Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Um representante da Nissan irá proximamente participar neste fórum e responder a perguntas que tenham relacionadas com o Leaf.
Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Mensagem por noway » 26 jul 2018, 09:10

Olá a todos,

Cá estou... primeiro post aqui... após encomendar um Tekna 40KWh! Agora é esperar... :|

Aproveito esta oportunidade para vos perguntar se alguém aproveitou a campanha da Nissan "Instala fácil", em que oferecem uma wallbox. Alguém teve esta experiência? A wallbox da campanha é alguma coisa de jeito? Estaria interessado na EVe Mini 7,4KW monofásico (https://www.efimob.com/es/info/26-eve-mini). Parece-me uma proposta interessante, até porque está incluída uma vistoria à nossa instalação eléctrica e alterações necessárias. Mesmo pagando esse serviço, a wallbox gratuita seria um ponto muito positivo.

Ou em alternativa... aceito sugestões para outros serviços/modelos.

Obrigado,
Carlos
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Mensagem por BrunoAlves » 26 jul 2018, 15:22

Se é gratuito, é de aproveitar :)

Não te esqueças só que, para carregar a 7kW tens de ter os 30A disponíveis. Por isso mesmo 6,9kVA de potência contratada não vão ser suficientes, poderás ter de pedir aumento de potência.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Mensagem por Fil » 26 jul 2018, 15:33

Se a wallbox é oferta e caso não a queiramos não descontam o valor dela, então é de aproveitar. Se descontarem 1000€ por ela ou mais, eu preferia o dinheiro e comprava um evse portátil com a mesma potência e regulável, e ainda ficava com quase metade do dinheiro.

Segundo sei o leaf 40kWh só carrega até 6.6kW, logo com 6.9kW de potência em casa chega, não deve é poder ter mais nada ligado em casa. Mas como geralmente carrega-se enquanto se dorme, não é problema.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Mensagem por noway » 26 jul 2018, 15:48

Sim.... provavelmente terei de aumentar o escalão de energia para não estar tão no limite. Se qualquer coisa se liga ao mesmo tempo que o VE está a carregar... lá dispara o quadro.

Acho que vou experimentar o programa... depois deixo aqui quanto é que ficou no fim a factura.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Mensagem por Fil » 26 jul 2018, 16:16

Tipicamente, carregar a 10A ou 2300W chega para a maioria das pessoas. Ter hipótese de carregar a 16A ou superior já é bom. Eu sou da opinião que não devemos aumentar nada em casa até sentirmos necessidade, basta ter os aparelhos certos e gerir as cargas.
Claro que tudo depende do nível de carga que se chega a casa normalmente. Carregar a 16A ou 3.6kW durante pelo menos 8 horas por dia, dá para muitos klms.

Se perguntar à maioria dos utilizadores, verá que raramente carregam a mais de 16A, e a carga fica reposta em 2 ou 3 horas no máximo.

Alguns utilizadores só carregam a 10A em casa, até porque só têm 15A.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Mensagem por noway » 26 jul 2018, 17:06

Compreendo e faz sentido. Se o carregador que instalar lá em casa for regulável (acho que vou fazer questtão que o seja), vou começar com correntes próximas dos 16A, sem alterar a potência contratada.

No entanto quero preparar a instalação eléctrica para aguentar os 7.4Kw - hoje as baterias andam à volta dos 40KWh-60KWh mas daqui as 5 anos vão ter o dobro da capacidade e mesmo com 7.4Kw vão demorar uma eternidade a carregar... se aproveitar esta campanha para alterar a secção dos cabos eléctricos e ainda por cima receber o carregador gratuito... melhor!

Primeiro quero ver se o carregador que dizem oferecer faz o que pretendo. Ninguém instalou ainda um destes pois não?

(aqui vai o link outra vez)
https://www.efimob.com/es/info/26-eve-mini
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Mensagem por BrunoAlves » 26 jul 2018, 17:13

noway Escreveu:
26 jul 2018, 17:06
No entanto quero preparar a instalação eléctrica para aguentar os 7.4Kw
Foi o que fiz e não me arrependo. Normalmente carrego a 16A mas, quando preciso (i.e. quando preciso de sair e não estava a contar), "puxo pelos galões" e enfardo os 30A no carro, carregar 50-60km por cada hora já dá para as surpresas.
noway Escreveu:
26 jul 2018, 17:06
Primeiro quero ver se o carregador que dizem oferecer faz o que pretendo. Ninguém instalou ainda um destes pois não?
(aqui vai o link outra vez)
https://www.efimob.com/es/info/26-eve-mini
Julgo que não, pelo menos as características não o indicam. Há carros que te permitem regular a potência de carga (em vez de ser o posto) mas o Leaf não o faz.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Mensagem por noway » 26 jul 2018, 17:38

Não é suposto estar alguém da Nissan aqui a olhar para este tópico "Pergunte à Nissan"?
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Mensagem por Fil » 26 jul 2018, 21:09

100% de acordo. Já que se vai mexer, é preparar a instalação para a potência máxima que a casa permitir, também foi o que fiz, apesar do carro não usar essa potência, e de só ter metade contratado.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Nissan - Programa Instala Fácil - Carregador Gratuito

Mensagem por migle » 26 jul 2018, 21:33

noway Escreveu:
26 jul 2018, 15:48
Sim.... provavelmente terei de aumentar o escalão de energia para não estar tão no limite.
Se for tudo "by the book", tipo EDP, vão obrigá-lo a aumentar para os 45A ou 10,35kVA. São mais uns euros na factura todos os meses. Porém, ter um eléctrico...

Mas depois deles se irem embora, e ter ficado a instalação eléctrica impecável, nada como desaparafusar ou tirar a tampa da wallbox. Se houver um switchzinho rotativo, é ler bem... Muitas não são reguláveis pelo utilizador, mas são-no na instalação. Normalmente, o manual de instalação está na net.

Aí é rodar o switchzinho para os 25A ou 20A para poder voltar aos bons velhos 6,9kVA.

É ridículo o que temos de fazer para baixar a conta da luz. Na Alemanha, na Inglaterra, as pessoas têm 60A em casa e não se preocupam com isso, e se calhar até pagam menos que nós. Os norte americanos têm 100A/200A...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Pergunte à Nissan”