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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 08 set 2019, 23:38
por mjr
Eu numa situação esporádica não me preocupava muito na longevidade da bateria pois o efeito é sempre muito diminuto. O que conta é o acumular ao longo de meses e anos de práticas melhores ou piores para a bateria.

Este estudo vem provar que quando chegamos a 5% ou 10% de SOC não temos de ir a correr carregar porque a bateria "não gosta" de estar descarregada. Se o queremos fazer por conveniência, ótimo. Eu já o fiz, nunca sabemos se poderemos precisar de autonomia. Mas gastar mais dinheiro em tarifa fora de vazio porque não queremos deixar a bateria "à fome" não faz sentido.

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 09 set 2019, 07:26
por MRider
E existem mais estudos que apoiem este "estudo"

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 09 set 2019, 21:29
por MRider
Mais uma achega...
Eu no meu leaf verifico que num soc mais baixo existe um maior aumento de temperatura. Logo a resistência interna aumenta com voltagens mais baixas. Sendo assim mais que não seja pelo aumento de temperatura deveremos evitar andar com Estados de carga baixos.

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 09 set 2019, 22:13
por mjr
Não será tanto por isso mas antes porque para a mesma potência é necessário mais corrente devido à menor tensão do pack. Claro que isso só é relevante para packs pequenos, onde o efeito será mais pronunciado.

No entanto o efeito da temperatura é contra balançado por uma maior resistência à degradação por ter uma menor tensão no pack.

O estudo até mostra isso, pois de 10% a 20% usa 4C e mesmo assim tem menor degradação!

O efeito será certamente diferente entre as diversas químicas, mas os princípios de degradação sãos os mesmos. Temperatura e tensão das células. Quanto menores, melhor, dentro de certos limites. Para a temperatura o limite inferior é a temperatura de solidificação do eletrólito (desde que a corrente de carga seja limitada!), para a tensão o limite inferior andará entre os 2.5V e os 2.8V por célula.

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 09 set 2019, 22:24
por mjr
MRider Escreveu:
09 set 2019, 07:26
E existem mais estudos que apoiem este "estudo"
Deve ser uma questão de pesquisar. Por exemplo:

https://www.mdpi.com/1996-1073/11/12/3295/htm

Imagem

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 15 set 2019, 00:30
por pemifer
Ainda não li o estudo todo mas parece confirmar algo que já tinha visto noutro estudo.
Carregar mais vezes, menos quantidade é o melhor.
Este é o outro estudo que tambem refere isso.
Imagem
https://batteryuniversity.com/index.php ... _batteries

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 15 set 2019, 00:43
por pemifer
Desculpem a ignorância mas fiquei como um burro a olhar para um palácio com a história do 1C, 2C, etc.
Se houver por aí mais alguém que não saiba pode aprender aqui: https://batteryuniversity.com/index.php ... the_c_rate

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 15 set 2019, 08:56
por migle
pemifer Escreveu:
15 set 2019, 00:30
Carregar mais vezes, menos quantidade é o melhor.
Este é o outro estudo que tambem refere isso.
Sim, mas aqui vai mais além. Carregar mais vezes, menos quantidade, e quanto mais baixo for o SoC melhor. Dentro dos limites usados habitualmente nos carros, isto é, até aos 2.8V, outros testes que falam em problemas nos SoCs baixos estão geralmente a falar de SoCs abaixo daquilo que se usa num carro.

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 19 dez 2019, 08:59
por corrisi
mjr Escreveu:
02 set 2019, 21:31
Tem aqui um estudo interessante sobre os efeitos do SOC e do DOD sobre a degradação de baterias:

https://res.mdpi.com/d_attachment/appls ... 825-v2.pdf

Imagem

Principais conclusões:

- SOCs elevados têm maior degradação.
- SOCs baixos (sim, mesmo abaixo de 10%) têm a menor degradação
- DOD menores têm menor degradação
- Temperaturas baixas têm menor degradação

Este estudo considera 100% como 4,15V e 0% como 2,8V. Abaixo de 2,8V a degradação começa a aumentar, segundo indicam noutros estudos. Como exemplo, no Leaf 40 o contactor abre pelos 3.0V, bem acima dos 2.8V.

Espero que isto sirva para acabar com a ideia que SOCs muito baixos aumentam a degradação, o que não corresponde de todo à verdade.
Até compreendo o estudo e acredito que seja assim mesmo a melhor forma de prolongar a vida útil de uma bateria de lítio num VE. No entanto, depois transpor isso para a realidade diária de cada um é o mais complicado.
Depois também encontramos exemplos, quase extremos como o deste italiano que tem um leaf 2016 30kwh com 189k e SOH de 82% (11 barras). Usa e abusa de forma consecutiva das cargas rápidas(tem mais de 1000) em viagens de mais 500 kms atingindo a bateria a temperatura de 52C° e o carro está aí para as curvas.

Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura

Enviado: 19 dez 2019, 09:55
por BrunoAlves
E nós temos um com o mesmo tipo de utilização e pouco mais de kms com 4 barras perdidas.