Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

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nbairro
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por nbairro » 16 out 2018, 15:45

RJSC Escreveu:
16 out 2018, 15:36
nbairro Escreveu:
16 out 2018, 14:48
E para quem pensa que os preços vão baixar...como em todos os mercados portugueses os preços vão ser iguais em todo o espectro
Nos PCR não estou a ver nada disso: uns levam quase o dobro dos outros.
Calma que os preços foram apresentados ontem, por isso eles logo ficaram iguais.

Eu tenho uma fumaroles que estava na calha para trocar por um VE e ficar a casa livre de VE, mas com estes preços não me justifica a troca.
Desculpem pensar desta forma mas é mesmo assim, e quem quiser ser purista e assistir a estes preços com o pensamento que "agora vou ter PCR's para mim" é porque também nunca ligou muito ao ambiente e quis ver pessoas comuns a adoptar VE como únicos carros.

Assim como já referi, a unica solução é comprar um Tesla e qnd fizer viagens grandes ter soluções melhores mais fiáveis e mais baratas. O mau é vou ter de esperar pelo menos mais 2 a 3 anos para conseguir comprar um Tesla 3, pois não tenho dinheiro para mais.

E mais, como já referi, acho que em um ano e meio de VE (REX) usei os postos públicos ai umas 6 vezes, PCR's consigo contar e foram 4 vezes em um ano e meio por isso o meu uso de VE nem vai ser afectado, só sinto é que outras pessoas que estavam a pensar em comprar VE vão abandonar a ideia mais facilmente.

sparrow
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por sparrow » 16 out 2018, 15:51

eu já há mais de um ano que, tudo o que é deslocações acima de 100km, faço com o híbrido porque não posso confiar na rede de carregamento.

chego aos postos e o cenário é um destes...

1 - está avariado (o mais provável)
2 - está ocupado (se for PCR por 56416418676 UBERs)
3 - um ponto de carregamento funcional e livre (uma raridade!)

logo, cá em casa, o veículo elétrico é o principal quando a viagem tem menos de 100kms e o híbrido é o principal quando a viagem é >100kms...

tinha alguma esperança que, com o pagamento, começassem a haver mais postos disponíveis porque as empresas começariam a construir mais.

mas se o valor ficar muito próximo da gasolina no híbrido, vou continuar a fazer as viagens maiores na Toyota... não vou forçar a família a n paragens de 30 min (ou mais com a espera pelos que já lá estão) para viajar quase ao mesmo preço!

RJSC
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por RJSC » 16 out 2018, 15:53

mjr Escreveu:
16 out 2018, 14:40
Ao fim de alguns meses os preços devem começar a aproximar-se, exceto naqueles sítios onde não houver alternativa.
Isso pode acontecer nos PCR das grandes cidades, onde há vários postos relativamente perto.
Mas não é nas cidades que os PCRs são críticos para quem não seja operador de transportes. Aliás, por isso mesmo, os postos nas cidades são já os que têm preços mais baixos, apesar de a dificuldade e custo muito superior de instalação (é necessário partir estradas e passeios para passar os cabos em zonas com tráfego muito intenso).
É no meio do nada nas áreas de serviço que os PCR são essenciais e aí as gasolineiras que são Operadores de Postos não vão dar autorização de instalação a outros OPC.

cfvp
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por cfvp » 16 out 2018, 16:02

Nonnus Escreveu:
16 out 2018, 12:23
Acho que continua tudo sem perceber o conceito principal do VE, que é carregar em casa para o dia-a-dia e usar os PCR´s nas viagens grandes (uma ou duas por mês? Alguns por ano!). Como o Henrique da UVE já disse várias vezes - "se não tem como carregar em casa, então o VE não é indicado para si".
Porque é que o conceito de VE tem que ser obrigatoriamente carregar em casa? Eu por exemplo não tenho como carregar em casa, assim como muita gente. Não me parece muito sensato estar a excluir tanta gente porque não têm como carregar em casa. A meu ver devíamo-nos focar na rede pública porque isso toda a gente vai usar, com ou sem garagem, uns mais outros menos. Se não houver uma rede pública em condições, a mobilidade eléctrica dificilmente vai vingar.

