Quero o meu gerador de volta

Discussão sobre o que pensam que a Nissan deve saber ou considerar.
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mjr
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Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por mjr » 23 mar 2014, 02:27

Manual de serviço.

Há um tópico no MNL onde a mensagem CAN que indica a regeneração disponivel foi descoberta.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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alexmol
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Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por alexmol » 01 abr 2015, 13:34

Correndo o risco de ofender alguém deixem-me dizer que esta questão da regeneração/corrente disponível já tem décadas. O Prius está mais que estudado e descodificado e é a centralina do pack de bateria que manda em tudo! Aposto que no Leaf também anda informação a circular no CAN-BUS de qual o limite de corrente que a bateria pode dar e pode receber, limitando assim a aceleração e regeneração em cada momento em função do próprio SOC, temperatura e outros factores.
Não faz sentido que seja de outra forma.

Os updates de software podem tornar estes limites mais ou menos dinâmicos.

A questão da regeneração poder degradar o pack não me parece relevante para veículos com carga rápida.
Se o ChaDeMo permite carregar a 50kW que degradação fazem os 30kW de pico da regeneração ?

É pior vir a descer a Serra da Estrela num dia com 35graus ou carregar num posto de carga rápida no mesmo dia?
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Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por mjr » 01 abr 2015, 14:20

A questão é que os 50kW ou 125A de carga da bateria só estão disponíveis em condições específicas. A atualização que retirou capacidade de regeneração, especialmente com temperaturas baixas, também provocou que as cargas rápidas ficassem (ainda) mais lentas a temperaturas baixas.

A regeneração é MAIOR a temperaturas altas e menor a temperaturas baixas. A preocupação dos engenheiros da Nissan foi certamente a deposição de lítio, quando a temperatura baixa não permite que ele se combine com o ánodo.

Eu agora noto que quando faço uma CR com temperaturas baixas, o pico de 125A dura alguns segundos, mesmo com SOC baixos. Rapidamente estabiliza em 60-70A e depois diminui progressivamente ao chegar aos 4,1V por célula.

Noto perfeitamente no aquecimento do pack quando a temperatura é baixa ou alta. Uma carga iniciada a 15C eleva a temperatura do pack para 18-19C, enquanto que se começar a 25C facilmente chega aos 35C no fim da carga.
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Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por coelholima » 11 jun 2015, 15:15

O facto do Leaf não activar a regeneração quando a bateria está com a carga máxima, ou próxima disso, provoca ou pode provocar alguns dissabores para os mais distraídos, devido à alteração do comportamento do carro.

Tentando explicar melhor, usualmente ando com o carro no modo B, onde a regeneração é maior. Ora, normalmente estou a contar que o carro trave quando levanto o pé do acelerador, o que de facto não acontece se a carga estiver no máximo ou próximo disso. Ou seja, estou a contar que ele trave, mas isso pode não acontecer. Acaba por ser um comportamento um pouco errático.

Do meu ponto de vista, seria preferível que a travagem regenerativa estivesse sempre activa, e quando a energia não pudesse ser direccionada para carregar as baterias, fosse canalizada para os equipamentos de maior consumo, ou mesmo para um dissipador.

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