Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8647
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por mjr » 02 set 2019, 21:31

Tem aqui um estudo interessante sobre os efeitos do SOC e do DOD sobre a degradação de baterias:

https://res.mdpi.com/d_attachment/appls ... 825-v2.pdf

Imagem

Principais conclusões:

- SOCs elevados têm maior degradação.
- SOCs baixos (sim, mesmo abaixo de 10%) têm a menor degradação
- DOD menores têm menor degradação
- Temperaturas baixas têm menor degradação

Este estudo considera 100% como 4,15V e 0% como 2,8V. Abaixo de 2,8V a degradação começa a aumentar, segundo indicam noutros estudos. Como exemplo, no Leaf 40 o contactor abre pelos 3.0V, bem acima dos 2.8V.

Espero que isto sirva para acabar com a ideia que SOCs muito baixos aumentam a degradação, o que não corresponde de todo à verdade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
MRider
Proprietário Leaf
Mensagens: 1078
Registado: 07 fev 2014, 00:20
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por MRider » 03 set 2019, 01:14

Interessante. Mas então e a velha máxima " carregar sempre que possível " ou usar entre 20 e 80 %.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 902
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por Nonnus » 03 set 2019, 10:29

É natural que com o passar dos anos e com baterias com químicas diferentes cada vez mais apareçam estudos que venham demonstrar, que o que era, hoje já não é. Basta pensarmos na industria dos telemóveis. Hoje carregam mais rápido, degradam-se menos, tem maior capacidade para o mesmo volume.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 16 meses depois 25/01/2019 60000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8647
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por mjr » 03 set 2019, 11:54

Eu sempre disse que quanto mais baixo o SOC médio melhor.

Mas como a degradação depende de um conjunto de fatores, sendo um deles a DOD, é preferível fazer ciclos 50-80% do que deixar ir a 0% e depois carregar a 80%. Ciclos grandes também aumentam a degradação.

Para mim tudo depende do uso médio e de querer arriscar mais ou menos ter autonomia suficiente. No meu TM3 tenho feito mais ou menos 40-60%. 40% ainda me dá uns 200km de autonomia de segurança. Para carros com menor bateria pode não ser aceitável começar o dia com pouca autonomia e por isso têm de aceitar um SOC médio maior. Cada caso é um caso, mas é de facto mensurável a diferença.

Quem carrega todos os dias a 100% e anda pouco com o carro vai sofrer uma degradação acelerada, especialmente se o carro ficar horas a fio a 100%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 902
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por Nonnus » 03 set 2019, 12:38

mjr Escreveu:
03 set 2019, 11:54
Para carros com menor bateria pode não ser aceitável começar o dia com pouca autonomia e por isso têm de aceitar um SOC médio maior. Cada caso é um caso, mas é de facto mensurável a diferença.

Quem carrega todos os dias a 100% e anda pouco com o carro vai sofrer uma degradação acelerada, especialmente se o carro ficar horas a fio a 100%.
Talvez isso justifique a degradação que o meu já apresenta. Como o meu carro faz todos os dias a capacidade que tem, fazendo ciclos grandes, muitas vezes do 0% aos 100%.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 16 meses depois 25/01/2019 60000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8647
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por mjr » 03 set 2019, 13:42

Apesar de os ciclos grandes terem efeitos nefastos, o facto de fazerem muitos km em pouco tempo torna menos importante a degradação pelo tempo, para o mesmo número de km.

Ou seja, o teu carro tem 60k km em 16 meses com uma degradação hipotética de 10%. Ora um carro que faça ciclos mais curtos (tipo 80%-30%) mas demore 3 anos a fazer esses km pode ter mais de 10% de degradação para fazer esses km. Tudo depende se estamos a analisar a degradação vs tempo ou degradação vs km.

No teu caso o ideal era ter uma carga a meio a 80% para fazer menos ciclos profundos, ou seja fazer 80%-30% e não 100%-0%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

bpedrosa
Mensagens: 177
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por bpedrosa » 03 set 2019, 13:58

Cada caso é uma caso, e parece-me que é difícil aconselhar algo a alguém sem saber mais detalhes dos seus hábitos diários...
No meu caso por exemplo, tenho dias seguidos, por vezes duas semanas em que posso fazer apenas 10-15km por dia.
Apesar de apenas carregar a 100% antes de viagens maiores, durante os períodos de menores distancias, uma carga de 80% a 30% pode-me durar 15 dias, ou seja o carro vai ficar com SOC elevado (>50%) durante alguns dias seguidos. Podia andar sempre com o carro com SOC bem menores, mas psicologicamente ainda tenho algum receio de não ter carga para algum imprevisto.
Julgo que será esse facto qua esta a fazer aumentar a degradação.
Estou com cerca de 95% SOH em 8 meses e cerca de 10.000km. Face ao que tenho lido é capaz de ser uma pouco baixo para a idade/km feitos...

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 854
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 36,97Ah 7B +140000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por mafgod » 03 set 2019, 14:11

O meu Leaf 40, tem este comportamento:
19/04/2018 AHr 115,06 SOH 100% => 0km
19/10/2018 AHr 110,37 SOH 95,61% => 11.722km
19/04/2019 AHr 106,59 SOH 92,33% => 19.434.km
01/07/2019 AHr 105,44 SOH 91,34% => 23.554km
05/08/2019 AHr 105,25 SOH 91,17% => 25.937km
29/08/2019 AHr 105,08 SOH 91,03% => 28.179km

O meu com 6 meses já só tinha 95% :-) e pouco mais de 11.000km... no stress ;-)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2316
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por migle » 04 set 2019, 22:55

MRider Escreveu:
03 set 2019, 01:14
Interessante. Mas então e a velha máxima " carregar sempre que possível " ou usar entre 20 e 80 %.
Acho que estes dados reforçam a máxima "carregar sempre que possível"... Quanto menor a DoD, menor o efeito na degradação...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8647
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por mjr » 05 set 2019, 16:52

Pequena DOD é o ideal mas devem evitar SOCs elevados. Ou seja carregar sempre que possível mas limitando o SOC máximo o melhor possível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 25000km em 2019-07-27.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 13500km em 2019-07-27.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”