Página 1 de 1

Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Enviado: 04 mai 2016, 14:11
por Brunus
Já pesquisei aqui no forum mas não encontrei nada de suficientemente esclarecedor, por isso pergunto aos veteranos nas matérias do Leaf.

Basicamente pretendo saber qual o intervalo de temperaturas ideal (no sentido de não existirem danos) para as células dos Leaf MK2.

Pretendo saber porque a minha Vectrix foi convertida para Litio com este tipo de células, e ontem (3/5) a temperatura máxima ultrapassou os 30º.
Apesar de ter deixado a mota à sombra o dia todo, e de manhã ter saído com ela da garagem com temperaturas na baterias entre os 18º e 19º, ao fim da tarde ao chegar à mota para ir para casa a temperatura das mesmas era já de 27º a 28º!
Quando cheguei a casa, 11km depois, já marcava 30º a 31º! :o
O que me vale é a garagem é fresca...

Não sei até que ponto as temperaturas de ontem podem ou não ser prejudiciais para estas células.

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Enviado: 04 mai 2016, 14:20
por mjr
Basicamente quanto mais alta a temperatura mais rápida é a degradação. Não há um número mágico, mas é aceite que acima dos 30C a velocidade de degradação começa a ser demasiada. Para temperaturas baixas o único problema é a carga, que pode depositar lítio puro nos elétrodos. A BMS do Leaf protege contra isso.

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Enviado: 04 mai 2016, 15:28
por Brunus
mjr Escreveu:Basicamente quanto mais alta a temperatura mais rápida é a degradação. Não há um número mágico, mas é aceite que acima dos 30C a velocidade de degradação começa a ser demasiada. Para temperaturas baixas o único problema é a carga, que pode depositar lítio puro nos elétrodos. A BMS do Leaf protege contra isso.
Ou seja, evitar temperaturas acima dos 30C. Vai ser difícil com mais dias como os de ontem.
MRider Escreveu:A vectrix não tem sistema de arrefecimento para a nimh. Não se pode adaptar?
Tem por ar. Basicamente tens umas ventoinhas que puxam ar do exterior para dentro da caixa da bateria. Mas só trabalham com a mota ligada na ignição (e desengatada neste caso) ou à tomada.
Tiveram que ser removidas por questões de espaço, no entanto a entrada de ar mantém-se, mas só com a mota em andamento é que ocorre circulação de ar para a bateria.
Mas se o ar cá fora já está mais quente que a bateria...:?

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Enviado: 04 mai 2016, 15:41
por BrunoAlves
Brunus Escreveu:Mas se o ar cá fora já está mais quente que a bateria...:?
Isto preocupa-me de facto. Há dias que mesmo à sombra até custa estar parado, nesses dias vamos "encostar" o carro? Provavelmente não e será como tiver de ser...

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Enviado: 04 mai 2016, 17:53
por Orlando
margarett Escreveu:
Brunus Escreveu:Mas se o ar cá fora já está mais quente que a bateria...:?
Isto preocupa-me de facto. Há dias que mesmo à sombra até custa estar parado, nesses dias vamos "encostar" o carro? Provavelmente não e será como tiver de ser...
Nesses dias devem:
- estacionar à sombra
- caso não haha sombra, num lugar que esteve à sombra pelo menos durante a manhã
- Não deixar o carro carregado a 100% com essas temperaturas, nem descarregar abaixo dos 20%

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Enviado: 04 mai 2016, 22:33
por RNM
Cheio de sorte, ontem cheguei a casa com as baterias a 41.5º C

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Enviado: 04 mai 2016, 22:43
por pnunes
É a vida. Quantos CI vemos encostados nas estradas por terem sobreaquecido por razões várias?? Muitos!!!.. Muitas juntas de colaca quimadas, muitos motores pifados...

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Enviado: 04 mai 2016, 22:53
por RNM
Brunus, vê a info do slide 18. Não é especifico sobre as baterias do MK2 mas é uma boa representação gráfica sobre o aumento de degração das baterias de litio com a temperatura.
http://www.allenergyhq.com.au/wp-conten ... ung-PP.pdf

Re: Intervalo de temperatura ideal para baterias MK2

Enviado: 05 mai 2016, 13:43
por Brunus
RNM Escreveu:Brunus, vê a info do slide 18. Não é especifico sobre as baterias do MK2 mas é uma boa representação gráfica sobre o aumento de degração das baterias de litio com a temperatura.
http://www.allenergyhq.com.au/wp-conten ... ung-PP.pdf
Fixe! Obrigado. 8-)