Página 1 de 3

Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 08 set 2016, 15:20
por alexmol
Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh
(se já foi publicado noutro tópico peço à moderação para remover este)

https://www.youtube.com/watch?v=rf0PJwNsffE

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 08 set 2016, 16:51
por mikeger
11 barras de temperatura num país frio e ao segundo cr...? E a velocidades moderadas...? Estou surpreendido pela negativa!

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 08 set 2016, 18:00
por pemifer
Que carro será este? Não tem tampa da ficha chademo? (minuto 5:15).
Resumo da informação das temperaturas
Ao minuto 7:34 1º CR ele refere que tinha 6 barras de temperatura e que subiu 2 no carregamento (8 barras).
Ao minuto 12:30 2º CR sobe mais 3 barras (11 barras).
Ao minuto 17:48 3ª CR chegou com 9 e está com 10.
Ao minuto 22:33 continua com 10 barras antes de por a carregar durante a noite.
Ao minuto 24:48 está com 6 barras no inicio do dia.
Ao minuto 33:15 1º CR está com 8 barras.
Ao minuto 36:52 está com 8 barras antes do CR.
Ao minuto 41:48 2ª CR está com 11 barras carregou de 3% a 88% (apresentava a 11ª barra aos 81%).

Aparentemente teve o mesmo comportamento nos 2 dias subiu 2 barras no 1º carregamento e 3 no 2º.

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 08 set 2016, 19:08
por mjr
A Noruega no Verão pode ter temperaturas amenas (>20C), este ano por exemplo a temperatura máxima em Oslo foi de 29C. Se ele começou com 6 barras de temperatura na bateria, não podia estar propriamente frio nesse dia. Aos 8m10s mostra a temperatura exterior: 21C. Não é calor, mas também não é frio.

De noite deve ter baixado para perto de 10C, pelo que a bateria pôde baixar muito a temperatura.

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 08 set 2016, 19:27
por mikeger
Mas isto é um comportamento normal?

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 08 set 2016, 20:03
por mjr
Já chegamos à conclusão que no Leaf de 30kW.h, devido ao facto de carregar a 125A (corrente máxima) durante quase 30m, contra apenas 15m ou menos no Leaf de 24kW.h, a bateria aquece mais durante as CR. Também já vimos que com temperaturas ambientes acima de 25C (ou próximo disso) ele atinge a temperatura que faz começar a limitar a potência de carga, para não aquecer mais a bateria. Com 40 graus de temperatura ambiente essa limitação é de 25kW. Com 30C estará entre os 25kW e os 50kW, e com os 25C nunca atingirá. Isto, claro, para velocidades "legais" entre cargas rápidas.

Com 8 anos de garantia, isto será um problema para a Nissan, a não ser que esta química seja muito mais resistente ao calor que as anteriores.

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 08 set 2016, 20:47
por mikeger
Têm mesmo de estar confiantes na nova química para, face a esta situação, terem optado pelo não arrefecimento do pack nesta 3a versão...

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 08 set 2016, 22:01
por mjr
rdias Escreveu:A temperatura exterior foi bastante mais baixa que a nossa temperatura média.
Ter começado com 6 barras pode indiciar algum uso intensivo da viatura algumas horas antes.
E com os 21C que estavam durante a primeira carga (ver 8m10s) nem é preciso muito para chegar aos 24-25C com que aparece a 6ª barra (isto assumindo que nos de 30kW.h é semelhante aos anteriores).

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 08 set 2016, 22:10
por mikeger
Já agora, existe uma temperatura ótima em termos de numero de barras ou zero barras é o ideal?

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 08 set 2016, 22:34
por FullElectric
mjr Escreveu:A Noruega no Verão pode ter temperaturas amenas (>20C), este ano por exemplo a temperatura máxima em Oslo foi de 29C. Se ele começou com 6 barras de temperatura na bateria, não podia estar propriamente frio nesse dia. Aos 8m10s mostra a temperatura exterior: 21C. Não é calor, mas também não é frio.

De noite deve ter baixado para perto de 10C, pelo que a bateria pôde baixar muito a temperatura.
Essa temperatura 21C penso ser a que ele tem configurada no AC
A temperatura exterior está entre os 11C e os 16C (minuto 30:36)