Android Auto

Um representante da Nissan irá proximamente participar neste fórum e responder a perguntas que tenham relacionadas com o Leaf.
caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Android Auto

Mensagem por caz » 03 set 2018, 19:18

Boa tarde a todos,

A Nissan anuncia que o novo Leaf tem "integração móvel com Car Play e Android Auto" (têm isso no site e nos folhetos em Português). Contudo, segundo a Google (https://www.android.com/auto/faq/) o android auto não está disponível em Portugal.

Já falei com o concessionário que me vendeu o carro, que não conseguiu ajudar. Falei também para o serviço ao cliente da Nissan, que me disseram que o apoio sobre o Android Auto deve ser pedido à Google, pois não é um serviço da Nissan e o Android Auto não está disponível em Portugal. Como é normal, não fiquei satisfeito com o tipo de resposta e liguei novamente pois poderia ser o operador que me atendeu que não tinha informação, mas infelizmente deram-me a mesma resposta.

Não me parece normal, que a Nissan anuncie que tem integração com um determinado serviço/aplicação se sabem que a mesma não funciona no país onde estão a vender os carros. Também não me parece que este tipo de resposta seja a adequada para quem quer preservar uma boa imagem de marca.

Algum de vós já teve este tipo de resposta, ou foi só comigo ???

Entretanto, sei que alguns de vós utilizam o Android Auto. Como fizeram para conseguir desbloquear este problema ?

Obrigado
Carlos Azevedo

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Android Auto

Mensagem por pedromgs » 04 set 2018, 10:20

Os passos que deste estão correctos, deveria dar
Experimenta só mais um passar a tua conta Google para inglês.
Tens a certeza que dentro da Europa alguém consegue usar?
O meu é de leaf de 30 kw e consigo usar no telemóvel com interacção no carro mas prefiro usar o da Nissan embora o sistema de navegação cometa muitos erros de cálculo.
Nissan Leaf 03/2017

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Android Auto

Mensagem por caz » 04 set 2018, 13:57

Obrigado pela ajuda, mas também tenho o google account em inglês. Não percebo porque não dá.

Segui o video de explicação da Nissan:
https://youtu.be/4w7WQafyy-g

Os passos que fiz são:

1) como o Android Auto não aparece no Google Play descarreguei o apk e instalei no telemóvel;
2) liguei o cabo usb ao telemóvel e ao carro e deveria aparecer a mensagem "Would you like to use Android Auto with this device?" (no filme da Nissan é a figura que aparece no minuto 1:06) mas não me aparece nada.

Sobre a questão: "Tens a certeza que dentro da Europa alguém consegue usar?"

Relativamente a outros países, pelo menos em França e no Reino Unido parece funcionar:
Reino Unido:
https://youtu.be/KVM6xgir6P4

França:
https://youtu.be/_gMXhm5OzYc

No site do Android Auto vem a seguinte lista de países:

Is the Android Auto app available in my country?
"The Android Auto app is currently available in the following countries:
Argentina
Australia
Austria
Bolivia
Brazil
Canada
Chile
Colombia
Costa Rica
Dominican Republic
Ecuador
France
Germany
Guatemala
India
Ireland
Italy
Japan
Mexico
New Zealand
Panama
Paraguay
Peru
Puerto Rico
Russia
Spain
Switzerland
United Kingdom
United States
Uruguay
Venezuela"

Alguma pista ?

Obrigado

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Android Auto

Mensagem por migle » 05 set 2018, 00:16

A parte do país, do lado da Google, não é, porque eu fiz a mesma coisa e consigo no Ioniq.
  • A app do Android Auto funciona bem se não ligar ao carro? Deverá ser mais ou menos igual... Funciona?
  • Todos os requisitos da AA estão instalados? A aplicação Google não está desactivada? Ao instalar o AA, ele diz que tem de estar instalado o Google Maps, a aplicação Google (responde aos comandos de voz), e mais uma série delas.
  • O carro tem aquele menu que se vê no vídeo dos "Android Auto Settings"?
Podíamos imaginar que a Nissan cortasse o AA em Portugal, como a Google não disponibiliza. Porém, darem-se ao trabalho de fazer uma limitação específica para nós... e impedir que funcione uma vez que a Google passe a disponibilizar (eu acho que é porque lhes falta o reconhecimento/síntese de voz em português de Portugal).