No entanto já estamos num bom caminho, mas agora assim com alguns destes preços é um roubo. Então num posto da Galp, se tiver a Galp como CEME, cobram 2x pelo €/kWh? Qual é o sentido disto?
Contudo por enquanto, com a Galp como CEME, até há alguns preços razoáveis, como por exemplo no PCR da Prio em Coimbra. Por agora não cobram o custo no OPC, mas quanto tempo será assim? Se agora já não é propriamente barato, mas ainda aceitável para mim, quando colocarem um custo e depois mais a taxa de gestão de rede, que por agora é 0, vai ficar uma bela conta.

Por falar no Henrique da UVE, ele num vídeo recente já deu uma opinião ligeiramente diferente, onde disse algo do género a que era possível, mas tinha os seus contratempos e cada um tinha que avaliar o risco. O que para mim é uma opinião muito mais sensata, do que estar a afugentar as pessoas logo à partida.
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nbairro
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por nbairro » 16 out 2018, 16:06

sparrow Escreveu:
16 out 2018, 15:51
eu já há mais de um ano que, tudo o que é deslocações acima de 100km, faço com o híbrido porque não posso confiar na rede de carregamento.

chego aos postos e o cenário é um destes...

1 - está avariado (o mais provável)
2 - está ocupado (se for PCR por 56416418676 UBERs)
3 - um ponto de carregamento funcional e livre (uma raridade!)

logo, cá em casa, o veículo elétrico é o principal quando a viagem tem menos de 100kms e o híbrido é o principal quando a viagem é >100kms...

tinha alguma esperança que, com o pagamento, começassem a haver mais postos disponíveis porque as empresas começariam a construir mais.

mas se o valor ficar muito próximo da gasolina no híbrido, vou continuar a fazer as viagens maiores na Toyota... não vou forçar a família a n paragens de 30 min (ou mais com a espera pelos que já lá estão) para viajar quase ao mesmo preço!
E é isto...a mobilidade elétrica vai ficar remetida a isto.

Faço exactamente o mesmo mas queria acreditar que pudesse trocar a minha carrinha ICE por um novo VE com um pouco mais de autonomia e usar a rede (mesmo a pagar) para fazer as viagens maiores mas com este modelo é para esquecer.

Os PCR's existentes nas AE dificilmente os operadores irão instalar mais pois não vão ter justificação para isso, e como são de concessão por empresa as outras não podem lá por os seus PCR's por isso esta tudo alinhado para manter a mama dos combustíveis fósseis.

Quando temos um cartão VE que uma das publicidades é dar desconto em combustível fóssil, isso diz tudo sobre o que querem desta tal mobilidade elétrica.

mafgod
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por mafgod » 16 out 2018, 16:16

Mas já fizeram as contas?

Valores sem IVA, incluíndo o OPC e o CEME:
Para um carregamento de 1h, 45kWh, temos PCRs onde o preço é de 0,13€/kWh (5,67€) em vazio até 0,39€/kWh (17,34€) cheio.
Para um carregamento de 30min, 20kWh, temos PCRs onde o preço é de 0,13€/kWh (5,67€) em vazio até 0,41€/kWh (8,21€) cheio.

Se não me enganei nas contas..... o mais caro ficar a 0,50€/kWh já com IVA num carregamento de 30min e 20kWh.

Claro que, num Leaf ou outro por exemplo, mais degradado..... vai ficar penalizado....
Para um carregamento de 1h, 12kWh, temos PCRs onde o preço é de 0,13€/kWh (1,51€) em vazio até 0,94€/kWh (11,22€) cheio.

Aqui já doi..... 1,15€/kWh é mais de 10 vezes em vazio em casa.
Mas, esteve 1h num PCR a carregar apenas 12kWh.

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por rnlcarlov » 16 out 2018, 16:18

migle Escreveu:
16 out 2018, 15:45
com taxa de activação (amiga do i-MiEV)
Amiga? Muito pelo contrário. Tendo em conta que o i-MiEV para automaticamente a carga algures entre os 76-80%, se for acaso for preciso um bocadinho mais, é logo mais outra taxa de activação. E dado que as baterias são pequenas, a taxa de activação tem um peso muito maior no total do preço

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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Nonnus » 16 out 2018, 16:20

cfvp Escreveu:
16 out 2018, 16:02

Porque é que o conceito de VE tem que ser obrigatoriamente carregar em casa? Eu por exemplo não tenho como carregar em casa, assim como muita gente. Não me parece muito sensato estar a excluir tanta gente porque não têm como carregar em casa. A meu ver devíamo-nos focar na rede pública porque isso toda a gente vai usar, com ou sem garagem, uns mais outros menos. Se não houver uma rede pública em condições, a mobilidade eléctrica dificilmente vai vingar.

