A UVE que desejamos

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por Nonnus » 19 jan 2022, 12:01

Este ano ainda paguei as cotas e como tal continuo sócio. Para ser sincero estou na corda bamba. Sempre defendi a associação e as pessoas por detrás da mesma, dou valor ao trabalho por amor a camisola que muitas vezes é esquecido.

A associação é muito mais que a defesa ou não do modelo da ME, mas é aqui que neste momento estou descontente. O facto de não ter ido as últimas AG´s, devido ao que vivemos nestes últimos anos não permite tirar conclusões assertivas sobre o assunto e, como tal não me quero precipitar. Como já referi noutro tópico, assim que tiver oportunidade irei colocar as minhas questões presencialmente e só depois tomarei a minha decisão.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 19 jan 2022, 12:06

Nonnus Escreveu:
19 jan 2022, 12:01
Este ano ainda paguei as cotas e como tal continuo sócio. Para ser sincero estou na corda bamba. Sempre defendi a associação e as pessoas por detrás da mesma, dou valor ao trabalho por amor a camisola que muitas vezes é esquecido.

A associação é muito mais que a defesa ou não do modelo da ME, mas é aqui que neste momento estou descontente. O facto de não ter ido as últimas AG´s, devido ao que vivemos nestes últimos anos não permite tirar conclusões assertivas sobre o assunto e, como tal não me quero precipitar. Como já referi noutro tópico, assim que tiver oportunidade irei colocar as minhas questão presencialmente e só depois tomarei a minha decisão.
Da mesma forma que me incentivaste a aderir a esta associação, apelo-te eu agora para te manteres.
Como sempre disse, a força da UVE estará sempre nos seus associados, tanto no seu numero como nas suas ideias como nas acções.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por mjr » 19 jan 2022, 20:33

alexmol Escreveu:
19 jan 2022, 00:03

Continuei a equacionar tornar-me sócio ao longo destes anos, mas com o passar do tempo deixei de me identificar com a posição da UVE no que toca à defesa do modelo da rede pública de carregamento e à promoção dos híbridos plug-in.
Essa questão já foi identificada e deverá ser tratada na próxima revisão dos estatutos (que indicam claramente as duas opções BEV e PHEV sem favorecer nenhuma).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoAlves » 30 jan 2022, 02:40

Não sei bem em que tópico devia colocar isto, acho que é apropriado.

Foi publicado o último episódio da carta elétrica onde o presidente respondeu a questões sobre carregamento, entre outros temas. Uma das questões entretanto colocadas é sobre porque é que os SuC prontos não abrem e a resposta é tão assertiva quanto podia ser: se a Tesla quer abrir postos, que cumpra a lei. Lá para o minuto 22 e seguintes
https://omny.fm/shows/carta-eletrica/fa ... um-carro-e
Estou em crer que isto também responde à questão do Nonnus sobre o posicionamento da UVE em relação ao modelo.
Portanto desde que a Tesla ou outra rede abra postos num batatal, tudo bem. No parque de um shopping não. Alguém dizia que o fizeram para "provocar" :doh:
Pois então, meter 1MW faz-se em qualquer sitio, só foram para o mar shopping para provocar, para mostrar aos burros dos tugas quem é que manda! :twisted: Em mais nenhum país a Tesla tem SuC no parque de um shopping, aqui a esfregar na cara dos tugas, com força! :roll:
Lá fora, onde coabitam SuC, ionity, PCR, PCN e afins, eles sabem lá! SuC, só no meio de um pomar.
Não consigo entender este posicionamento.

Ora eis que senão, temos notícias frescas
https://sicnoticias.pt/opiniao/o-que-se ... -da-tesla/
Sugeria tentarem perceber a origem das afirmações. Só naquela ;)
Calha bem não falaram em ervilhas. Maaaaaasss... :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por cfvp » 30 jan 2022, 12:17

É triste ver o presidente da UVE a defender tanto o modelo, quando este tem falhas já conhecidas, como o autoconsumo com painés fotovoltaicos. Ah e tal energias verdes é lindo, mas na ME não, temos que seguir o modelo e o modelo não prevê isso. Para além disso, forçar uma empresa como a Tesla a aceitar condições que não faz em mais lado nenhum por causa de um modelo defeituoso, para mim não faz sentido.

