Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

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ruramos
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por ruramos » 30 ago 2019, 09:41

jfr2006 Escreveu:
30 ago 2019, 09:32
O facto da viagem ser feita num Tesla só vem provar que a mobilidade eléctrica é uma anedota, com excepção para a Tesla que é a única interessada no assunto :twisted:
Chegaste lá! Uma empresa privada a fazer pela vida.
A rede pública é uma anedota.

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BrunoAlves
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoAlves » 30 ago 2019, 09:46

Neste momento diria que, num VE de bateria grande e passando com algum esforço o deserto ibérico, estas viagens são possíveis mesmo sem ser num Tesla.
Mas que são muito mais fáceis de Tesla, pois certamente :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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rnlcarlov
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por rnlcarlov » 30 ago 2019, 10:52

BrunoAlves Escreveu:
30 ago 2019, 09:46
Neste momento diria que, num VE de bateria grande e passando com algum esforço o deserto ibérico, estas viagens são possíveis mesmo sem ser num Tesla.
Mas que são muito mais fáceis de Tesla, pois certamente :)
O migle já mostrou que se chega realtivamente bem de Ioniq até França indo pelo norte de Espanha, que já não é desértico de PCRs, sobretudo agora que já há o de Salamanca. O mais díficil é mesmo fazer Fundão-Salamanca. Depois, na teoria, não há grandes distâncias sem carregadores.

caz
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por caz » 30 ago 2019, 12:55

O que é que isto interessa se em Portugal não temos uma rede minimamente razoável??? A não ser que queiram todos fugir do país de carro elétrico. O problema que temos de resolver não são as viagens de carro ao estrangeiro, mas sim as viagens do dia-a-dia.
Para o dia a dia a rede em Portugal é uma miséria.

Qual o PCR que tem mais do que um posto de carregamento ???? Qual a percentagem de áreas de serviço em via rápida que tem PCRs????

Sem ser em Lisboa, qual a cidade que tem uma rede razoável de PCN ???

O início da liberalização começou em Novembro do ano passado. Até Junho, segundo os mapas de preços da Mobi.E tinham sido instalados 2 (dois) PCRs....


O assunto em discussão para a UVE deveria ser a revisão do Regulamento da Mobilidade Elétrica cujos comentários devem ser entregues no dia 2 de Setembro

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por t3lmo » 30 ago 2019, 14:39

caz Escreveu:
30 ago 2019, 12:55
O início da liberalização começou em Novembro do ano passado. Até Junho, segundo os mapas de preços da Mobi.E tinham sido instalados 2 (dois) PCRs....
Em nov-2018 havia 65 PCR ligados em Portugal, hoje existem 69, e 20 em instalação (alguns infelizmente há vários anos).
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoFonseca » 30 ago 2019, 14:52

t3lmo Escreveu:
30 ago 2019, 14:39
caz Escreveu:
30 ago 2019, 12:55
O início da liberalização começou em Novembro do ano passado. Até Junho, segundo os mapas de preços da Mobi.E tinham sido instalados 2 (dois) PCRs....
Em nov-2018 havia 65 PCR ligados em Portugal, hoje existem 69, e 20 em instalação (alguns infelizmente há vários anos).
Em vez de 2 são 4. Não é necessariamente um bom numero, pelo contrário, é mau, ainda por cima considerando que até Novembro 2019 o Estado financia até 50% a aquisição e instalação de 100 PCR, salvo erro até um total de 15.000€/PCR.
Se o negócio fosse apetecível pelos operadores, estes 100 PCR já estariam na rua a ser utilizados.

caz
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por caz » 30 ago 2019, 15:37

O problema é que o novo regulamento ainda vem agravar mais a atratividade da instalação de postos. Coloca taxas fixas aos OPC independentemente de terem ou não carregamentos.

Pior ainda, depois fazem a conta básica: A Mobie tem um custo então vamos arranjar uma fórmula complicadíssima para pagar/repartir a fatura.

Se o estado deve investir na Mobilidade Elétrica, então deveria olhar a Mobie numa lógica de investimento em que tem um momento inicial de investimento e depois à medida que aparecem os clientes rentabiliza o investimento inicial. E os clientes somos nós (UVE) e não os OPC e CEME...

O que eu defendo é que a Mobie deveria cobrar uma taxa directa por transação (ou kWh de consumo) directamente aos UVE, nas faturas dos CEME.

Desta forma a Mobie tinha interesse que aparecessem entidades que colocassem carregadores, pois estariam a alargar o seu canal de distribuição para chegar aos seus clientes (i.e., nós os UVE)

Nós os clientes ficaríamos certamente melhor servidos, porque tínhamos uma rede de carregamento e se existissem muitos até podíamos escolher...

