A UVE que desejamos

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 04 nov 2018, 12:08

Muito tenho lido neste fórum sobre as acções ou falta delas por parte da UVE e se esta defende ou não os reais interesses dos utilizadores de VE.

De referir que não sou sócio, pois até ao momento ainda não vislumbrei na UVE aquilo que considero ser o desejável para tal associação.

Como este tópico nem tem como propósito simplesmente criticar ou destilar ódio, começo por valorizar a iniciativa que foi a criação da própria UVE. Se escrevo isto hoje aqui neste fórum, é porque alguém teve a capacidade de dar o primeiro passo na criação da associação, investindo do seu tempo para aquilo que considera ser uma mais valia.

O problema é que a ME está a crescer e com ela a UVE também deverá crescer. A pergunta que se faz é se a UVE pretende ser um grupo de entusiastas da ME que se junta para promover a ME, ou se pretende ir mais além, isto é, ser parte muito activa na sociedade, quiçá o nosso "braço político" que defenda realmente os interesses da ME.

Algo que me deixou apreensivo foi o relatório de contas da UVE. Já tive oportunidade de o comentar. Os valores associados à aquisição de bonés é afins para o encontro são demasiado elevados, e acho que poderiam ter sido investidos noutros assuntos.

Bem, como este tópico visa a discussão construtiva, deixo abaixo a minha visão daquilo que poderiam ser iniciativas futuras para a UVE, e caso esta venha a adoptar algumas delas, aí sim, irei considerar associar-me, contribuindo não só com a respectiva quotização, mas também activamente em "trabalho de campo"

1 - Apostar mais na criação de vídeos (feitos pela UVE) com Test-drive de VE (e PHEV) e comparativos, de preferência testando todos os modelos, e com imparcialidade (descolem-se do Leaf). Falem mais com as marcas, peçam-lhes carros de testes, valorizem a marca UVE que é o principal meio de chegar aos potenciais utilizadores de VE.
2 - Criar vídeos "educativos", dramatizando situações de estacionamento abusivo, como estacionar o VE num lugar de carregamento sem o colocar à carga, ou ligar num posto avariado, ou ficar "acampado" num PCR...
3 - Tentem aumentar, junto do ministério do ambiente, as vantagens dos proprietários dos VE. Não sendo possível aumentar o incentivo à compra, tente-se pela via da redução das portagens
4 - Parceiras com a Via Verde: Desconto nas portagens/parques de estacionamento para VE e Via Verde
5 - Tornar-se OPC, ou associar-se a um ou a todos. Se for sócio UVE tem desconto (pode ser por ajuste na quota mediante apresentação das facturas dos carregamentos nos postos). Investir em PCNs, colocando-os onde fazem falta a ME, não numa visão economicista mas sim de utilidade
6 - Parcerias com CEME (um ou todos): A EVAZ está em desvantagem por não ter mercado doméstico, podia ser uma mais valia para estes apresentar descontos nas tarifas a sócios da UVE
7 - Fazer campanhas de sensibilização para a ME junto dos restaurantes de beira de estrada (principais vias nacionais) para instalarem PCN. Mostrar benefícios para o negócio. Idem para os Centros Comerciais que ainda não têm PCN (Ex na área da grande Lisboa: Colombo, Odivelas Strada, Oeiras Parque, Cascaishopping, Vasco da Gama, Campera, etc)

Peço aos utilizadores deste fórum com ligações à UVE que, se acharem as propostas válidas, as façam chegar aos decisores.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por migle » 04 nov 2018, 13:18

BrunoFonseca, eu ainda não aderi à UVE. Logo no início, fazia-me falta o dinheiro. Mais tarde, pareceu-me que talvez não fizesse já sentido. Hoje, acho que se calhar ainda faz sentido, e estou um bocado à espera.

A tua mensagem responde-se com alguma facilidade:
BrunoFonseca Escreveu:
04 nov 2018, 12:08
De referir que não sou sócio, pois até ao momento ainda não vislumbrei na UVE aquilo que considero ser o desejável para tal associação.
Não se pedem transformações numa associação antes de entrar. Se é uma associação democrática, de acordo com a Constituição, associamos-nos e depois é que a podemos tentar transformar.