PS: A última versão que testei foi a anterior, a 3.4. Não se actualiza automaticamente...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Android Auto

Mensagem por caz » 05 set 2018, 10:10

A versão que tenho instalada é a 3.5 e funciona bem no telemóvel. O menu Android auto nas definições do carro estão lá (a nissan nem se deu ao trabalho de retirar esta informação dos folhetos e do site, muito menos ia alterar o sw do carro).

Vou tentar com a versão anterior. É estranho ser o único a queixar-me disto. Acho uma boa funcionalidade usar o ecrã e sistema de som do carro para ter um navegador decente em vez de ter de pendurar o telemóvel.

Alguém com um leaf novo já conseguiu instalar o Android Auto?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Android Auto

Mensagem por migle » 06 set 2018, 21:01

E o cabo? Foi testado noutra coisa? É um cabo energia +dados? Há cabos só de carregamento... Se o telemóvel estiver em modo de ficheiros, o carro toca músicas que lá estão guardadas?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Android Auto

Mensagem por lmlr » 06 set 2018, 21:22

Eu tenho o mesmo problema, e o meu carro veio de França, mas ainda não disse nada porque ainda não esgotei todas as possibilidades, nomeadamente outro cabo.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Android Auto

Mensagem por migle » 06 set 2018, 21:39

caz Escreveu:
04 set 2018, 13:57
Obrigado pela ajuda, mas também tenho o google account em inglês.
Hehehe... Na minha está tudo em português. Bandeirinha portuguesa no login e tudo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Android Auto

Mensagem por lmlr » 06 set 2018, 23:24

Testei com outro cabo, e nada :(

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Android Auto

Mensagem por migle » 07 set 2018, 00:02

Isso são óptimas notícias para o cav! Se com o carro que veio de França acontece o mesmo, isso significa que não é o carro português que está limitado, que era a hipótese mais plausível. Somos simplesmente nós que não descobrimos...

A mim, acabaram-se-me as ideias. Suponho que tenham testado com o cabo que veio com o telemóvel e com a 3.4, última que eu testei. A google não é, funciona no meu, conta google em português, não é por aí. Suponho que tenham testado as músicas. Suponho que estejam a experimentar na porta USB certa.

Será que a maneira como o Nissan invoca o AA implica que tenha sido instalado da Google Play Store? Ou uma assinatura... A gente liga o cabo, e o AA é activado e faz a sua cena.

Será que ele é mais flexível se puserem o AA em modo programador? (carrega-se muitas vezes no About) Ou será que é mesmo para evitar esses modos que ele é inflexível? (programadores, não podem testar no Leaf). No modo programador, há uma opção no About que é "Iniciar servidor da unidade principal". É um pouco como se o AA fosse iniciado manualmente, em vez de ser desencadeado pelo ligar do cabo.

Se nada funcionar, deixem-me consolar-vos: é impraticável ligar um cabo ao telemóvel cada vez que se entra no carro. É coisa para ver uma vez e esquecer. Dá cabo da bateria do telemóvel: o telemóvel aquece bué porque a sua gráfica está a renderizar no ecrã do carro, tem de ter o GPS ligado, e, para agravar, está sempre a carregar a bateria. Só com um telemóvel para deitar fora, só que o telemóvel para deitar fora vai ser mais lento no AA do que o novo. Para agravar, o Waze dá caminhos suicidas, o Maps dá caminhos sãos, mas o GPS do carro também, e o GPS do carro (penso que também no Leaf) funciona dentro do parque de um centro comercial (por odometria).

Pior! Para mim, o pior dos piores: não dá para guardar locais favoritos no Google Maps. Nada! Dá para guardar casa e trabalho e acabou. A internet está cheia de pessoal a queixar-se disso.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Pergunte à Nissan”