Melhorem a experiência aos clientes nos eventos

Discussão sobre o que pensam que a Nissan deve saber ou considerar.
Brunus
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Melhorem a experiência aos clientes nos eventos

Mensagem por Brunus » 29 nov 2016, 12:12

Este fds que passou a Nissan organizou um evento na Gare do Oriente em Lisboa, onde era possível fazer test drive do Leaf.
Fui lá com o propósito de testar o Leaf 30Kwh, e fica aqui um resumo do que aconteceu:

* Fiz um TD num Leaf de...24Kwh! Havia dois Leafs, um branco e um cinzento. Andei no branco que era de 24 Kwh, o cinzento já era de 30Kwh. O principal motivo pelo qual fui lá esfumou-se logo aí. :evil:

* Na realidade, o que indico no ponto anterior não iria fazer grande diferença, uma vez que o TD foi uma voltinha da treta que na realidade não dá para testar nada...Limitei-me a levar o carro da Gare do Oriente até uma rotunda na Av. de Berlim e voltar para a Gare do Oriente. Não dá para ver nada do carro, não dá para perceber o comportamento em curva-contra-curva, em velocidades de AE, etc...

* Mas o pior de tudo, foi a pessoa da Nissan que me acompanhou. Basicamente, alguém na Nissan acho que era boa ideia colocar uns putos, provavelmente sem formação de jeito, a levar as pessoas nos TDs. Quem foi comigo pouco ou nada sabia dizer sobre o carro, aliás inicialmente até me garantiram que era um de 30Kwh e não de 24Kwh. Bastou-me entrar e ver a autonomia em modo ECO nos 85KM com uns 70% de bateria ainda disponível para perceber que era a versão 24Kwh. Limitou-se a estar ali ao lado (estilo crash test dummy), não me soube responder a várias questões, pouco falou, não soube vender o produto! Mau Nissan, MUITO MAU MESMO! :evil:

* Um outro puto (ok este não era tão puto como o do TD...), à conversa comigo e com a minha namorada na tenda gigante e enquanto mostrava o compartimeto do motor do Leaf, apontou para um depósito de líquido, que indicou ser da refrigeração da bateria! :o Ainda tive a tentação de lhe dizer que estava errado, mas decidi fazer-me de parvo e perguntei "Ah, então tem refregiração activa da bateria? _ Tem sim!" :doh: Mais uma vez, MUITO MAU NISSAN! Dar informação errada a potenciais clientes prejudica a imagem do produto e da marca no futuro!

* Por fim, falei numa breve conversa com um comercial que por lá andava (e tive eu que pedir para falar, nunca me sugeriram nem foi ele que veio ter comigo). Pedi-lhe umas simulações para um Leaf 30Kwh, sendo sócio UVE falei-lhe do protocolo e ele estava informado sobre isso. Deixei os meus dados, que ele apontou numa espécie de folha de rascunho que já lá tinha outros rabiscos, e garantiou-me que me iria enviar para o email várias propostas. Ainda estou à espera, mas não sei porquê, não estou muito confiante (talvez por causa da folha de rascunho? :think: )

No final, fico com a sensação de que a Nissan NÃO quer vender o Leaf. Desde um TD demasiado curto, a desinformação, a pessoal impreparado, até uma certa vontade de despachar quem por lá aparecia (pelo menos fiquei com essa sensação, e não havia assim tanta gente para os TDs), considero toda a experiência bastante negativa.
Eu já conheço o carro no papel, estava na espectativa de que poderia fazer um TD como deve ser a um de 30Kwh para ficar a conhecer um pouco melhor na prática, e até de ser persuadido a comprar (um bom vendedor até vende frigoríficos a esquimós). Não aconteceu nada disso. :roll:

À Nissan, sugiro que se esforce mais para melhorar toda a experiência neste tipo de eventos. No caso do Leaf, é preciso uma atenção especial tendo em conta que é um carro especial e há muita desinformação no público em geral sobre o Leaf (e VEs no geral). É preciso fazer o cliente sentir-se especial, sentir que tem um especialista ao lado e que está a ser bem informado. Por outro lado, a Nissan só ganhava em ter pessoas que além disso, fossem por sua própria iniciativa capazes de enaltecer todas as qualidades do carro e mostrar em que medida um carro como o Leaf as pode ajudar no seu dia-a-dia. Porque no fim, é disso que se trata.
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Re: Melhorem a experiência aos clientes nos eventos

Mensagem por VETL » 29 nov 2016, 12:22

Nada que não seja por aqui e por qualquer lado mais do que badalado. Mas isso não é só na Nissan, é em todos.
Por mais que os responsáveis superiores deem ordens para a malta se mexer, todos (ou quase todos) os operacionais (concessionários e respetivos comerciais) fazem o possível para destruir tudo.
Para a grande maioria desses operacionais, os VE são brincadeiras e perfeitas perdas de tempo.
Eventualmente não tens querido assimilar essa realidade por ser de facto sem nexo.
Mas isso é realmente assim.
Quando comprei o meu Leaf disse literalmente ao comercial: "Não foi você que me vendeu o carro, fui eu que lho comprei..."
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Re: Melhorem a experiência aos clientes nos eventos

