Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por RNM » 19 jul 2017, 19:51

Umas centenas de horas.
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por VETL » 19 jul 2017, 20:17

E tem que ser mesmo carregado a 100%, ou bastará que as células tenham mais de uma determinada tensão?
Questiono isto porque no mk1, basta deixar repousar o menino um pouco, com a tensão da célula mais fraca nos 4v para ele recalcular corretamente quais as células a descarregar...
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por mjr » 19 jul 2017, 21:14

Para equilibrar corretamente tem de ser a 100%. Aliás, penso que o problema do Leaf (pelo menos nos mk1) é o facto de calcular quais as células a descarregar sem a bateria estar a 100%, bastando que haja uma célula com mais de 4,000V. No meu carro isso desequilibrou as células 2 e 4, que precisaram de centenas de horas para ficar OK.
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por VETL » 20 jul 2017, 01:23

Pois no meu é claramente ao contrário.
Se deixar repousar a 100%, ele descarrega as mais fracas e desequilibra ainda mais o pack.
Já cá mostrei que deixando repousar nos 4v apenas, cheguei à zona do joelho com 7 a 9mv de diferenças.
Vocês dizem todos que não, mas para mim, as células mais fracas são as que apresentam tensão mais elevada quando sujeitas a 100% de carga. Nos vossos pode não acontecer, mas no meu isso é claro como água.
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por mjr » 21 jul 2017, 00:03

Nesse caso fica equilibrado por baixo mas desequilibrado por cima, o que vai dar ao mesmo ao nível de aproveitamento do pack. Qual é a diferença de tensão quando a 100%?
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por VETL » 21 jul 2017, 00:39

mjr Escreveu:Nesse caso fica equilibrado por baixo mas desequilibrado por cima, o que vai dar ao mesmo ao nível de aproveitamento do pack. Qual é a diferença de tensão quando a 100%?
Não, não é isso.
A diferença de tensão a 100% é pouca (15 a 25mV), mas a suficiente para ele calcular a descarga da célula mais fraca. A 100% SOC depois de algum repouso, esse "patinho feio" ficava com tensão ligeiramente superior e o algoritmo mandava-a descarregar naturalmente.
O equilíbrio que falo é apenas até à zona do joelho. Daí para baixo é o descalabro normal/habitual que vejo em todos. É aí que se vêm quais as células mais fracas realmente.
A minha experiência começou aqui: viewtopic.php?f=56&t=3470&start=680#p32974
Os primeiros resultados começaram a aparecer imediatamente, aqui: viewtopic.php?f=56&t=3470&start=700#p33022
e aqui: viewtopic.php?f=56&t=3470&start=740#p33197
E passado algum tempo era este o resultado até à zona do joelho: viewtopic.php?f=56&t=3470&start=840#p46384

Tenho pena que ninguém dos mk2 tenha descoberto ou partilhado qual a fórmula de cálculo dos shunts a ativar. Foi graças ao mjr que descobriu/partilhou o funcionamento do algoritmo do mk1 que me foi possível delinear uma estratégia para equilibrar o pack do meu.
Ultimamente não tenho ligado nada a isso e anda à sorte. Mas há uns tempos deixei repousar nos 4,01v na célula mais fraca e quando voltei a ligar o carro a seguir, tinha os patinhos feios todos a azul e as outras a vermelho. Fiquei então com a certeza que quando quiser ou quando necessitar de equilibrar melhor o pack, será canja...
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Re: Cell Voltage Loss Inspection - Quem fez?

Mensagem por Erbium » 21 jul 2017, 11:15

RNM Escreveu:Umas centenas de horas.
Não precisam de ser seguidas.
Ok.
Então se carregar quando chego a casa a 100% e ficar à noite (quando está mais fresco) a 100% faz umas 8h isto todos os dias é boa ideia ou convém ser mais de seguida? Num mês daria à volta de 200h...
E depois sair de manhã pró trabalho se só gastar 5% é mau ele ficar parado com 95%? A esta percentagem já não faz balanceamento?

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