Faixa exclusiva a VE na Ponte 25 de Abril

Discussão sobre o que pensam que a Nissan deve saber ou considerar.
Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Faixa exclusiva a VE na Ponte 25 de Abril

Mensagem por mikexilva » 02 fev 2011, 00:41

Bem isto não devia ser uma sugestão para a Nissan, mas sim para o nosso governo (eventualmente em conjunto com a Lusoponte), que também motra interesse com incentivos aos VE's.

Imaginem com a quantidade de carros que entram todos os dias em Lisboa pela ponte 25 de Abril se uma parte destes fossem veiculos electricos? ;)

Com as filas interminaveis para atravessar a ponte, penso que se mudassem uma das faixas em cada sentido para ficar exclusiva a veiculos electricos, (e transportes publicos para não ficar às moscas no inicio) de certeza que muitas destas pessoas que atravessam a ponte todos os dias iriam ponderar muito bem trocarem para um VE, de forma a perder menos tempo, paciencia e dinheiro todos os dias em viagem.

Com esta medida melhoravam a qualidade de vida destes que dessem o passo, e indirectamente dos cidadãos de Lisboa que viam uma melhoria na qualidade do ar ;)

PS: eu só uso a ponte uma vez por semana durante o fim de semana, e não costumo ter problemas de transito, mas calculo que esta medida podia ter um impacto visivel na frota automovel que entra em Lisboa nos dias úteis - que é quando se nota uma degradação maior da qualidade do ar.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Faixa exclusiva a VE na Ponte 25 de Abril

Mensagem por ruimegas » 02 fev 2011, 12:23

mikexilva Escreveu:Bem isto não devia ser uma sugestão para a Nissan, mas sim para o nosso governo (eventualmente em conjunto com a Lusoponte), que também motra interesse com incentivos aos VE's.

Imaginem com a quantidade de carros que entram todos os dias em Lisboa pela ponte 25 de Abril se uma parte destes fossem veiculos electricos? ;)

Com as filas interminaveis para atravessar a ponte, penso que se mudassem uma das faixas em cada sentido para ficar exclusiva a veiculos electricos, (e transportes publicos para não ficar às moscas no inicio) de certeza que muitas destas pessoas que atravessam a ponte todos os dias iriam ponderar muito bem trocarem para um VE, de forma a perder menos tempo, paciencia e dinheiro todos os dias em viagem.

Com esta medida melhoravam a qualidade de vida destes que dessem o passo, e indirectamente dos cidadãos de Lisboa que viam uma melhoria na qualidade do ar ;)

PS: eu só uso a ponte uma vez por semana durante o fim de semana, e não costumo ter problemas de transito, mas calculo que esta medida podia ter um impacto visivel na frota automovel que entra em Lisboa nos dias úteis - que é quando se nota uma degradação maior da qualidade do ar.
Nesta fase em que somos muito poucos acho muito difícil de implementar. Talvez lá mais para a frente seja possível.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Faixa exclusiva a VE na Ponte 25 de Abril

Mensagem por batalha » 02 fev 2011, 12:35

calma, calma.
Para já, ficaria satisfeito com a isenção/redução das portagens, possibilidade de circular no bus, carregamentos gratuitos nos centros ;)

a política da mobilidade eléctrica nunca passará por retirar pessoas dos transportes públicos.

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Faixa exclusiva a VE na Ponte 25 de Abril

Mensagem por mikexilva » 02 fev 2011, 12:50

Sim, ter uma redução/isenção nas portagens já era qualquer coisa, mas continuavam a ter o engarrafamento (que para a maior parte das pessoas, penso ser um problema maior que o custo da portagem).

Agora, converter uma das faixas para BUS onde também podiam lá passar os Veiculos Electricos, era dos maiores incentivos ao uso do VE para quem lá passa todos os dias...

De notar que mesmo para engarrafamentos o Leaf está melhor adaptado, pois quando se tira o pé do travão arranca sozinho, e no pára-arranca nem deve ser preciso ir com o pé ao acerelador, nem embraiagem (e seu desgaste), e consumo quando o carro está parado nem se compara.

