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Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 10 set 2016, 16:55
por mjr
Não sabemos a razão exata e essa limitação não existe nos mk2. Talvez seja para evitar a deposição de lítio com temperaturas baixas, mas isso não acontece de forma tão agressiva nas cargas rápidas.

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 10 set 2016, 23:16
por Orlando
pemifer Escreveu:Que carro será este? Não tem tampa da ficha chademo? (minuto 5:15).
Resumo da informação das temperaturas
Ao minuto 7:34 1º CR ele refere que tinha 6 barras de temperatura e que subiu 2 no carregamento (8 barras).
Ao minuto 12:30 2º CR sobe mais 3 barras (11 barras).
Ao minuto 17:48 3ª CR chegou com 9 e está com 10.
Ao minuto 22:33 continua com 10 barras antes de por a carregar durante a noite.
Ao minuto 24:48 está com 6 barras no inicio do dia.
Ao minuto 33:15 1º CR está com 8 barras.
Ao minuto 36:52 está com 8 barras antes do CR.
Ao minuto 41:48 2ª CR está com 11 barras carregou de 3% a 88% (apresentava a 11ª barra aos 81%).

Aparentemente teve o mesmo comportamento nos 2 dias subiu 2 barras no 1º carregamento e 3 no 2º.
Tem piada porque fiz 2 CR há pouco tempo no mesmo dia (uma às 15h00 e outra às 18h30)com temperaturas ambiente entre 25 e 32.º e apenas na 2CR vi uma bateria com 48.º(e nunca vi as barras no vermelho)...que depois de 200kms ficou nos 36.º. Claro que se ele começou com 6 barras é porque o carro fritou no dia anterior com condução agressiva ou então sol com fartura.
Um dia destes faço 3 CR, só para me divertir, às temperaturas da Noruega mas tenho que arranjar um percurso de 600kms. :mrgreen:
Mas o VETL deve poder acrescentar algo.

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 11 set 2016, 00:03
por mjr
rdias Escreveu:Regenerações muito fortes implica aumentos de temperatura.
Mas como qualquer utilizador do Leaf sabe, não há limitação da regeneração a temperaturas elevadas (ok, há a 55C, mas não é disso que estamos a falar), só abaixo dos 25C. Por isso essa razão não faz sentido.

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 12 set 2016, 08:17
por OCasal
Não me parece haver razão para alarme para a Nissan. Mesmo que alguém consiga fazer 300km por dia, de forma regular e pôr a bateria nos 50°C, ultrapassará a garantia em menos de 2 anos!

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 12 set 2016, 08:33
por BrunoAlves
Eu até nem acho que o problema seja a eventual degradação (ainda não há nada que confirme ou desminta isso). Julgo é que pode limitar as deslocações dos utilizadores, nem que psicologicamente. Será que alguém já tinha visto barras de temperatura no vermelho na Noruega?

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 12 set 2016, 09:28
por mjr
E isso era simples de resolver, bastava começar a limitar a potência de carga mais cedo, tipo aos 45C. A maior parte das pessoas nem notava, ou atribuiria ao carregador, e assunto encerrado.

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 12 set 2016, 10:43
por Orlando
OCasal Escreveu:Não me parece haver razão para alarme para a Nissan. Mesmo que alguém consiga fazer 300km por dia, de forma regular e pôr a bateria nos 50°C, ultrapassará a garantia em menos de 2 anos!
Jovem, fiz 420 e o pico foi 48.ºe baixou logo que sái do PCR.

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 12 set 2016, 12:45
por OCasal
Daí me parecer que a bateria aguente bem o período de garantia!

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 12 set 2016, 12:56
por mjr
A minha opinião é que a questão da temperatura nesta bateria é muito menos relevante. A química usada é a NMC, com excelentes resultados nos Volt e Ampera. O gráfico de degradação vs temperatura que o RNM colocou para umas células desta química é extremamente favorável, mesmo para exposições constantes a temperaturas acima de 40C.

Re: Bjorn Nyland experimenta o Leaf de 30kWh

Enviado: 12 set 2016, 23:30
por santanamos
Orlando Escreveu:
OCasal Escreveu:Não me parece haver razão para alarme para a Nissan. Mesmo que alguém consiga fazer 300km por dia, de forma regular e pôr a bateria nos 50°C, ultrapassará a garantia em menos de 2 anos!
Jovem, fiz 420 e o pico foi 48.ºe baixou logo que sái do PCR.
Desta vez vim para cima a meio da tarde com temperatura ambiente nos 30° e foi praticamente igual à anterior viagem de madrugada em termos de temperatura da bateria. A carregar e andar a temperatura baixou-me para uns 10° acima da temperatura ambiente.