Imaginem agora no dia em que me der ao trabalho de baralhar o SoC do meu e dar conta que fiquei parado com 4 barras. Hei-de fazê-lo mesmo junto à Mitsubishi, que entra logo para a oficina. Hão-de ligar o carro à maquina e ele a informar que tem 30% de SoC, mas uma voltagem média de 3 V por célula e com células a 2,75 V. Não vão perceber nada do que se passa e das duas uma:
1 - simplesmente carregam-no e dizem-me que afinal está tudo bem, pode ir para casa descansado. Não sabemos o que passou, mas o que quer que fosse já passou. Claro que eu vou dizer que morro de medo que aquilo me aconteça outra vez, e no dia a seguir vai acontecer exatamente o mesmo;
2 - ficam-me lá com o carro a tentar perceber o que se passa, o que vai demorar dias, e dias, e dias,...
Quem me segue sabe que eu já parei umas quantas vezes sem que aparecesse a tartaruga
(sempre dentro da minha garagem). Inclusive com uma barra
. Mas também sabe, que se eu quiser, vou tê-la lá a minha espera
. Neste momento, eu sei em que condições ele me prega a partida de me parar com duas barras e sei antecipar a situação. Será que existe uma pessoa, uma pessoa que seja, na Mitsubishi em Portugal, que tenha conhecimento que os i-MiEV podem ter este problema? A resposta mais provável é não.
Há dois meses fiz duas perguntas à Mitsubishi. Como fazem para avaliar a degradação da bateria e qual o preço a que me podem vender um cabo Mennekes. Ainda hoje estou à espera de uma resposta às duas
.