Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

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rnlcarlov
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por rnlcarlov » 18 jul 2019, 10:26

rimsilva Escreveu:
18 jul 2019, 10:07
Por fim, olhamos para Espanha e ouvimos falar em milhares de postos a serem instalados pela Endesa, outros pela iberdrola, etc... :roll:
Não sei se esse smiley era para ser sarcasmo, porque andar de VE em várias zonas de Espanha é muito mais complicado que em Portugal, apagões à parte.

ruramos
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por ruramos » 18 jul 2019, 10:43

O que me faz rir é a notícia dizer que foram instalados 100 postos.. quando foram é feitos upgrades aos existentes.. :o :violin:
Serve de tudo para tapar os olhos.

Nerusonu
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Nerusonu » 18 jul 2019, 10:53

frankesousa Escreveu:
18 jul 2019, 08:01
BrunoFonseca Escreveu:
18 jul 2019, 00:20
Não quero fazer o papel do advogado do diabo, mas tentem pensar do ponto de vista do OPC.
A Galp, a EDP e a Prio podem ter fundos quase ilimitados que lhes permita expandir a rede para zonas em que os postos tenham rentabilidades baixas, ja a KLC, deve ter fundos mais limitados pelo que é de louvar os seus esforços de expansão de rede.
Como é óbvio e para poderem continuar a crescer, têm que ter postos em pontos estratégicos que lhe dê a rentabilidade para re-investir e tornar a rede maior.
Não devemos esperar que sejam a Santa Casa da Misericórdia.

Não percebi bem Bruno. Estes 100 postos foram pagos por nós (MobiE) e foi esta que disse onde os queria.
Mais, estes postos aparecem como rede piloto, não sei se serão da klc como os que esta por livre vontade instala.

Aqui a questão é usar o nosso dinheiro para instalar 50 dos 100 postos em Lisboa onde já estão para aí 80% dos postos de Portugal deixando o resto do país igual.

Já agora, UVE sabemos algo sobre os 400 postos, estes sim para preencher o país com pelo menos 1 PCN por município?
Isso é que era. O meu município(Alenquer) não tem um posto sequer da mobi.e... O que há é um da Moove Oeste que é usado em exclusivo pela CMA para o Twizzy do programa(Moove) e pela Env-200.

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UVE
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 18 jul 2019, 13:54

Imagem

https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... a_rede.pdf

Manifesto - O Estado da Rede

Estamos a poucos dias do 3.º aniversário da inauguração do primeiro corredor de Postos de Carregamento Rápido (PCR) de Portugal. O dia 8 de agosto de 2016 marcou um novo arranque do projeto de mobilidade elétrica em Portugal - finalmente tínhamos razões para estarmos novamente otimistas.

“Até ao final do ano, será possível, em todo o país, que nos possamos deslocar em veículos elétricos, porque haverá postos de carregamento rápido em todo o país. Será possível viajar de Viana do Castelo até ao Algarve e nos dois eixos para o interior, na A25, que liga Aveiro a Vilar Formoso, e na A23, desde Torres Novas até à Guarda”

“Até ao final do próximo ano, cada sede de concelho terá, pelo menos, um posto de carregamento…”

“Para isso, o Estado tem de contribuir de forma decisiva para que exista uma rede pública de carregamento que permita que, dentro de muito pouco tempo, se possa utilizar, com igual grau de fiabilidade, um veículo elétrico ou um veículo que não é elétrico”

(Declarações do Ministro do Ambiente em 8 de agosto de 2016)

Algumas datas resvalaram, outras continuam por cumprir, mas, inegavelmente, a estagnação acabou! Contudo, o crescimento exponencial das vendas tem imposto um ritmo de crescimento que a rede pública, até à data, não conseguiu acompanhar - tanto em termos de quantidade de postos como de qualidade de serviço.

