Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Enviado: 09 set 2019, 22:24
Fórum de discussão sobre a Mobilidade Elétrica e Parceiro privilegiado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
https://www.clubeletricos.com/
Sim, mas aqui vai mais além. Carregar mais vezes, menos quantidade, e quanto mais baixo for o SoC melhor. Dentro dos limites usados habitualmente nos carros, isto é, até aos 2.8V, outros testes que falam em problemas nos SoCs baixos estão geralmente a falar de SoCs abaixo daquilo que se usa num carro.
Até compreendo o estudo e acredito que seja assim mesmo a melhor forma de prolongar a vida útil de uma bateria de lítio num VE. No entanto, depois transpor isso para a realidade diária de cada um é o mais complicado.mjr Escreveu: ↑02 set 2019, 21:31Tem aqui um estudo interessante sobre os efeitos do SOC e do DOD sobre a degradação de baterias:
https://res.mdpi.com/d_attachment/appls ... 825-v2.pdf
Principais conclusões:
- SOCs elevados têm maior degradação.
- SOCs baixos (sim, mesmo abaixo de 10%) têm a menor degradação
- DOD menores têm menor degradação
- Temperaturas baixas têm menor degradação
Este estudo considera 100% como 4,15V e 0% como 2,8V. Abaixo de 2,8V a degradação começa a aumentar, segundo indicam noutros estudos. Como exemplo, no Leaf 40 o contactor abre pelos 3.0V, bem acima dos 2.8V.
Espero que isto sirva para acabar com a ideia que SOCs muito baixos aumentam a degradação, o que não corresponde de todo à verdade.
Pois acredito Bruno. Mais um para corroborar que as cargas rápidas por si só não são assim tão "demoníacas" para os nossos elétricos. Embora cada caso é um caso, é há outros factores a considerar como a temperatura ambiente, % da carga rápida, etc. No caso do italiano, no último percurso realizado fez uma 4 ou 5 na viagem todas a 80%, foi quando retirou a foto e a bateria estava nos 52C° e a ambiente nos 14.BrunoAlves Escreveu: ↑19 dez 2019, 09:55E nós temos um com o mesmo tipo de utilização e pouco mais de kms com 4 barras perdidas.
Bem verdade caro amigo.mafgod Escreveu: ↑19 dez 2019, 11:43Penso que li algures neste forum, alguém ter dito em tempos que, as baterias eram como um ser vivo.
Ou seja, devemos cuidá-la como se de um ser vivo se tratasse.
E de fato, cada vez se assemelha mais a um ser vivo:
- cada bateria tem a sua personalidade e temperamento
- cada bateria envelhece de maneira diferente mantendo os mesmos cuidados