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Mensagem por ruicvt » 02 fev 2011, 13:13

Não me parece justo. E as pessoas que não têm possibilidades de pagar 30000€ ou mais por um VE iam ser confinadas a muito mais trânsito para os senhores da classe média-alta andarem à vontade com os seus inovadores VE? Há que ter bom-senso e menor paixão na abordagem das coisas que nos favorecem.

Quem me dera que todos os veículos fossem eléctricos, mas não podemos criar excepções para uma enorme minoria, relegando os que não têm poder económico para entrar na onda dos VE, para uma posição de inferioridade sem sentido.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re:

Mensagem por ruimegas » 02 fev 2011, 13:21

ruicvt Escreveu:Não me parece justo. E as pessoas que não têm possibilidades de pagar 30000€ ou mais por um VE iam ser confinadas a muito mais trânsito para os senhores da classe média-alta andarem à vontade com os seus inovadores VE? Há que ter bom-senso e menor paixão na abordagem das coisas que nos favorecem.

Quem me dera que todos os veículos fossem eléctricos, mas não podemos criar excepções para uma enorme minoria, relegando os que não têm poder económico para entrar na onda dos VE, para uma posição de inferioridade sem sentido.
Penso que poderíamos começar por um desconto de 50% na portagem para não ser muito chocante e incentivar à mudança ;)
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Faixa exclusiva a VE na Ponte 25 de Abril

Mensagem por mikexilva » 02 fev 2011, 13:46

Seria uma medida algo semelhante à taxa e entrada em algumas cidades da Europa como por exemplo em Londres, onde os Veiculos Electricos não pagam esta taxa para entrar na cidade...
neste caso a diferença é que em vez de ser um desconto monetario, seria um beneficio em tempo dispendido...
mas era só uma ideia para incentivar a troca de alguns veiculos poluentes que entram em Lisboa, por electricos, pois como disse não costumo usar a ponte nos dias uteis, e se não fosse pelo LEAF, não trocava de carro nos próximos anos, e quando fosse preciso trocar, seria com um esforço financeiro bem menor.
Talvez seja mais correcto pensar nisto quando existirem outros Veiculos electricos mais acessiveis a toda a gente...

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Faixa exclusiva a VE na Ponte 25 de Abril

Mensagem por ruicvt » 02 fev 2011, 14:07

Eu penso que 5000€ que o Estado proporciona é um excelente incentivo. E o próprio não tem culpa que o preço dos VE sejam elevados. Quem dera a quem só pode adquirir um carro a metade do preço ter ajuda semelhante.

Concordo com o incentivo à proliferação de VE, mas não vamos criar uma "raça superior". De facto é preciso esperar pela democratização do acesso a este tipo de veículos, que depende não só de incentivos estatais (que no fundo são todos que pagam quer tenham ou não VE) mas também de maior oferta das marcas.

Avatar do Utilizador
batalha
Mensagens: 631
Registado: 06 jan 2011, 02:33
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Negrais, Sintra

Re: Faixa exclusiva a VE na Ponte 25 de Abril

Mensagem por batalha » 02 fev 2011, 19:02

em grande parte concordo com o ruicvt, mas na parte,
ruicvt Escreveu: para os senhores da classe média-alta andarem à vontade com os seus inovadores VE?
só pode ser provocação :shock:

Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Re: Faixa exclusiva a VE na Ponte 25 de Abril

Mensagem por ruicvt » 02 fev 2011, 19:08

batalha Escreveu:em grande parte concordo com o ruicvt, mas na parte,
ruicvt Escreveu: para os senhores da classe média-alta andarem à vontade com os seus inovadores VE?
só pode ser provocação :shock:
Peço desculpa, mas "classe média-alta" não é um insulto! ;) . É uma constatação. Num país em que a média dos consumidores não consegue adquirir viaturas de 30000€, é evidente que quem as adquire, na sua maioria pertence à classe alta ou média-alta. Foi uma denominação que se enquadra nos argumentos do assunto supracitado.

A ostracização de índole ideológica de classes sociais já não se justificam hoje em dia. :)

Não era minha intenção provocar ninguém. Apenas ressalvar um facto.

Responder

Voltar para “Sugestões para a Nissan”