Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoFonseca » 16 out 2018, 21:19

mafgod Escreveu:
16 out 2018, 14:59
Há algo que não percebo em alguns comentários.....

Afinal, qual era o preço justo?!

Para quem precisa de parar 1 vez e em meia hora carregar o suficiente para prosseguir viagem, estes preços não são anda de anormal!
Claro que, se precisar de carregar em todos PCRs e ficar a carregar neles 1h devido à degradação/rapidgate, o preço é alto.... mas faz todo o sentido!

A ideia de um PCR é, caregar e bazar!
Discordo. A ideia de PCR é providenciar carga para veículos electricos.
Estes modelos beneficiam VE mais caros penalizando os mais baratos, i.e, os ricos pagam menos, os pobres pagam mais.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoAlves » 16 out 2018, 21:40

Essa discussão viemos tendo há anos, na altura com a malta dos PHEV...
Eu acho que a ideia é disponibilizar carga RÁPIDA a veículos eléctricos. Há uma grande diferença na minha óptica, mas é só isso mesmo, o meu ponto de vista...

De resto, nós PCR que não contam por tempo essa penalização não existe e aí é pior para os carros que carregam melhor (e repara que eu não disse mais caros, disse que carregam melhor).
Seria sempre impossível ter um modelo que agradasse a todos (e, que também tem alguma importância, que dê rentabilidade ao operador), foi este que saiu. É tão bom ou tão mau como qualquer outro, porque alguém ia sempre ser lixado.
No caso particular do Zoe, na altura em que aparecerem PCN ao lado dos PCR, vão depois ficar a rir de nós.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoFonseca » 16 out 2018, 21:45

BrunoAlves Escreveu:
16 out 2018, 21:40
Essa discussão viemos tendo há anos, na altura com a malta dos PHEV...
Eu acho que a ideia é disponibilizar carga RÁPIDA a veículos eléctricos. Há uma grande diferença na minha óptica, mas é só isso mesmo, o meu ponto de vista...

De resto, nós PCR que não contam por tempo essa penalização não existe e aí é pior para os carros que carregam melhor (e repara que eu não disse mais caros, disse que carregam melhor).
Seria sempre impossível ter um modelo que agradasse a todos (e, que também tem alguma importância, que dê rentabilidade ao operador), foi este que saiu. É tão bom ou tão mau como qualquer outro, porque alguém ia sempre ser lixado.
No caso particular do Zoe, na altura em que aparecerem PCN ao lado dos PCR, vão depois ficar a rir de nós.
Sempre a construir a casa a partir do telhado... nas AE apenas ha PCR! Excepção a A16 onde a Prio tem PCN 22kWh

Veremos qual o discurso do pessoal que carrega leafs e ionics a 50kWh quando os postos da Ionity tiverem taxação ao minuto... mas não será de 0,15€/min, será 0,30€ ou +

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por migle » 16 out 2018, 21:54

rnlcarlov Escreveu:
16 out 2018, 16:18
migle Escreveu:
16 out 2018, 15:45
com taxa de activação (amiga do i-MiEV)
Amiga? Muito pelo contrário. Tendo em conta que o i-MiEV para automaticamente a carga algures entre os 76-80%, se for acaso for preciso um bocadinho mais, é logo mais outra taxa de activação. E dado que as baterias são pequenas, a taxa de activação tem um peso muito maior no total do preço
Bem sei. Era modo ironia on. Taxa de activação, carrega 15 minutos. Segunda taxa de activação, carrega mais 15 minutos. Bestial. Mas eles não estavam a pensar nos clones, estavam a pensar nos BMW e Mercedes PHEV, daí ser pago ao kWh. É o cliente alvo da AE.
Nonnus Escreveu:
16 out 2018, 16:20
A questão é que em casa vai ficar sempre mais barato e não estas dependente de nada nem ninguém. Se uma pessoa vive bem com os custos e com os contratempos que tem de carregar fora de casa, então porque não. Nada contra.
...
Temos que nos focar na rede publica para não excluir ninguém, concordo. Mas sabemos que os preços nunca poderão ser iguais aos que temos em casa? Há infraestruturas a pagar, manutenções, e nenhuma empresa é a madre Teresa de Calcutá.
O ponto do cfvp é importante. Nunca será possível uma taxa de penetração de 25% de EVs sequer, se apenas as pessoas que tiverem garagem os tiverem. As nossas cidades não têm garagem, principalmente a grande Lisboa, graças a décadas de mau planeamento. Mesmo depois de ser obrigatório, continuaram por muitos anos a construir prédios sem garagem. Nos subúrbios, com a agravante da construção em altura, prédios de 7, 8 andares sem garagem.

Mesmo na Noruega (um país muito à larga) têm esse problema.

