Limitador de velocidade em regeneração

Discussão sobre o que pensam que a Nissan deve saber ou considerar.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por Apr » 17 jan 2016, 23:36

Limitador ou cruise control funcionam a substituir sómente o pé no acelerador, o primeiro é uma especie de velocidade minima e o segundo uma velocidade máxima. A regeneração será aplicada consoante o modo escolhido. Numa descida ingreme o carro pode ultrapassar a velocidade definida. Quando se usa o CC as acelerações sao mais agressivas, mesmo em ECO, daí o GOM baixar a autonomia estimada sempre que liga o CC.

cgecastro
Proprietário Leaf
Mensagens: 191
Registado: 12 dez 2015, 14:39
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
Localização: Horta

Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por cgecastro » 17 jan 2016, 23:44

Apr Escreveu:Limitador ou cruise control funcionam a substituir sómente o pé no acelerador, o primeiro é uma especie de velocidade minima e o segundo uma velocidade máxima. A regeneração será aplicada consoante o modo escolhido. Numa descida ingreme o carro pode ultrapassar a velocidade definida. Quando se usa o CC as acelerações sao mais agressivas, mesmo em ECO, daí o GOM baixar a autonomia estimada sempre que liga o CC.
Ou seja regeneração D ou ECO ou B (para quem o tem) é igual com ou sem CC ou limitador
Por isso é que coloquei o tópico em "sugestões para a Nissan", porque acho que o limitador alem de impedir a aceleração devia "travar" (regenerar) para manter o limite de velocidade colocado no setpoint

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por FullElectric » 18 jan 2016, 00:34

E isso na pratica acontece ou deveria acontecer tendo uma regeneracao capaz.
Num mk2 em B dificilmente o carro ultrapassará o set point pois a regeneracao segura o carro em praticamente todas as descidas (desde que nao esteja acima de 90% soc). Num mk1, e ainda por cima depois de ter levado com o ultimo upgrade, esquecam pois a regeneracao nao é suficiente para segurar a velocidade em algumas descidas que nem precisam ser muito acentuadas

cgecastro
Proprietário Leaf
Mensagens: 191
Registado: 12 dez 2015, 14:39
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
Localização: Horta

Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por cgecastro » 18 jan 2016, 11:42

jasmim Escreveu:Também nunca usei o limitador.
Se não estou em erro o CC só ativa aos 48 km/h.
Activa aos 38km/h

FullElectric Escreveu:E isso na pratica acontece ou deveria acontecer tendo uma regeneracao capaz.
Num mk2 em B dificilmente o carro ultrapassará o set point pois a regeneracao segura o carro em praticamente todas as descidas (desde que nao esteja acima de 90% soc). Num mk1, e ainda por cima depois de ter levado com o ultimo upgrade, esquecam pois a regeneracao nao é suficiente para segurar a velocidade em algumas descidas que nem precisam ser muito acentuadas
A regeneração é capaz, a nissan é que a limita para a condução ser parecida com um CI no entanto em teoria , o Leaf deveria ser capaz de regenerar até 80kw

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por mjr » 18 jan 2016, 11:50

Nos mk1 a regeneração será sempre bastante limitada e não vale a pena falar com o Nissan pois nunca vão mudar isso. Nos mk2 penso que em modo B ele usará a regeneração máxima possível em CC e em LV para manter a velocidade pretendida. Mas isso eu não posso testar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cgecastro
Proprietário Leaf
Mensagens: 191
Registado: 12 dez 2015, 14:39
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
Localização: Horta

Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por cgecastro » 18 jan 2016, 12:26

mjr Escreveu:Nos mk1 a regeneração será sempre bastante limitada e não vale a pena falar com o Nissan pois nunca vão mudar isso. Nos mk2 penso que em modo B ele usará a regeneração máxima possível em CC e em LV para manter a velocidade pretendida. Mas isso eu não posso testar.
A questão fulcral é se ele usa a regeneração máxima ou apenas a necessária para manter a velocidade, em CC acredito que funcione mas apenas porque a regeneração está ligada ao acelerador, não porque foi programada para fazer o que sugeri.

Um pequeno exemplo para o CC
estrada nivelada seguida de descida acentuada com CC em modo B a 50km/h:
Quando estamos na estrada nivelada o CC tem de manter a velocidade logo tem de fornecer energia, logo não regenera
Quando começamos a descer o CC retira progressivamente o "pé do pedal" para manter a velocidade, podem acontecer duas coisas:
1 - a força "travagem" de regeneração é igual ou superior à da gravidade, atrito e atrito aerodinâmico, logo a velocidade diminui e o CC "carrega no pedal" para manter a velocidade
2 - Sendo a regeneração inferior às forças que actuam sobre o veiculo este vai progressivamente ganhando velocidade.

Alguém que tenha um mk2 pode testar o funcionamento em limitador mantendo em B mas carregando sempre no pedal do acelerador e verificar o que acontece à velocidade e à regeneração para sabermos qual o comportamento neste caso especifico

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por marcopns » 18 jan 2016, 13:13

O mk2 tem o mesmo comportamento. Ultrapassa a velocidade definida no limitador porque não usa a regeneração máxima.
Carregar no acelerador não tem qualquer influencia, excepto se carregar a fundo.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por mjr » 18 jan 2016, 13:27

Em modo B não usa a regeneração máxima que faria caso largasse o acelerador? Se não faz isso, devia.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por Apr » 18 jan 2016, 13:34

Faz. foi como disse acima, substitui o pé no pedal, nada mais. E quando acelera parece um utilizador de CI com o depósito cheio...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitador de velocidade em regeneração

Mensagem por mjr » 18 jan 2016, 22:28

Mas o modo B não usa a regeneração máxima quando se tira o pé do pedal? A minha curta experiência com um mk2 deu a entender isso, tal a força de travagem ao largar o acelerador em modo B.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Sugestões para a Nissan”