Urge questionar todos os envolvidos: EDP Distribuição, Entidades de aprovação e certificação, Operadores dos Postos, Comercializadores de Energia, Gestor da Rede (MOBI.E), Gestor tecnológico (CEiiA) e Tutela do setor.

É preciso perceber o que corre mal. A situação atual da rede é insustentável e os utilizadores de Veículos Elétricos exigem respostas.

Toda a rede piloto de carregamento normal – PCN – continua por concessionar e a sua recuperação tem sido morosa. Nalguns casos revela-se um investimento a fundo perdido, face à depreciação tecnológica. Muitos dos postos, após recuperados, voltam ao mesmo estado de inoperacionalidade. Dos novos concursos para postos de 22 kW, só um deles avançou em 2017, com instalação de 100 postos, dos quais em 2019 apenas pouco mais de metade estão ligados. Alguns dos postos de carregamento rápido da rede piloto – PCR – já instalados, continuam há anos à espera de serem ligados, e outros de serem instalados. Ouvimos falar de investimentos em novos PCR desde há mais de 2 anos: 100 PCR de um investimento privado; outros 100 com apoio do Fundo Ambiental; 18 do corredor Europeu (CIRVE); e ainda mais alguns outros entretanto anunciados, alguns instalados, mas nunca ligados e a funcionar. Porque não aparecem no terreno? Que razões sustentam esta paralisia? Que os envolvidos digam publicamente porque não estão operacionais estes postos, e esclareçam em que ponto está cada projeto. Esta é uma exigência dos utilizadores de veículos elétricos.

O que impede Portugal de cumprir com o requisito Europeu de podermos pagar nos postos de carregamento através de uma Aplicação ou de um cartão bancário? Que resposta temos para todos os turistas e emigrantes que nos querem visitar no seu Veículo Elétrico?

Por que razão quando iniciamos e terminamos um carregamento temos de recorrer a uma máquina de calcular para sabermos quanto custará, ou custou, o nosso carregamento?

Porque continuamos a ter uma rede tão pouco fiável, com relatos frequentes de vários utilizadores que não conseguem carregar? A instabilidade da rede pública de carregamento é uma realidade incontornável. É urgente um contrato de manutenção corretivo e evolutivo (com o gestor tecnológico) com níveis de SLA (Acordo de Serviços) específicos para que estas situações não ocorram. A infraestrutura de backoffice e comunicações deve ser atualizada para um padrão tecnológico de alta disponibilidade e redundância de serviços. Estes serviços não podem sucumbir com a carga de pedidos de gestão ou informação, agravado pelo facto da sua API (Interface de Acesso) online estar ainda aberta sem segmentação. O que está a ser feito para corrigir e eliminar este sério problema?

A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE, sempre pautou a sua atuação pelo reconhecimento dos passos positivos, mas a situação atual atingiu um limite tal, que os avanços conseguidos desde 2016 não são suficientes para equilibrar a balança.

A UVE continua disponível, como até aqui sempre esteve, para contribuir ativamente em encontrar soluções através do diálogo com todos os intervenientes, no entanto, nesta altura, consideramos fundamental que os utilizadores de Veículos Elétricos tenham respostas públicas e concretas para os problemas acima identificados.

A eletrificação dos transportes, privado e público, individual e coletivo, ligeiro e pesado, é condição decisiva para a descarbonização da sociedade, fazendo parte das metas que o país se comprometeu a cumprir no presente e não no futuro.
Última edição por UVE em 18 jul 2019, 18:04, editado 1 vez no total.
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoAlves » 18 jul 2019, 14:29

post do Bruno no FB Escreveu:O manifesto não começa a beliscar sequer a gravidade dos problemas causados aos utilizadores. Como exemplo da falta de fiabilidade da rede aponta-se a situação das fichas chademo há quase um ano e meio?
Então e o comunicado que a MobiE emitiu numa segunda, sobre um problema causado num domingo, com data do sábado anterior, a "avisar" que iam desligar as tomadas?
Então e as carradas de apagões depois disso? Nos últimos 3 fins de semana, 4 apagões registados pelos utilizadores. Fora os anteriores.
Então e a negação desses mesmos apagões com um suposto "ataque informático" e a existência de uma suposta whitelist que faria com que fosse impossível o "cartão não autorizado"? Como se os utilizadores é que fossem nabos?

