
AVG(CPmVDiff) - Média da diferença entre célula mais fraca e célula mais forte
Samples   - Numero de amostras


Podes ver claramente que a SOC's baixas o desbalanceamento é maior. E as minhas amostras a SOC baixa foram feitas a andar muito devagar.

Acho que tudo depende de como o BMS atua no balanceamento das células. Eu nunca fiz esse ciclo de 10% - 50% logo não consigo dizer se a diferença se agrava.

Mas o que o mjr diz também me parece mais acertado, já que é consensual que a bateria de lithium dura mais a SOC's menores. Ajusta-se o intervalo para ser a partir dos 20% e fazem-se cargas a 100% ocasionais para eliminar eventuais desbalanceamentos.

Só uma nota para os mais atentos, o numero de amostras de SOC's elevadas deve-se ao facto de o leaf spy ficar ligado após a carga a recolher amostras a cada 4 segundos, e não o facto de deixar o carro a 100% durante muito tempo.


Sabes como funciona o BMS do fluence no balanceamento das células?

Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?

Enviado: 07 abr 2015, 08:11
por alexmol
Ainda não tenho o meu "FluenceSpy" pronto :geek: mas penso que não será muito diferente do Leaf pois as células individuais são iguais e penso que o pack é fabricado no mesmo sitio, no entanto ainda não me apercebi, em mês e meio de utilização com mais de 20 cargas a 100%, que ele tenha ficado a fazer balanceamento.

Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?

Enviado: 07 abr 2015, 09:26
por mjr
No Leaf a única maneira de saber se ele está a equilibrar as células é com o Leaf Spy.

Apr, é normal que a SOCs baixos a diferença entre as células seja superior. O desequilíbrio é o mesmo a nível de SOC mas devido à característica da curva de descarga das células, a SOC baixos 5% de desequilíbrio podem significar facilmente 100-200mV de diferença entre duas células, enquanto que com SOCs acima de 20% esse mesmo desequilíbrio de 5% já só equivale a 20-30mV.

Re: Pior deixar a bateria cheia ou vazia?

Enviado: 07 abr 2015, 09:45
por Apr
Estou a perceber, então quer dizer que operando dentro dos limites das células e que o carro assim obriga, a única forma de desbalancear o pack é esforçá-lo com cargas/descargas grandes. Esse desbalanceamento que é independente do SOC é "revelado" quando este último é mais baixo.