Mensagem por mjr » 29 nov 2016, 12:30

Enfim, este fórum já vendeu muitos mais VEs que o "esforço" comercial por parte dos concessionários.
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Re: Melhorem a experiência aos clientes nos eventos

Mensagem por lmmr74 » 29 nov 2016, 13:13

VETL Escreveu:Nada que não seja por aqui e por qualquer lado mais do que badalado. Mas isso não é só na Nissan, é em todos.
Por mais que os responsáveis superiores deem ordens para a malta se mexer, todos (ou quase todos) os operacionais (concessionários e respetivos comerciais) fazem o possível para destruir tudo.
Para a grande maioria desses operacionais, os VE são brincadeiras e perfeitas perdas de tempo.
Eventualmente não tens querido assimilar essa realidade por ser de facto sem nexo.
Mas isso é realmente assim.
Quando comprei o meu Leaf disse literalmente ao comercial: "Não foi você que me vendeu o carro, fui eu que lho comprei..."
A solução da Tesla aparentemente acaba com este problema, apostando na venda directa ao consumidor final. Acabam-se os "dealers".

mikas
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Re: Melhorem a experiência aos clientes nos eventos

Mensagem por mikas » 29 nov 2016, 13:21

VETL Escreveu:Quando comprei o meu Leaf disse literalmente ao comercial: "Não foi você que me vendeu o carro, fui eu que lho comprei..."
Foi igual comigo e o meu Kia Soul EV :)

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Re: Melhorem a experiência aos clientes nos eventos

Mensagem por LuisG » 29 nov 2016, 13:27

No sábado também passei na Gare do Oriente. Nunca tinha conduzido o Leaf e aproveitei.
Confirmo o que se relata anteriormente, a informação acerca do carro deixa a desejar e não existiu um acompanhamento comercial.
Quanto ao TD, felizmente pude testar o cinzento. Como percebi que talvez até soubessem menos que eu (que também não é muito) não perguntei mas chegue à conclusão que se tratava da versão de 30kw. Quanto à duração e local do TD, enfim é o que se pode arranjar de um evento daqueles.
Realmente, gostava de um teste mais exautivo e de falar com um comercial mais entendido. Para isso aguardo pelo contacto que fiz no site, à 4 semanas! Atenção, já fui contacto mas informaram-me que não tinham viaturas e voltariam ao contacto. Aguardo.

O maravilhoso que o carro é, apaga estas falhas :)
Claro que não é uma boa imagem e não ajuda ao desenvolvimento da ME.
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Re: Melhorem a experiência aos clientes nos eventos

Mensagem por Filipe » 29 nov 2016, 19:56

É por essas e por outras, que como diz mjr, penso que tenho "vendido" mais que certos vendedores, pois mais que uma vez por mês boto um curioso
no Leaf, e deixe-o de boca aberta. :mrgreen:
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Re: Melhorem a experiência aos clientes nos eventos

Mensagem por pemifer » 29 nov 2016, 23:53

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 18:19, editado 1 vez no total.

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Re: Melhorem a experiência aos clientes nos eventos

Mensagem por Marmelo » 30 nov 2016, 01:46

De facto, uma experiência para esquecer!
Tive uma experiência totalmente diferente na Caetano Power do Porto. Cheguei sem marcação prévia, disse que vinha recomendado por uns amigos e o comercial, por sorte, tinha também tratado da venda a essas pessoas. Fiz test-drive razoável (uns 15 minutos) sem qualquer marcação e ficamos à conversa durante mais de 1 hora sobre VEs antes de receber uma proposta formal.

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Re: Melhorem a experiência aos clientes nos eventos

Mensagem por Alx99 » 30 nov 2016, 02:36

Infelizmente a falta de formação e profissionalismo grassa em muitos sectores de actividade. Todos temos exemplos disso.

No caso de algumas empresas de automóveis (sejam concessionários ou o importador) chega a roçar o anedótico, porque na mais das vezes, os pseudo vendedores, são pessoas destituidas de qualquer competência, rigor, ou mesmo de seriedade, condições que julgo serem indispensáveis a um bom profissional. É por essa razão que, como aqui já foi dito, e bem, acaba por ser o cliente quem mais contribui para a venda do carro. Talvez estejam mal habituados.

Todavia existem excepções, aquelas que infelizmente servem para confirmar a regra. Recentemente adquiri um PHEV. O vendedor mostrou-se em todo o processo bastante profissional e atencioso. O que não sabia (ninguém é obrigado a saber tudo), foi-se inteirar e respondeu posteriormente, chegando mesmo, no periodo das suas férias, a contactar-me para me informar a situação da encomenda da viatura. Aquando da entrega do carro, após as explicações gerais do veículo por parte deste vendedor, tive a oportunidade de receber mais alguma formação por um especialista da marca em VE's, que para além de facultar todas as informações pertinentes relativas à utilização do sistema eléctrico, deu-me o seu nº de telemóvel para que sempre que eu tivesse uma dúvida ou problema, o pudesse contactar, mesmo que fosse fora de horas (o que já tive que fazer com sucesso). E tudo isto, sem que eu conhece-se estas pessoas, fosse da parte de alguém que as conhecia, ou tivesse adquirido anteriormente veículos neste concessionário.

Mas enfim, talvez sejam uma gota no oceano, ou eu uma pessoa com muita sorte.

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