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migle
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por migle » 30 ago 2019, 23:58

UVE Escreveu:
29 ago 2019, 23:26
Crónica de uma viagem, 9.436 km em Carro Elétrico

[...]

Imagem
Bravo! Quem me dera ter feito o mesmo! Aliás, outra um pouco diferente, este ano queria ir experimentar a excelente rede que está neste momento em Itália e ir até lá abaixo, mas não consegui tirar dias de férias suficientes em Agosto...

Um ponto muito importante do relato é este:
De referir que, tendo já efetuado outras viagens com veículos elétricos de outras marcas, o facto de viajar num Tesla e poder usufruir de uma Rede de SuC excelente, disponível, com múltiplos carregadores (stalls), é uma enorme vantagem.
É, de facto. E seguramente que a direcção da UVE veria com muito bons olhos a possibilidade de vários outros construtores, ou alianças de construtores de automóveis, fazerem o mesmo. Ganham os utilizadores.
Suponho que também tenha sido fantástico carregar nesses grandes centros, como Eindhoven, que juntam SuC com imensos stalls e outros carregadores de outras redes, todos no mesmo local, de acesso público. Tal como deve ser prático, quando se tem mais pressa, encontrar os SuC nas áreas de serviço das auto-estradas, como na Noruega.

A UVE concorda com esta observação ou não?
Se por acaso concorda, como é que conjuga isso com defender o modelo que a legislação impõe em Portugal, que obriga os SuC em Portugal a esconderem-se por trás de cancelas e dentro de resorts turísticos, e a recorrer a subterfúgios para cobrar legalmente os carregamentos?

Pessoalmente, compreendo que a utilização de espaço no domínio público deve ter uma contrapartida para a sociedade. No meu entender, a simples existência de uma rede de carregamento já é a contrapartida necessária, ou pelo menos a exigência de que carregadores no domínio público sejam de acesso generalizado. Já a exigência de que carregadores em espaços de acesso público estejam obrigatoriamente englobados numa rede única, não tem qualquer justificação.

A criação de redes de carregamento por fabricantes de automóveis visa oferecer às pessoas que os compram condições excepcionais como contrapartida, como o evitar identificadores, ou serem gratuitos, ou poderem ser reservados a partir do carro, etc, e é totalmente incompatível com a integração numa rede única onde se é obrigado a carregar energia de um CEME qualquer, paga à parte.

Também são incompatíveis todas as redes pan-europeias, ou as meta-redes (identificadores que permitem carregar em múltiplas redes de outras entidades, New Motion, Maingau, ChargeMap...), particularmente quando se baseiam na oferta de um preço pela energia de excepção (Maingau, diversas redes eléctricas).

Em tempos, temeu-se chegar a um PCR no meio do nada e não o poder activar por não se ter o cartão certo. Mas a situação evoluiu, hoje o problema não é esse. Os cartões, temo-los todos, para carregar com o que for mais barato. O problema é que não temos PCR no meio do nada.

Na assembleia da UVE ouvi falar dos múltiplos cartões de carregamento necessários no estrangeiro, com o exemplo de França (onde na realidade, há muito tempo se pode carregar com o mesmo cartão em todos os postos, com várias opções, IZIVIA, ChargeMap, redes estrangeiras como New Motion, etc), e que em Portugal estávamos muito mais avançados por termos, por lei, uma rede única.
A realidade, é que lá fora as redes são muitas, mas a regra é a interoperabilidade. Com um cartão francês, eu carrego na Suiça, no Benelux, no norte de Itália... A realidade, é que nenhum estrangeiro pode trazer o seu cartão para Portugal nem os nossos valem de nada lá fora.

A realidade é que a justificação da lei que temos era evitar uma situação que não se materializou e que lá fora não se verificou e, neste momento, se além de ser um entrave ao desenvolvimento de uma rede em Portugal, por acaso serve para alguma coisa, é para servir um conchavo.

Mudar de opinião não é ser incoerente.
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caz
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por caz » 31 ago 2019, 00:15

Só não concordo contigo numa coisa. Se a Tesla (ou outra marca QQ) quiser usar o domínio público deveria ser forçada a abrir a rede a todos os carros.

O estado deveria facilitar a instalação em domínio público, sem taxas pois o benefício de ter rede é um grande benefício para o país.

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por migle » 31 ago 2019, 00:27

Em espaços concessionados, não sei de quem são propriedade, como áreas de serviço, eu gostava de ver SuCs bem como carregadores de diversas redes. Como na Noruega.
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