Não faz sentido que uma associação se oriente de acordo com o que pensam as pessoas que não fazem parte dela.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por Ricardo » 04 nov 2018, 14:01

migle Escreveu:
04 nov 2018, 13:18
Não faz sentido que uma associação se oriente de acordo com o que pensam as pessoas que não fazem parte dela.
Claro que faz. Pelo menos se quiserem ter clientes ou associados

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 04 nov 2018, 14:06

migle Escreveu:
04 nov 2018, 13:18
BrunoFonseca, eu ainda não aderi à UVE. Logo no início, fazia-me falta o dinheiro. Mais tarde, pareceu-me que talvez não fizesse já sentido. Hoje, acho que se calhar ainda faz sentido, e estou um bocado à espera.

A tua mensagem responde-se com alguma facilidade:
BrunoFonseca Escreveu:
04 nov 2018, 12:08
De referir que não sou sócio, pois até ao momento ainda não vislumbrei na UVE aquilo que considero ser o desejável para tal associação.
Não se pedem transformações numa associação antes de entrar. Se é uma associação democrática, de acordo com a Constituição, associamos-nos e depois é que a podemos tentar transformar.

Não faz sentido que uma associação se oriente de acordo com o que pensam as pessoas que não fazem parte dela.
Compreendo o teu ponto de vista. Eu não quero mudar a UVE. Eu quero é que a UVE faça uma análise interna e veja se o actual modelo é o que faz mais sentido ou se também eles têm que dar um passo em frente.
Infelizmente não temos neste momento uma opção que nos leva a nos associarmos a A ou a B. É sem dúvida uma associação democrática, mas com os seus estatutos "blindados" pelo nº de votos dos seus criadores (não estou a criticar), pelo que uma voz pode ser insuficiente.
Se alguém chegar aqui é disser: "É pá Bruno e tal... isso já está pensado e é esse o caminho que a UVE planeia seguir", então fará sentido eu associar-me; se disserem: "... o teu pensamento é utópico" ou "nos só queremos é bonés e encontros", então nem vale a pena.

Este tópico foi criado no sentido de compreender se há mais pessoas a pensar como eu e se gostariam de ter uma UVE mais forte a nível da sociedade.
Volto a referir, não estou a criticar, estou apenas a sugerir melhorias (ou uma visão diferente).

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoAlves » 05 nov 2018, 01:10

Eu revejo-me totalmente no post do Nonnus aqui:
viewtopic.php?f=36&t=7057&p=114054#p114054
Com a diferença que eu sou sócio há já coisa de 2 anos.

Sobretudo nestes pontos "banais"
Façam este exercício. Tentem reunir os vossos amigos todos para um jantar e vejam o quanto é difícil conseguir arranjar um dia, uma hora em que todos possam.
(...)estavam vocês num feriado, na vossa casa, com a vossa família e havia alguém que tinha deixado a esposa para ir a um PCR para mostrar como proceder numa nova fase da mobilidade eléctrica. Tinha de o fazer? Na minha opinião não tinha, mas ainda assim deram algum do seu tempo para o fazer
Eu, como sócio, às vezes gostava que a UVE tivesse uma atitude mais "bélica", sobretudo quando estou chateado com alguma coisa. Por exemplo, adorava que a UVE se batesse pela extinção da MobiE que continuo a achar um peso morto sem qualquer mais valia à Mobilidade Eléctrica...
Mas depois arrefeço (vá, bebo uma mini que ajuda :mrgreen: ) e "cai-me a ficha" e percebo que é muito mais proveitosa esta atitude de cooperação e "copo meio cheio".
Seja com os resultados que forem, a UVE conseguiu reunir com OPCs, CEMEs, MobiE, tutela, etc. Evitou a tragédia que é o modelo de pagamento dos PCR? Não, nem teria poder para o modificar. Mas conseguiu ter dados objectivos desde o primeiro momento. É pouco, é muito, é defender os interesses dos utilizadores? Eu acho que é. Saber sem nunca se enganar quanto vale cada carregamento, com cálculos exactos para cada caso, é excelente "serviço público".

Eu sou sócio e vou continuar a ser. Sou porque existe alguém que perde o seu tempo a tentar divulgar a ME e a fazer o que pode (com o que pode) e a defender (de acordo com que acham ser a forma de o fazer) a ME. Eu não tenho tempo nem a motivação para o fazer, a minha quota é a singela forma de ajudar a associação a continuar a fazê-lo. Quero lá saber quanto custaram os bonés! :lol:
Se me identifico sempre com a linha de actuação da UVE? Não, honestamente não. Mas estou disponível para fazer melhor? Não, também não. Então ou fico a mandar bitaites ou contribuo da forma que posso. Escolhi contribuir desta forma.

