Limitador de velocidade em regeneração

Discussão sobre o que pensam que a Nissan deve saber ou considerar.
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Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por pnunes » 18 jan 2016, 22:35

o meu nao tem modo b, tem o modo eco, mas quando tiro o pe do acelerador acima duma determinada velocidade tb vai ao maximo, atrevo-me a pensar que modo b ou eco em mkii deve ser a mesma coisa, talvez tivessem que alterar o nome por causa dos mais crentes... será!
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Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por mjr » 18 jan 2016, 22:50

No meu mk1 sempre consegui mais regeneração a carregar no travão, a não ser quando o SOC é elevado e a regeneração máxima é menor ou igual à regeneração com o pedal solto.

Acho que o modo B além de fornecer a regeneração máxima sempre, também não tem o remap do pedal do acelerador como o modo ECO, onde e necessário carregar a fundo para ter aceleração de jeito. Mas isto é especulação, alguém com um mk2 que confirme.
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Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por marcopns » 18 jan 2016, 22:57

mjr Escreveu:Mas o modo B não usa a regeneração máxima quando se tira o pé do pedal? A minha curta experiência com um mk2 deu a entender isso, tal a força de travagem ao largar o acelerador em modo B.
Em qualquer dos modos pode atingir a regeneração máxima retirando o pé do pedal. Com eco desligado o modo D atinge os 30kw de regeneração se tirar o pé do acelerador a 120km/h (ou mais), depois a medida que a velocidade reduz, a regeneração também reduz. O modo B a regeneração máxima é atingida por volta dos 60km/h.
O modo eco limita a potencia do carro a 50kw, seja no modo B ou D. No modo D aumenta a regeneração, no modo B não tem qualquer influencia na regeneração.

Eu fiz o teste em ecoD, num desnível de 10%, limitador nos 30km/h, o carro aumentou a velocidade até aos 36km/h com a regeneração longe do máximo. Pelo que percebi, o APR disse que se retirasse o pé do acelerador com limitador desligado, o carro teria o mesmo comportamento, certo?
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Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por mjr » 18 jan 2016, 23:24

Eu quando disse "Mas o modo B não usa a regeneração máxima quando se tira o pé do pedal", queria dizer "Mas o modo B não usa a regeneração máxima possível quando se tira o pé do pedal".

A velocidades baixas a potência de regeneração será sempre menor, embora o binário de regeneração seja provavelmente constante quase até ao carro parar. A 120km/h apesar de ele mostrar 30kW de potência de regeneração, a desaceleração será certamente menor que a 60km/h para os mesmo 30kW de regeneração. Isto pela mesma razão que os 80kW ao acelerar produzem muito mais aceleração a 50km/h do que a 120km/h. P = w T (velocidade de rotação em rad/s multiplicada pelo binário em N.m).
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Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por pnunes » 18 jan 2016, 23:29

sim, em eco, no mkii para dar o esticão é necessário meter o pedal a fundo, não acho que limite coisa alguma a potencia, só precisa é de dar mais curso ao pedal...
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Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por mjr » 18 jan 2016, 23:33

No meu mk1, o modo ECO dá 50kW de potência carregando a fundo no pedal sem ativar o botão que tem no fundo do pedal. Ao ativar o botão ele passa bruscamente de 50kW para 80kW.

O botão serve também para fazer override ao limitador de velocidade.
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Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por Apr » 19 jan 2016, 10:40

Creio que estamos +- de acordo, só não observo o mesmo comportamento que o marcopns no que toca à regeneração, para ser mais fácil resumi num quadro aquilo que observo:


Imagem


Em modo B a velocidades baixas, se travar, o carro regenera mais. A velocidades maiores não me apercebo da diferença, já que a regeneração vai no máx indicado no mostrador da consola.

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Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por cgecastro » 19 jan 2016, 11:04

Apr Escreveu:Creio que estamos +- de acordo, só não observo o mesmo comportamento que o marcopns no que toca à regeneração, para ser mais fácil resumi num quadro aquilo que observo:


Imagem


Em modo B a velocidades baixas, se travar, o carro regenera mais. A velocidades maiores não me apercebo da diferença, já que a regeneração vai no máx indicado no mostrador da consola.
Os mestres do CANBUS não conseguem aceder a estes dados para verificar se existe alguma diferença entre a regeneração max (30kw no mostrador) e regeneração máxima + travagem.
De qualquer forma o limite de regeneração é imposto pela nissan, para simular a condução de um CI.
Eu gostava que eles abandonassem esse paradigma e tornassem o limitador um verdadeiro limitador e que o cruise control realmente mantivesse a velocidade quer a subir quer a descer
Ou então ainda melhor um cruise control com limitador incorporado com o seguinte algoritmo
Ex para setpoint do CC 50km/h, setpoint do limitador 55km/h
1 - velocidade inferior ao setpoint CC - acelera até chegar ao setpoint CC (isto é o que qualquer CC faz)
2 - se por alguma razão velocidade superior ao setpoint CC mas inferior ao Limitador - não regenera (glide)
3 - velocidade superior ao setpoint Limitador - regenera o necessário (até 80kw) para manter a velocidade
4 - limitador incapaz de manter a velocidade - apita para avisar o condutor que tem de travar

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Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por Apr » 19 jan 2016, 11:25

Vais ter isso tudo quando aparecerem os carro autónomos. Eu não acho estas funções muito importantes, dão algum jeito para uma viagem grande e monótona no caso do CC ou para espremer uns metros de autonomia no caso do limitador.

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Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por VETL » 19 jan 2016, 11:29

Eu já me daria por contente se tivesse um CC de potência, onde pudesse fixar os amperes ou os watts em vez dos Km/h.
Se uma coisa dessas pudesse ser conjugada com o limitador de velocidade... Ui, ui!
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