Bem mas os que acham que a Tesla está mal, porque não boicotam os SuCs em Portugal? Deixem de os usar, mas aposto que não o fazem. Parece-me um bocadinho hipócrita...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por LFN » 30 jan 2022, 15:40

Sou absolutamente contra o modelo, mas neste tópico vejo uma abordagem que me parece desadequada ao problema. Se a UVE está confortável com o modelo, está no seu direito, estamos em democracia.

Ora não existe nenhum monopólio nas associações de utilizadores seja do que for, pelo que quem não está confortável com a UVE ou não adere por discordar do modelo, tem duas boas soluções:

a) ingressar na UVE e convencer os associados em AG a mudarem de opinião;

b) constituir uma nova associação e ir para a luta.

Eu voto na b), porque a a) é complicada (mecanismos de controlo de voto em AG pelos fundadores).

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoAlves » 30 jan 2022, 16:46

LFN Escreveu:
30 jan 2022, 15:40
Se a UVE está confortável com o modelo, está no seu direito, estamos em democracia.
Perfeitamente de acordo. Aliás tenho dito isso mesmo várias vezes: discordo muito do caminho da UVE, mas é o que é e há que o respeitar.

O que lamento na possibilidade b é que na prática não somos assim tantos utilizadores de VE activos nas várias comunidades e, se vier a acontecer uma coisa dessas, acaba por se promover uma divisão de utilizadores, que já somos poucos só para um movimento, quanto mais para 2 ou 3...

De qualquer forma, qualquer posição pública tem o potencial de ser pelo menos comentada, eventualmente criticada por quem não se revê nela.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 30 jan 2022, 16:52

LFN Escreveu:
30 jan 2022, 15:40
Eu voto na b), porque a a) é complicada (mecanismos de controlo de voto em AG pelos fundadores).
Tudo muito bem escrito até à ultima frase.
Refere-se à quantidade de votos dos fundadores e dos associados mais antigos? É pratica comum em associações e até em clubes de futebol.
Mas um coisa lhe garanto, se for associado terá o seu espaço para discutir e apresentar as suas ideias em local próprio.

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por LFN » 30 jan 2022, 19:38

Não contesto que seja normal, e é normal precisamente para que os fundadores mantenham algum controlo sobre os acontecimentos. O que neste caso significa que é mais fácil fundar uma associação alternativa do que mudar o rumo da que já existe, que parece estar muito confortável com o modelo a ponto de sugerir que seja a Tesla (e os outros) a adaptarem-se.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 30 jan 2022, 22:26

LFN Escreveu:
30 jan 2022, 19:38
Não contesto que seja normal, e é normal precisamente para que os fundadores mantenham algum controlo sobre os acontecimentos. O que neste caso significa que é mais fácil fundar uma associação alternativa do que mudar o rumo da que já existe, que parece estar muito confortável com o modelo a ponto de sugerir que seja a Tesla (e os outros) a adaptarem-se.
Força aí com isso, mas não se esqueçam que para gerir uma associação não basta ficar atrás dum computador e mandar uns bitaites no FB.

Agora... é um paradoxo lixado...
Então os fundadores têm uma grande parte dos votos, logo não te fazes associado. Se todos pensarem assim esse tema será eterno.
Mas não sendo associado veêm-se no direito de criticar aquilo que poucos fazem (sim, uns fazem outros mandam bitaites).
Quanto ao modelo em si, julgo não ser o mais importante para os utilizadores. Acredito que estes o que querem é saber quanto vão pagar num carregamento, no momento do carregamento, e este modelo não proibe isto, logo eu diria que a luta estará no exigir aos players da ME o que os utilizadores necessitam

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”