Não estou interessado em fazer parte de nenhuma lista nem ajudar a organizar as diversas frentes a que a UVE se propõe apresentar. E nenhum dos críticos que tem muita voz no FB o quer fazer melhor (arriscava a dizer nem diferente!). Como tal, tem a minha admiração quem o faz no seu tempo.
Dando o exemplo de Quinta, eu queimei alguns cestos de lenha ao borralheiro enquanto almocei, lanchei e jantei com familiares. O Henrique e o Pedro foram fazer um vídeo ao PCR da A5 (peço desculpa se havia mais alguém, não me apercebi).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 05 nov 2018, 01:32

Talvez não me tenha explicado bem, mas já nem me vou dar ao trabalho de explicar outra vez.
Se os sócios estão felizes com o rumo da UVE, então que a sim seja. Desculpem mas não é para mim.
Queria apenas compreender se a UVE valeria a pena o meu dinheiro, o meu empenho e o meu tempo, mas pelos vistos não vale, pelo menos por enquanto.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoAlves » 05 nov 2018, 01:49

Se levantas uma discussão construtiva sobre o que a UVE poderia ser, poderás ter respostas de quem não está totalmente insatisfeito com o que ela tem sido ;)
BrunoFonseca Escreveu:
05 nov 2018, 01:32
Queria apenas compreender se a UVE valeria a pena o meu dinheiro, o meu empenho e o meu tempo, mas pelos vistos não vale, pelo menos por enquanto.
Não foi isso que disseste no post de abertura ;)

Apresentaste propostas que julgo (algumas) válidas e que podem ser analisadas com quem de direito. Eu repito a minha posição: não tenho o tempo nem a motivação para participar, contribuo como posso (a quota) para que a associação tenha meios financeiros para o fazer, se o entenderem fazer.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por RaaR » 05 nov 2018, 02:14

BrunoFonseca Escreveu:
05 nov 2018, 01:32
Talvez não me tenha explicado bem, mas já nem me vou dar ao trabalho de explicar outra vez.
(…)
Abres um tópico e, ao primeiro post com uma opinião diferente da tua, pegas na bola e vais para casa. Não é para isso que os fóruns existem mas tudo bem, ninguém te vai obrigar a participar numa conversa que deixou de te interessar.

———

Eu sou associado da UVE e estou como o BrunoAlves. Imagino que a UVE não será perfeita mas confio que quem lá está faz o melhor que pode e seguramente faz mais do que eu faço. Assim, dou a minha pequena contribuição sendo associado.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por migle » 05 nov 2018, 08:04

Ricardo Escreveu:
04 nov 2018, 14:01
migle Escreveu:
04 nov 2018, 13:18
Não faz sentido que uma associação se oriente de acordo com o que pensam as pessoas que não fazem parte dela.
Claro que faz. Pelo menos se quiserem ter clientes ou associados
Não, pode-se orientar de acordo com os fins de quem não é associado. Pode ter os mesmos fins. Mas de acordo com a perspectiva dos associados, quem não é não vota, naturalmente.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: A UVE que desejamos

Mensagem por BrunoFonseca » 05 nov 2018, 10:21

BrunoAlves Escreveu:
05 nov 2018, 01:49
Se levantas uma discussão construtiva sobre o que a UVE poderia ser, poderás ter respostas de quem não está totalmente insatisfeito com o que ela tem sido ;)
BrunoFonseca Escreveu:
05 nov 2018, 01:32
Queria apenas compreender se a UVE valeria a pena o meu dinheiro, o meu empenho e o meu tempo, mas pelos vistos não vale, pelo menos por enquanto.
Não foi isso que disseste no post de abertura ;)

Apresentaste propostas que julgo (algumas) válidas e que podem ser analisadas com quem de direito. Eu repito a minha posição: não tenho o tempo nem a motivação para participar, contribuo como posso (a quota) para que a associação tenha meios financeiros para o fazer, se o entenderem fazer.

Achas que não foi isso que disse no post de abertura?
Fica a citação:
"...irei considerar associar-me, contribuindo não só com a respectiva quotização, mas também activamente em "trabalho de campo""

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”