No mínimo devia perguntar-se porque é que não se demitem (ou são demitidos) os responsáveis desta entidade. Mas apropriado mesmo era baterem-se pela extinção desta nulidade e abertura do mercado aos operadores, sem CEME e afins.
É uma primeira reacção da UVE à miséria que se transformou a rede pública de carregamento. Ténue, mas é alguma coisa.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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BrunoFonseca
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoFonseca » 18 jul 2019, 14:49

Ficamos a aguardar resposta dos players da ME.
Obrigado à UVE

Erbium
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Erbium » 18 jul 2019, 17:18

rimsilva Escreveu:
18 jul 2019, 10:07
Depois há ainda os 202 postos para os municípios, mais de 1 milhão de euros contratos, 1 ano depois de celebrado o contrato nem sinais de quando será o fim da instalação de todos os postos!
Esse concurso não foi impugnado?
ruramos Escreveu:
18 jul 2019, 10:43
Serve de tudo para tapar os olhos.
E a UVE "entra" neste corso...
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por rimsilva » 18 jul 2019, 18:07

rnlcarlov Escreveu:
18 jul 2019, 10:26
rimsilva Escreveu:
18 jul 2019, 10:07
Por fim, olhamos para Espanha e ouvimos falar em milhares de postos a serem instalados pela Endesa, outros pela iberdrola, etc... :roll:
Não sei se esse smiley era para ser sarcasmo, porque andar de VE em várias zonas de Espanha é muito mais complicado que em Portugal, apagões à parte.
O comentário serve de exemplo, não pela situação actual (que parecia estagnada), não por ser melhor ou pior do que em Portugal, mas pelo mudança de rumo que se está a verificar em Espanha, com a chegada da Ionity, e com a prospectiva de serem instalados 5.000 postos pela Endesa (https://forococheselectricos.com/2019/0 ... spana.html) e da estratégia da Iberdrola https://www.elconfidencial.com/tecnolog ... a_1988238/

Nós aqui em Portugal, falamos em 100 + 200 subsidiados, durante 2 anos...

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por frankesousa » 18 jul 2019, 18:11

Se a UVE conseguir obter as respostas para todas as boas perguntas que fez no comunicado, eu já ficava muito contente e ficava um associado mais feliz.

O que mais conta agora é o futuro, próximo, daqui a 1 ano vamos ter muito mais oferta de veículos eléctricos e por isso o que se fizer no próximo ano é muito importante.

Eu sinto efectivamente que já há muito mais postos operacionais e começo a sentir confiança que isto mais mudar para melhor.

Só falta mesmo a Mobie cumprir regras e ter sanções para isto afinar.
E claro, nessa altura vamos começar a pagar ainda mais uma parcela na fatura que é a taxa de gestão da rede :doh:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
4/2018 - 37.000Km (72,98Ah - 12 Barras)
10/2018 - 47.500km (71,75Ah - 12 Barras - 90,27% SOH)
02/2019 - 60.200km (70,40Ah - 12 Barras - 88,57% SOH)
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por migle » 18 jul 2019, 21:20

UVE Escreveu:
18 jul 2019, 13:54
... relatos frequentes de vários utilizadores que não conseguem carregar?
"não conseguem carregar". Que expressão tão abstracta! Será que isto transmite a um secretário de estado, que nunca esteve num PCR no meio de nenhures a imagem real? Do que seria não poder seguir viagem? Recorrer talvez a um reboque, por causa de uma operação planeada sem avisar os utilizadores?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

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