Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

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VETL
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por VETL » 17 mai 2020, 15:12

Pelo que vou vendo, fico cada vez mais com a sensação que as tensões baixas podem ser nocivas quando não se tem juízo no pé direito, levando o pack a trabalhar com correntes maiores para a mesma potência, gerando mais calor e potenciando as reações químicas associadas à degradação.
Este raciocínio será correto?
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por civic » 17 mai 2020, 15:25

Eu acho que o pior para as celulas é mesmo as tensões altas, nos Evs isso não é um grande problema porque têm muitas seguranças para não atingirem valores perigosos e isso é tanto pior quanto mais alta for a relação tensão/temperatura. ;)
Na descarga uma celula só dá o que tem...A carga é sempre mais sensivel, por isso as celulas têm por norma valores mais altos de descarga do que de carga.
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por mjr » 17 mai 2020, 17:32

É verdade que em SOCs mais baixos para a mesma potência a corrente tem de ser superior, aumentando o aquecimento. No entanto é também a altura em que o calor menos efeito tem na degradação por a tensão ser mais baixa.

Em SOCs (muito) baixos o principal problema ao nível da degradação é a carga. A capacidade de aceitar corrente de carga é menor e pode ser depositado lítio, ficando menos disponível para os ciclos.

Por isso é que carreguei muito lentamente até aos 3V.
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por VETL » 17 mai 2020, 18:30

mjr Escreveu:
17 mai 2020, 17:32
É verdade que em SOCs mais baixos para a mesma potência a corrente tem de ser superior, aumentando o aquecimento. No entanto é também a altura em que o calor menos efeito tem na degradação por a tensão ser mais baixa.

Em SOCs (muito) baixos o principal problema ao nível da degradação é a carga. A capacidade de aceitar corrente de carga é menor e pode ser depositado lítio, ficando menos disponível para os ciclos.

Por isso é que carreguei muito lentamente até aos 3V.
Ok. Percebido.
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por civic » 17 mai 2020, 18:47

mjr Escreveu:
17 mai 2020, 17:32
É verdade que em SOCs mais baixos para a mesma potência a corrente tem de ser superior, aumentando o aquecimento. No entanto é também a altura em que o calor menos efeito tem na degradação por a tensão ser mais baixa.

Em SOCs (muito) baixos o principal problema ao nível da degradação é a carga. A capacidade de aceitar corrente de carga é menor e pode ser depositado lítio, ficando menos disponível para os ciclos.

Por isso é que carreguei muito lentamente até aos 3V.
Quanto à situação que falei, achas que alguns ciclos profundo servirão para alguma coisa? Ou vou ter mesmo que comprar uma? ;)
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por mjr » 17 mai 2020, 18:58

A auto-descarga não dá para melhorar. São ligações internas na bateria, pequenos defeitos de fabrico ou dendrites a unir o ânodo ao cátodo.

Cargas rápidas fazem crescer as dendrites por deposição de lítio.
Acho que foi por isso que a Nissan limitou fortemente a regeneração e as cargas rápidas nas baterias do mk1.

Mais perigoso ainda é a inversão de polaridade na bateria. Aí será depositado cobre, criando dendrites mais robustas que podem depois fazer um curto a sério, levando a um descontrolamento térmico com risco de fogo.

Em packs sem BMS e desiquilibrados pode acontecer a inversão de polaridade de algumas células. Cuidado.
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por civic » 17 mai 2020, 21:24

O pack tem BMS, é apenas usado para o balanceamento, não uso a proteção do pack por tensão alta ou baixa, tanto isoladamente como do pack todo, esta mota não é para o dia a dia, apenas a restaurei e converti, como não consegui legalizar quero que seja no minimo auto suficiente, poder deslocá-la pelos seus proprios meios. ;)
Pois, vou fazer uma serie de descargas profundas a essa celula, se não resolver compro uma.
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