No entanto já estamos num bom caminho, mas agora assim com alguns destes preços é um roubo. Então num posto da Galp, se tiver a Galp como CEME, cobram 2x pelo €/kWh? Qual é o sentido disto?
Contudo por enquanto, com a Galp como CEME, até há alguns preços razoáveis, como por exemplo no PCR da Prio em Coimbra. Por agora não cobram o custo no OPC, mas quanto tempo será assim? Se agora já não é propriamente barato, mas ainda aceitável para mim, quando colocarem um custo e depois mais a taxa de gestão de rede, que por agora é 0, vai ficar uma bela conta.

Por falar no Henrique da UVE, ele num vídeo recente já deu uma opinião ligeiramente diferente, onde disse algo do género a que era possível, mas tinha os seus contratempos e cada um tinha que avaliar o risco. O que para mim é uma opinião muito mais sensata, do que estar a afugentar as pessoas logo à partida.
A questão é que em casa vai ficar sempre mais barato e não estas dependente de nada nem ninguém. Se uma pessoa vive bem com os custos e com os contratempos que tem de carregar fora de casa, então porque não. Nada contra.

Há muita gente que comprou um VE nem foi pela parte económica foi pela parte ambiental. Pessoas que fazem 10 ou 20km por dia certamente que não compraram o carro pela parte económica. Porque pelo valor que se paga a mais por um carro eléctrico actualmente, esse nº de KM não se traduz em poupança.

Cada caso é um caso.

Temos que nos focar na rede publica para não excluir ninguém, concordo. Mas sabemos que os preços nunca poderão ser iguais aos que temos em casa? Há infraestruturas a pagar, manutenções, e nenhuma empresa é a madre Teresa de Calcutá.
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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cfvp
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por cfvp » 16 out 2018, 17:13

Nonnus Escreveu:
16 out 2018, 16:20
A questão é que em casa vai ficar sempre mais barato e não estas dependente de nada nem ninguém. Se uma pessoa vive bem com os custos e com os contratempos que tem de carregar fora de casa, então porque não. Nada contra.

Há muita gente que comprou um VE nem foi pela parte económica foi pela parte ambiental. Pessoas que fazem 10 ou 20km por dia certamente que não compraram o carro pela parte económica. Porque pelo valor que se paga a mais por um carro eléctrico actualmente, esse nº de KM não se traduz em poupança.

Cada caso é um caso.

Temos que nos focar na rede publica para não excluir ninguém, concordo. Mas sabemos que os preços nunca poderão ser iguais aos que temos em casa? Há infraestruturas a pagar, manutenções, e nenhuma empresa é a madre Teresa de Calcutá.
Eu não tenho a certeza se será sempre mais barato carregar em casa. No entanto com estes preços é, sem dúvida. De qualquer das formas, concordo consigo, é sem dúvida melhor não estar dependente de ninguém e ter a conveniência de poder carregar em casa. Só que para muitos isso não é uma realidade, infelizmente.
Sim, há infraestruturas a pagar, manutenções, etc, eu não estou a pedir borlas, nem sequer o valor que pagaria em casa. No entanto alguns destes custos parecem-me muito inflaccionados. Com taxas em cima de taxas, enfim.
Quanto aos contratempos de carregar fora de casa, se as coisas funcionarem bem, não têm que haver grandes contratempos. Hoje em dia os há porque existe má gestão.
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BrunoAlves
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoAlves » 16 out 2018, 17:28

Os contratempos que prevejo continuarem a existir (com resolução mais curta - espero - uma vez que o OPC está a perder dinheiro enquanto o posto estiver indisponível) têm algumas razões de ser:
- 1ª e mais importante: mantém-se o peso morto "MobiE" no circuito. Com a competência que têm demonstrado, dias inteiros com a rede em baixo vão de certeza voltar a acontecer. ZERO valor acrescentado ao processo (que nos vai custar dinheiro daqui a uns tempos)
- falta de redundância nos postos por enquanto: mesmo que a resolução de problemas possa passar a ser mais célere, nunca será a tempo de desenrascar alguém que esteja enrascado. Dia seguinte talvez?
- não encontro em lado nenhum a existência de SLAs para os OPC. Não está a funcionar, paciência. Quem paga o reboque se um PCR estiver em baixo e não conseguirmos sair?

A minha expectativa, grande, é que aumente a oferta de PCRs com o pagamento. Quer em redundância nas AS mas, sobretudo, em novos postos FORA das auto estradas e no interior.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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