Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

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Mikel
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por Mikel » 06 set 2019, 15:18

Isto quer dizer que se chegar a casa com 5% de bateria por volta das 18h não tenho que o pôr logo à carga? Posso esperar pelo período nocturno ou mesmo pelo dia seguinte se não for utilizar o carro?

Eu tenho evitado estar abaixo dos 25% mas pelo que percebi este estudo altera um bocado essa percepção.

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migle
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por migle » 06 set 2019, 20:54

Mikel Escreveu:
06 set 2019, 15:18
Isto quer dizer que se chegar a casa com 5% de bateria por volta das 18h não tenho que o pôr logo à carga?
Sim, sem dúvida! Acho que nunca houve essa indicação.
Só se vai ficar estacionado um mês é que convém tê-lo um bocadinho mais acima.

Algumaa pessoas, eu incluído, teriam algum cuidado em não usar demasiado o carro com SoC baixo porque a bateria produz mais calor. Mas talvez nem isso seja motivo de preocupação. Estacionado não há problema.

Podíamos transformar a máxima ABC, Always Be Charging, em ACB, Always Charge a Bit. Com benefícios para a ocupação da rede pública...
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cfvp
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por cfvp » 07 set 2019, 11:48

Obrigado pelo estudo.
Estava a pensar se, por exemplo, numa viagem se podermos carregar em PCR para ter menos DOD, é melhor fazê-lo ou não?

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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por migle » 07 set 2019, 12:24

Dá ideia que não é aquilo que se passa numa viagem, uma situação excepcional, que vai afectar a saúde da bateria. O que importa é o que fazemos no dia a dia.

Podíamos dizer que uma CR a meio caminho diminui o DoD, mas, a menos que vamos sair de casa com menos SoC, também aumenta o SoC médio... Acho que o que é lógico, para uma viagem, é sair com o SoC o mais alto que for possível para evitar os carregamentos fora de casa.
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cfvp
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por cfvp » 07 set 2019, 18:40

Certo, para uma viagem esporádica não faz diferença. Mas por exemplo alguém que faça perto de 200km diariamente. Também deve sempre carregar em casa mesmo saindo a 100% e chegando com uns 10%, suponhamos? (isto esquecendo por enquanto os custos de carregar fora) Ou será que se carregasse num PCR a meio seria melhor?
Eu concordo consigo, acho que o melhor é sempre carregar em casa mesmo com DOD maior. Porque num PCR vai aumentar a temperatura e o SOC, enquanto que deixando descarregar mais vai só aumentar o DOD.

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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por migle » 07 set 2019, 19:18

Eu não sei... Não sei se podemos extrapolar para esse caso específico, aqui é sempre 10% de SoC...
O texto está ali...

Mas vemos no gráfico da direita (a 35 graus) que o lote utilizado a uma taxa de 4C (super-rápido) entre os 10 e os 20% de SoC, tem uma vida melhor que o lote utilizado a 1C entre os 60 e os 70%. Dá ideia que ter o SoC baixo é mais importante que evitar taxas de carga/descarga elevadas.

Citando:
Surprisingly, in the lower SOC levels, even the 4C test is performing well.
Ou, na discussão:
These results indicates that the SOC level is more important than the C-rate.
EDIT: Com uma carga rápida a meio, simultaneamente pode reduzir-se o SoC médio da viagem e reduz-se o DoD.
EDIT2: No fundo, a degradação que se costuma associar a SoCs baixos tem a ver com níveis de SoC que efectivamente não se usam em carros reais, tipo tensões nos 2.5-3.0V...
EDIT3: A um nível pessoal, talvez possa passar a carregar a 60 ou 65% em vez dos 75-80% que uso hoje em dia.
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por MRider » 07 set 2019, 21:01

Mikel Escreveu:
06 set 2019, 15:18
Isto quer dizer que se chegar a casa com 5% de bateria por volta das 18h não tenho que o pôr logo à carga? Posso esperar pelo período nocturno ou mesmo pelo dia seguinte se não for utilizar o carro?

Eu tenho evitado estar abaixo dos 25% mas pelo que percebi este estudo altera um bocado essa percepção.
Eu nunca faria isso...
Deixar as baterias a "fome" não é benéfico.
Mas isto sou eu :-) cada um faz o que quer.
Eu carregava até 20 % e depois esperava pelo período nocturno para carregar o resto até 80 % que é o que uso habitualmente.

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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por Mikel » 08 set 2019, 11:10

MRider Escreveu:
07 set 2019, 21:01
Mikel Escreveu:
06 set 2019, 15:18
Isto quer dizer que se chegar a casa com 5% de bateria por volta das 18h não tenho que o pôr logo à carga? Posso esperar pelo período nocturno ou mesmo pelo dia seguinte se não for utilizar o carro?

Eu tenho evitado estar abaixo dos 25% mas pelo que percebi este estudo altera um bocado essa percepção.
Eu nunca faria isso...
Deixar as baterias a "fome" não é benéfico.
Mas isto sou eu :-) cada um faz o que quer.
Eu carregava até 20 % e depois esperava pelo período nocturno para carregar o resto até 80 % que é o que uso habitualmente.
Isso é o que eu tenho feito também mas pelo que percebi com este estudo deixar as baterias com 5 ou 10% não seria mau. Ou interpretei mal o estudo?

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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por cfvp » 08 set 2019, 13:21

migle Escreveu:
07 set 2019, 19:18
Eu não sei... Não sei se podemos extrapolar para esse caso específico, aqui é sempre 10% de SoC...
O texto está ali...

Mas vemos no gráfico da direita (a 35 graus) que o lote utilizado a uma taxa de 4C (super-rápido) entre os 10 e os 20% de SoC, tem uma vida melhor que o lote utilizado a 1C entre os 60 e os 70%. Dá ideia que ter o SoC baixo é mais importante que evitar taxas de carga/descarga elevadas.

Citando:
Surprisingly, in the lower SOC levels, even the 4C test is performing well.
Ou, na discussão:
These results indicates that the SOC level is more important than the C-rate.
EDIT: Com uma carga rápida a meio, simultaneamente pode reduzir-se o SoC médio da viagem e reduz-se o DoD.
EDIT2: No fundo, a degradação que se costuma associar a SoCs baixos tem a ver com níveis de SoC que efectivamente não se usam em carros reais, tipo tensões nos 2.5-3.0V...
EDIT3: A um nível pessoal, talvez possa passar a carregar a 60 ou 65% em vez dos 75-80% que uso hoje em dia.
Pois, sendo assim seria melhor carregar a meio em PCR, saindo com um SOC mais baixo de casa. Claro que isto na prática é diferente, há outros factores como o custo e conveniência, que tornam esta solução de parar num PCR a meio pouco atrativa.

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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Mensagem por migle » 08 set 2019, 23:26

Claro, para mais com a possibilidade de encontrar o PCR ocupado.
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