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Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 02 set 2019, 21:31
por mjr
Tem aqui um estudo interessante sobre os efeitos do SOC e do DOD sobre a degradação de baterias:

https://res.mdpi.com/d_attachment/appls ... 825-v2.pdf

Imagem

Principais conclusões:

- SOCs elevados têm maior degradação.
- SOCs baixos (sim, mesmo abaixo de 10%) têm a menor degradação
- DOD menores têm menor degradação
- Temperaturas baixas têm menor degradação

Este estudo considera 100% como 4,15V e 0% como 2,8V. Abaixo de 2,8V a degradação começa a aumentar, segundo indicam noutros estudos. Como exemplo, no Leaf 40 o contactor abre pelos 3.0V, bem acima dos 2.8V.

Espero que isto sirva para acabar com a ideia que SOCs muito baixos aumentam a degradação, o que não corresponde de todo à verdade.

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 03 set 2019, 10:29
por Nonnus
É natural que com o passar dos anos e com baterias com químicas diferentes cada vez mais apareçam estudos que venham demonstrar, que o que era, hoje já não é. Basta pensarmos na industria dos telemóveis. Hoje carregam mais rápido, degradam-se menos, tem maior capacidade para o mesmo volume.

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 03 set 2019, 11:54
por mjr
Eu sempre disse que quanto mais baixo o SOC médio melhor.

Mas como a degradação depende de um conjunto de fatores, sendo um deles a DOD, é preferível fazer ciclos 50-80% do que deixar ir a 0% e depois carregar a 80%. Ciclos grandes também aumentam a degradação.

Para mim tudo depende do uso médio e de querer arriscar mais ou menos ter autonomia suficiente. No meu TM3 tenho feito mais ou menos 40-60%. 40% ainda me dá uns 200km de autonomia de segurança. Para carros com menor bateria pode não ser aceitável começar o dia com pouca autonomia e por isso têm de aceitar um SOC médio maior. Cada caso é um caso, mas é de facto mensurável a diferença.

Quem carrega todos os dias a 100% e anda pouco com o carro vai sofrer uma degradação acelerada, especialmente se o carro ficar horas a fio a 100%.

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 03 set 2019, 12:38
por Nonnus
mjr Escreveu:
03 set 2019, 11:54
Para carros com menor bateria pode não ser aceitável começar o dia com pouca autonomia e por isso têm de aceitar um SOC médio maior. Cada caso é um caso, mas é de facto mensurável a diferença.

Quem carrega todos os dias a 100% e anda pouco com o carro vai sofrer uma degradação acelerada, especialmente se o carro ficar horas a fio a 100%.
Talvez isso justifique a degradação que o meu já apresenta. Como o meu carro faz todos os dias a capacidade que tem, fazendo ciclos grandes, muitas vezes do 0% aos 100%.

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 03 set 2019, 13:42
por mjr
Apesar de os ciclos grandes terem efeitos nefastos, o facto de fazerem muitos km em pouco tempo torna menos importante a degradação pelo tempo, para o mesmo número de km.

Ou seja, o teu carro tem 60k km em 16 meses com uma degradação hipotética de 10%. Ora um carro que faça ciclos mais curtos (tipo 80%-30%) mas demore 3 anos a fazer esses km pode ter mais de 10% de degradação para fazer esses km. Tudo depende se estamos a analisar a degradação vs tempo ou degradação vs km.

No teu caso o ideal era ter uma carga a meio a 80% para fazer menos ciclos profundos, ou seja fazer 80%-30% e não 100%-0%.

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 03 set 2019, 13:58
por bpedrosa
Cada caso é uma caso, e parece-me que é difícil aconselhar algo a alguém sem saber mais detalhes dos seus hábitos diários...
No meu caso por exemplo, tenho dias seguidos, por vezes duas semanas em que posso fazer apenas 10-15km por dia.
Apesar de apenas carregar a 100% antes de viagens maiores, durante os períodos de menores distancias, uma carga de 80% a 30% pode-me durar 15 dias, ou seja o carro vai ficar com SOC elevado (>50%) durante alguns dias seguidos. Podia andar sempre com o carro com SOC bem menores, mas psicologicamente ainda tenho algum receio de não ter carga para algum imprevisto.
Julgo que será esse facto qua esta a fazer aumentar a degradação.
Estou com cerca de 95% SOH em 8 meses e cerca de 10.000km. Face ao que tenho lido é capaz de ser uma pouco baixo para a idade/km feitos...

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 03 set 2019, 14:11
por mafgod
O meu Leaf 40, tem este comportamento:
19/04/2018 AHr 115,06 SOH 100% => 0km
19/10/2018 AHr 110,37 SOH 95,61% => 11.722km
19/04/2019 AHr 106,59 SOH 92,33% => 19.434.km
01/07/2019 AHr 105,44 SOH 91,34% => 23.554km
05/08/2019 AHr 105,25 SOH 91,17% => 25.937km
29/08/2019 AHr 105,08 SOH 91,03% => 28.179km

O meu com 6 meses já só tinha 95% :-) e pouco mais de 11.000km... no stress ;-)

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 04 set 2019, 22:55
por migle
MRider Escreveu:
03 set 2019, 01:14
Interessante. Mas então e a velha máxima " carregar sempre que possível " ou usar entre 20 e 80 %.
Acho que estes dados reforçam a máxima "carregar sempre que possível"... Quanto menor a DoD, menor o efeito na degradação...

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 05 set 2019, 16:52
por mjr
Pequena DOD é o ideal mas devem evitar SOCs elevados. Ou seja carregar sempre que possível mas limitando o SOC máximo o melhor possível.

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 06 set 2019, 15:18
por Mikel
Isto quer dizer que se chegar a casa com 5% de bateria por volta das 18h não tenho que o pôr logo à carga? Posso esperar pelo período nocturno ou mesmo pelo dia seguinte se não for utilizar o carro?

Eu tenho evitado estar abaixo dos 25% mas pelo que percebi este estudo altera um bocado essa percepção.