Não há grande razão para ser muito caro. Basta haver tomadas na rua, são dispositivos de protecção, autenticação... Todos sabemos quanto custa em pequena escala. Produzindo EVSE para a rua em grande escala deverá ser mais barato. E o que custar, é uma despesa justificada, porque o custo que tem para o país manter a produção e distribuição de gasolina e gasóleo, é muito mais gravoso.
BrunoAlves Escreveu:
16 out 2018, 17:28
- 1ª e mais importante: mantém-se o peso morto "MobiE" no circuito. Com a competência que têm demonstrado, dias inteiros com a rede em baixo vão de certeza voltar a acontecer. ZERO valor acrescentado ao processo (que nos vai custar dinheiro daqui a uns tempos)
Eu não queria nada falar bem da Mobi.e, mas no meio da aberração que é esta legislação, a existência de uma entidade aglomeradora única, parece-me que tem sim bastante valor acrescentado. Só temos um mapa a consultar, com estado dos postos em tempo real. Noutros países, há mapas de mapas (ZenMap em Inglaterra, ChargeMap em França, são pequenas empresas, fazem bem o que podem fazer, mas não têm acesso a tudo). Só temos um número de telefone para fixar em caso de problemas...

Se a Mobi.e (EDP) o faz mal, podemos talvez dar a concessão a outra empresa, mas o papel não me parece mau, e não vejo razão para ser caro. Na Noruega o NOBIL é mantido pela ELBIL (não deve envolver muito dinheiro).

Ridículo é o operador de rede não ter clientes directos, não vender a electridade que lhe der o melhor preço... Não tem incentivo para melhorar a rede, principalmente em zonas pouco movimentadas, não tem reputação a manter, e isso é que é mau.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoAlves » 16 out 2018, 21:56

Tem de se começar por algum lado... Se foi pelo telhado, se calhar sim, mas não me parece que a Galp ou os outros fossem gastar mais dinheiro a troco de batatas.
Tinha lido não sei onde que a Galp tinha dezenas de PCR encomendados à espera dos pagamentos (com aquelas tarifas bem podem instalar neles :lol: )
O próximo passo têm de ser os PCN, mas desengane-se quem pensar que vai ser na borla... O próximo passo será objectivamente esse, reforço do carregamento em AE (com PCN e mais PCR), mas tem de haver pilim...

Olha, uma crítica boa era terem aproveitado os postos instalados em Lisboa, Zambujeira, etc, e que nunca viram a cor do electrão, para os colocar junto a PCR. Mas fora de Lisboa e Porto, que não precisamos de subsidiar mais as empresas de transporte ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por mjr » 16 out 2018, 22:02

Peço que a discussão do tema quente fique nos tópicos apropriados para não sobrecarregar o da UVE.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoFonseca » 16 out 2018, 22:02

Postos fora das AE! No interior, fora das cidades.
Nas cidades os postos devem ser colocados em zonas de comércio e restauração., sitio onde as pessoas gastem tempo, parques de estacionamento cobertos e nao gratuitos. So assim será possivel.

Caso contrário teremos mesmo que pensar em criar um airbnb para as nossas tomadas.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoFonseca » 16 out 2018, 22:04

Ja agora, qual é a posição oficial da UVE quanto a este modelo e seus valores?

Avatar do Utilizador
UVE
Mensagens: 630
Registado: 08 dez 2015, 17:06
Data de fabrico: 06 dez 2015

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 17 out 2018, 20:01

Apresentamos uma atualização das faturas divulgadas anteriormente, com introdução do desconto de 20% (conforme as condições gerais do tarifário Galp Electric).

Acrescentaram-se dois exemplos com outros OPC: EDP e CEPSA.

Foi tido em conta um carregamento de 30 minutos, para um consumo médio de 15 kWh, numa tarifa bi-horária (fora vazio).

Estes são os valores médios calculados, que variam entre 3.44€ e 8.97€.

Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Erbium » 18 out 2018, 09:33

mafgod Escreveu:
16 out 2018, 14:59
Afinal, qual era o preço justo?!
Carregar 30min, 14kWh (exemplo que o meu Leaf faz) pode ficar em 0.68€/kWh! É justo isto?
Nonnus Escreveu:
16 out 2018, 15:40
Parece que afinal o VE era "engraçado" enquanto se andava de "graça" agora já perdeu a "piada" toda (grande trocadilho). :mrgreen:

Para mim continua a ter a mesma piada e continua a ser o meu principal meio de transporte, só isso.

Só mais uma nota. Tenho um carro a diesel e vai continuar a não fazer as viagens grandes.
A piada era o parque automóvel deixar de ser movido a combustíveis fósseis, com estes valores não vais convencer muita gente a trocar! Aqui é que perdeu a piada, vamos continuar a levar com QQCoisaDI's em barda...
mafgod Escreveu:
16 out 2018, 16:16
Aqui já doi..... 1,15€/kWh é mais de 10 vezes em vazio em casa.
Mas, esteve 1h num PCR a carregar apenas 12kWh.
Nem é preciso exagerar tanto no exemplo, o meu Leaf sem grande degradação como referi em cima em 30min tira uns 14kWh, no PCR de Leiria vai custar 0.68€/kWh!
É Tuga style... ganhar tudo num dia! :roll:

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”