SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info relevant

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Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele

Mensagem por mjr » 01 set 2016, 09:43

Boa partilha RNM.

rdias, não deves ter visto com atenção. Eu diria antes temperatura, SOC máximo, DOD. O efeito do SOC máximo é muito claro, especialmente acima de 4,10V. Cuidado com as range charges no Model S/X. O efeito do DOD é diminuto quando o SOC máximo é de 90% ou menos.
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Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele

Mensagem por ICEM4N » 01 set 2016, 10:08

mjr Escreveu:Boa partilha RNM.

rdias, não deves ter visto com atenção. Eu diria antes temperatura, SOC máximo, DOD. O efeito do SOC máximo é muito claro, especialmente acima de 4,10V. Cuidado com as range charges no Model S/X. O efeito do DOD é diminuto quando o SOC máximo é de 90% ou menos.
As celulas do leaf a 100% estão com que voltagem?
No clone ficam a 4.1
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Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele

Mensagem por RNM » 01 set 2016, 10:39

Para um taxista: Ciclos, ciclos, ciclos...

ICEMAN, está na imagem, 4.2V.

Atenção: a info dos gráficos é relevante para baterias NMC, logo não é particularmente relevante para LMO da Nissan e/ou clones

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Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele

Mensagem por mjr » 01 set 2016, 10:41

4,11 no mk1, 4,12 no mk2. Não sei no de 30kW.h, deve ser igual. Mas a química é diferente desta (Li-Co vs LiMn).
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Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele

Mensagem por RNM » 01 set 2016, 10:57

mjr Escreveu:4,11 no mk1, 4,12 no mk2. Não sei no de 30kW.h, deve ser igual. Mas a química é diferente desta (Li-Co vs LiMn).
4.125 no mk2, 396V no pack

As quimicas acima são NMC, não LCO

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Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele

Mensagem por mjr » 01 set 2016, 11:21

OK, tens razão, a 26F é NMC. Então será mais comparável à química do de 30kW.h, até porque o joelho acontece mais pelos 3,4V tal como no de 30kW.h:

Imagem

Também explica porque razão a Nissan dá 8 anos de garantia. A 40C, sem ciclos, a degradação chega aos 70% em 14 anos.
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Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele

Mensagem por RNM » 01 set 2016, 11:32

mjr Escreveu:OK, tens razão, a 26F é NMC. Então será mais comparável à química do de 30kW.h, até porque o joelho acontece mais pelos 3,4V tal como no de 30kW.h:
Também explica porque razão a Nissan dá 8 anos de garantia. A 40C, sem ciclos, a degradação chega aos 70% em 14 anos.
Joelho pelos 3.4V? Tens mais info/links sobre isso?
Joelho a tensão diferente = química diferente (não basta trocar o electrólito)

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Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele

Mensagem por mjr » 01 set 2016, 11:39

Vê os DBs do VETL e do FullElectric com o Leaf de 30kW.h. Tem SOCs de 20% com tensões abaixo dos 3,5V, completamente diferente dos de 24kW.h. Não tenho gráficos de descarga das células nem um Leaf de 30kW.h para testar, mas bate certo com este gráfico de descarga da 26F.
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Re: SOC, Ciclos, temperatura, tempo e degradação - Info rele

Mensagem por VETL » 01 set 2016, 11:40

RNM Escreveu:...Joelho pelos 3.4V? Tens mais info/links sobre isso?
Sim, o joelho é claramente a tensões diferentes.
Se eu conseguisse ligar o LeafSpy no de 30kWh com o carro a carregar como faz naturalmente o meu mk1, já cá tinha posto um gráfico, não de descarga (porque não consigo consumos constantes a andar) mas de carga...
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